Como aumentar a memória com uma alimentação saudável.

O volume de informação que recebemos frequentemente, traz a sensação de que ou estamos desatualizados ou esquecidos. Calma falaremos de como aumentar a memória com uma alimentação saudável.

É uma chuva de conteúdo, tv, internet, redes sociais, WhatsApp, o vizinho, o amigo e infinitas fontes de conhecimento.

Tem hora que não sabemos onde ouvimos determinado assunto, por vezes ficamos na dúvida até se ouvimos.

Devagar, isso não quer dizer que você está com problemas de memória, mas o estilo de vida e a forma que se alimenta pode ajudar a reter uma maior quantidade de informação.

Já dizia nossas avós quer ficar inteligente coma peixe, lembra? Elas eram bem sábias, e com certeza este conhecimento não veio porque deram uma busca no google.

Naquela época a comida era bem equilibrada, menos agrotóxico, praticamente sem produtos industrializados, corantes, conservantes etc.

Mas ter uma dieta balanceada faz toda a diferença no aprendizado e na retenção de conteúdo.

Isso porque nosso cérebro precisa de estímulos externos e de nutrientes alimentares.

Vamos falar de alguns deles aqui neste post, que aos poucos podem ser incluídos na nutrição diária. Pequenas mudanças fazem grande diferença.

Dividimos os alimentos em 5 categorias:

· Frutas Oleaginosas

· Ômegas

· Verduras verdes escuras

· Antioxidantes

· Chás e chocolate

1- Frutas Oleaginosas – são também conhecidas com o nome de Castanha do Pará, Castanha de Caju, Nozes, Amêndoas, Macadamia, Castanha de Baru, Avelã, Amendoim. Elas são ricas em vitamina E, selênio, magnésio e zinco. Auxiliam na fixação da informação e no aumento do aprendizado. Bastam 5 por dia, diversificado entre as listadas acima.

2- Ômegas – tem uma infinidade de alimentos ricos neste nutriente que aumenta a plasticidade do cérebro além de intensificar as conexões neurais. Adicione o consumo de ômegas colocando no seu prato peixes, semente de chia, semente de linhaça, azeite de oliva, abacate.

3- Verduras verdes escuras: são fundamentais não só a quem quer melhorar a memória com uma alimentação saudável, mas a todos que desejam o máximo de longevidade. Elas são ricas em ácido fólico e luteína que são de extrema importância nas atividades cerebrais. Entre as verduras verdes escuras indicadas temos: couve, espinafre e brócolis. Escolha sua preferida e inclua no seu cardápio.

4- Os antioxidantes funcionam mais ou menos como um protetor contra ferrugem. Isso mesmo, ajuda não só a proteger seu cérebro, mas a todo o seu corpo a funcionar melhor. São básicos a quem quer ter uma memória eficiente. São diversos os alimentos ricos em antioxidantes, os de cor vermelha escura são os melhores entre eles as uvas, cramberry, blueberry, gojiberry.

5- Essa todo mundo gostou, né? O chocolate dá aquela forcinha sim, ele é rico em antioxidantes e cafeína que tem o poder de fixar conteúdo. Outro dessa turma é o chás verde e o café. Mas vale lembrar, devem ser consumidos em doses pequenas, nada de arrumar desculpas e comer uma barra inteira ao dia só porque está “esquecidinha”. Ah e não é qualquer um, tem que ser o puro com no mínimo 70%.

Invista também nestes outros alimentos que certamente farão muito bem a sua memória: germe de trigo, gergelim, semente de girassol, ovos, suco de uva, açafrão, óleo de abacate, óleo de coco, cacau, semente de abobora.

Não esqueça que uma forma eficiente de como aumentar a memória com uma alimentação saudável é incluir atividade física. O sono também não pode ficar de fora, noites mal dormidas e horas insuficientes dificultam o aprendizado e adultos e crianças.

Temos uma dica prática de pequenos hábitos de como aumentar a memória com uma alimentação saudável:

1- Escolha um alimento de cada categoria acima e inclua uma vez ao dia em alguma refeição.

2- Planeje sua compra da semana e compre os itens antecipadamente.

3- Coloque em um potinho pequeno e deixe próximo ao local onde faz sua principal refeição, pode ser café da manhã, almoço, jantar ou lanche da tarde.

4- Inclua pequenas porções até estar acostumado com a nova prática.

5- Lentamente, um pouquinho por dia, fica ao mesmo tempo gostoso e fácil de se acostumar com novos sabores.

Vamos colocar a mão na massa e dar duas receitinhas que juntam parte destes ingredientes, assim fica tranquilo de incluir no dia a dia.

Mousse de cacau com abacate e azeite

· 1 abacate maduro bem amassado

· 2 colheres de sopa de cacau em pó

· 2 colheres de sopa de xylitol

· 2 colheres de sopa de azeite extra virgem

· 100g de chocolate 70%.

Modo de preparo: misture o chocolate e o azeite, derreta em banho maria. Coloque os demais ingredientes, um a um, misture tudo e leve à geladeira por 2 horas.

Mix de grãos para saladas e sopas

· 50g de semente de girassol

· 100g de semente de chia

· 100g de semente de linhaça

· 50g de Nozes picadas

· 50g de Castanha do Pará picada

· 50g de semente de abobora

· 1 colher de sopa de açafrão em pó

· 1 colher de sopa de páprica defumada

· Meia colher de café de sal rosa do himalaia

· 2 colheres se sopa de azeite de oliva ou de óleo de abacate

Modo de preparo: misture todos os grãos de maneira uniforme, coloque o sal, a páprica defumada e o açafrão, jogue o azeite, misture bem e leve ao forno médio a 180 graus por aproximadamente 10 minutos. Mexa a mistura pelo menos umas 3 vezes de forma que asse de uniformemente. Deixe esfriar coloque em um vidro e consuma com saladas, sopas e sanduiches. Validade uns 7 dias, se quiser conservar por um tempo maior deixe na geladeira.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.


Leia também em nosso blog:

· receitas com quinua

· semana da alimentação saudável

· mais disposição no seu dia a dia

· meu colesterol está alto e agora

· como fazer sementes germinadas

· alimentos saudáveis para o lanche


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos. Assim nos ajudar a disseminar o melhor da comida natural.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.


Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.


Faça seu pedido pelo WhatsApp 11 97052-5630.


Entregamos me toda região de Pirituba, Lapa, Leopoldina, Parque São Domingos, Vila Maria Domitila, City América, Mangalo, Jardim Santo Elias, Jardim Regina, Vista Verde, Jaraguá e Jaguará.


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

ESTE CONTEÚDO FOI EXTRAÍDO DO NOSSO BLOG EMPÓRIO MANJERICÃO

Leia a material completa em nosso blog: https://blog.emporiomanjericao.com.br/como-aumentar-a-memoria-com-uma-alimentacao-saudavel/


0 visualização
SIGA
  • face.png
  • insta.png
  • g+.png
  • youtube.png
Loja Parque São Domingos:

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, 758

Parque São Domingos - SP - Brasil

11 2506-9343 - whatsApp 11 97052-5630

Seg – Sex 09h30 - 19h30

Sab  09h30 - 17h30

 
 

contato@emporiomanjericao.com.br

 

 

 

© Empório Manjericão

  • email.png