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DO BLOG MANJERICÃO

  • John Soares

Dicas e Cuidados na hora da suplementação

Atualizado: Abr 28

Muitos suplementos polivitamínicos e minerais podem ser encontrados nas gôndolas, prateleiras de farmácias e lojas especializadas. A oferta é grande, por isso, devemos tomar cuidados na hora de decidir por comprá-los e questionar se a suplementação é necessária.




Promessas

A maioria promete oferecer todos os elementos necessários para a saúde do corpo. Na busca por uma vida mais saudável e sem tempo disponíveis para investir na compra e preparação de uma alimentação balanceada, muitas pessoas optam por utilizar a solução em cápsulas.

Perigos

A facilidade da compra sem ter necessidade de apresentar receita médica pode ser perigosa. Sem visitar um nutricionista e realizar os exames de sangue e urina necessários, o excesso de certas vitaminas e minerais pode prejudicar a absorção dos micro e macronutrientes deficientes e desencadear uma série de problemas.

O exagero faz mal, fique atento!

O cálcio possui papel importante na manutenção dos ossos, dentes, músculos e ajuda a regular a pressão arterial e os batimentos cardíacos. O excesso pode causar sonolência, prejuízos na absorção do ferro, manganês, zinco e piorar distúrbios renais.



Açúcar de coco


O ferro é essencial para o sistema imunológico através da manutenção de hemoglobinas e células do sangue. Seu excesso pode causar danos ao fígado, pâncreas e coração.

O iodo auxilia na manutenção da pele, cabelos e unhas. Exerce papel importante na manutenção e funcionamento da tireoide. Seu excesso pode causar envenenamento.



Sal Marinho


O manganês é importante para o funcionamento do sistema nervoso central, na produção de hormônios e proteção das células. Seu excesso pode causar tremores nas mãos, distúrbios neurológicos e rigidez na expressão facial.

A vitamina D ajuda a absorção do cálcio, na síntese proteica, controle de níveis plasmáticos e manutenção do músculo esquelético. Seu excesso pode causar intoxicação e aumentar as concentrações de cálcio no sangue.

A vitamina C ajuda a absorção do ferro pelo corpo, na síntese de moléculas, possui poder antioxidante e auxilia o sistema imunológico. Seu excesso pode causar distúrbios gastrointestinais e aumento de proliferação bacteriana.

Recomendação diária

A ingestão recomendada de vitaminas e minerais é definida por diretrizes regulamentadas pelo Ministério da Saúde. Confira a tabela.

Ingestão Diária Recomendada (adultos) IDR

VITAMINAS

Ácido fólico – 200 mcg

Ácido pantotênico – 6 mg

Biotina – 0,15 mg

Niacina – 18 mg

Vitamina A – 800 mcg

Vitamina B1 – 1,4 mg

Vitamina B2 – 1,6 mg

Vitamina B6 – 2 mg

Vitamina B12 – 1 mcg

Vitamina C – 60 mg

Vitamina D – 5 mcg

Vitamina E – 10 mg

Vitamina K – 80 mcg

SAIS MINERAIS

Cálcio – 800 mg

Cobre – 3 mg

Cromo – 200 mcg

Ferro – 14 mg

Flúor – 4 mg

Fósforo – 800 mg

Iodo – 150 mcg

Magnésio – 300 mg

Manganês – 5 mg

Molibdênio – 250 mcg

Selênio – 70 mcg

Zinco – 15 mcg

A lista é grande, e para maiores informações sobre a ingestão recomendada de cada um deles e seus efeitos no corpo, é ideal consultar um profissional e realizar os exames necessários. Tente manter uma alimentação balanceada, pois é possível atingir todos os níveis recomendados através dela, com exceção da vitamina D, absorvida na pele pela exposição solar. Gostou do post? Curte e compartilha! E confira mais posts aqui! Até a próxima.


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