background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

Óleo de gerânio e seus benefícios



A belíssima flor chamada gerânio não só encantada devido a sua beleza como também pode oferecer uma série de benefícios para a saúde por meio do seu óleo. Ele é fabricado a partir da destilação a vapor das suas folhas, sendo que a sua origem remete à África do Sul.


Ela é muito perfumada e seu nome significa carinho e harmonia.


Existem várias espécies de gerânio, o óleo essencial é extraído do pelargonium graveolens


Para descobrir mais a respeito do assunto, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir tudo sobre o óleo de gerânio e seus benefícios.

• Benefícios do óleo de gerânio

• Como usar o óleo de gerânio


Benefícios do óleo de gerânio

Por conta de suas diversas propriedades, entre elas, bactericidas, antissépticas, adstringentes, antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo de gerânio contribui com a saúde do corpo e o seu bem-estar de diferentes maneiras. Veja a seguir quais são os seus principais benefícios:


Ajuda a tratar infecções bacterianas

Uma das suas principais vantagens é auxiliar no tratamento de infecções bacterianas. Segundo estudos, as suas propriedades antibacterianas têm potencial para combater bactérias como o Staphylococcus aureus, responsável por infecções cutâneas, pneumonia, infecções da válvula cardíaca e até infecções ósseas.


Também pode combater a Listeria monocytogenes, que entre outros problemas pode causar doenças como a meningite.



Reduz a neuro inflamação

Outro benefício do óleo de gerânio está no fato de ajudar no tratamento de pessoas com doenças neurodegenerativas, associadas a graus variados de neuro inflamação. Exemplos são Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica (ELA) e outras.


Estudos indicam que o óleo de gerânio possui níveis elevados de citronelol, uma substância que consegue inibir a produção de óxido nítrico, o que permite a redução da inflamação e a morte celular no cérebro.


Auxilia na saúde dos diabéticos

O óleo essencial de gerânio pode auxiliar o bem-estar de diabéticos. Pesquisam apontam que ele reduz os níveis de glicose, no entanto, o óleo encontrado atualmente a venda não deve ser consumido. Assim, pessoas com diabetes podem usá-lo através da aromaterapia ou aplicar na pele.


Ameniza os efeitos da menopausa

Esse óleo pode estimular a produção de estrogênio em mulheres. Dessa forma, ajuda a amenizar os sintomas comuns sentidos na menopausa e na Pré menopausa, sendo que essa última é o período que antecede a menopausa.


Previne depressão, estresse e ansiedade

Mais um benefício é devido ao seu efeito calmante, o que faz com que seja um ótimo remédio natural para prevenir e mesmo tratar casos de ansiedade, estresse e até mesmo depressão.


No entanto, quem realiza tratamento médico deve permanecer com ele e apenas incluir a substância na sua rotina por meio da aromaterapia.


Suaviza os sintomas do herpes

Pessoas com o vírus do herpes podem sofrer com muita dor na região do problema e o óleo de gerânio pode reduzir esse sintoma. Para tanto, basta aplicá-lo no local da dor.


Combate as inflamações na pele

Os efeitos anti-inflamatórios e antissépticos da substância contribuem com o tratamento de inflamações de pele, como a acne, irritações e outros tipos de infecções e inflamações. Para se beneficiar do seu uso, ele pode ser aplicado na região onde está localizado o problema.


Contribui com o tratamento de feridas

O óleo é eficiente para tratar diferentes tipos de feridas na pele. Isso ocorre porque consegue acelerar a coagulação e contração dos vasos sanguíneos. Suas propriedades antibacterianas e antissépticas também auxiliam o processo de melhora.


Desse modo, ele pode ser aplicado em feridas no nariz, por exemplo, que aparecem porque se assoa o nariz de maneira excessiva ou devido ao tempo seco. Feridas em outros locais na pele também podem ser tratadas com a substância.


Diminui o edema nas pernas

O inchaço nas pernas, chamado ainda de edema, e que costuma ter como origem a retenção de líquidos pode ser reduzido com o óleo de gerânio. A dica é colocar algumas gotas do óleo em água morna aplicar na região afetada ou fazer escalda pés.


Trata diversas reações alérgicas

O já citado citronelol do óleo essencial de gerânio ajuda no tratamento dos sintomas das alergias, inclusive, quando causam sintomas como coceira na pele. Nesse caso, a substância pode ser aplicada no local onde coça.



Como usar o óleo de gerânio

O óleo de gerânio pode ser aplicado na pele ou usado através da aromaterapia, sendo que a melhor maneira de usufruir dos seus benefícios depende do problema que se pretende tratar. Além disso, a substância pode ser usada como óleo de massagem, até porque conta com propriedades calmantes.


Na pele pode ser usado direto ou diluído em um óleo carreador como, por exemplo, o óleo vegetal de uva, ou em um creme pigando algumas gotas no próprio frasco do creme ou misturado no momento que for fazer o uso.


No entanto, é possível que existam pessoas alérgicas ao seu uso tópico. Para evitar uma reação, antes de aplicá-lo na pele faça um teste, aplicando-o em uma pequeníssima região da pele. Outra dica é diluir o óleo essencial de gerânio em um outro óleo com o qual a pele já esteja acostumada.


Já para usar o óleo de gerânio por meio da aromaterapia, você pode fazer uso dos difusores, sendo que existem modelos elétricos muito práticos e outros em forma de colar para uso pessoal.


Pode-se ainda aplicar a substância em toalhas de papel e mesmo em tecidos, desde que não haja problema em ficarem manchados, e deixá-los nos ambientes da casa, assim, toda a família pode se beneficiar com as suas propriedades.


Faça uso do óleo de gerânio, ele é excelente e ajuda em vários aspectos físicos e emocionas.


Compre o óleo de gerânio sem sair de casa, clique aqui e você será redirecionado para nossa loja virtual.


· Leia também em nosso blog:

· Licopeno para que serve

· Colágeno em pó para uma pele mais jovem

· Evite rugas com o óleo de rosa mosqueta

· Chás diuréticos

· Óleo de coco e seus benefícios


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




85 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png

PERGUNTAS FREQUENTES

#demo.question.question1#


#demo.question.question1.answer1#




#demo.question.question2#


#demo.question.question2.answer1#

  1. #demo.question.question2.answer2#
  2. #demo.question.question2.answer3#
  3. #demo.question.question2.answer4#
  4. #demo.question.question2.answer5#




#demo.question.question3#


#demo.question.question3.answer0#

  1. #demo.question.question3.answer1#
  2. #demo.question.question3.answer2#
  3. #demo.question.question3.answer3#
  4. #demo.question.question3.answer4#
  5. #demo.question.question3.answer5#




#demo.question.question4#


#demo.question.question4.answer1#