Fibras que emagrecem

As fibras são ingredientes fundamentais no funcionamento do corpo, quando consumidas de forma correta ajudam a manter o peso.

São encontradas em produtos naturais como frutas, legumes, grãos e cereais. São parte dos alimentos que não são digeridas e absorvidas pelo corpo, têm como principal função auxiliar no melhor funcionamento dos intestinos.

Apesar de ser considerado carboidrato ela não se transforma em açúcar no sangue, não contribuindo assim no aumento do colesterol e diabetes.

Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis são benéficas ao organismo. As insolúveis são excelentes no funcionamento dos intestinos, ajudam a formar o bolo fecal e resolver constipações, mas em contrapartida deve-se tomar muito líquido, caso contrario ela tem um efeito reverso prendendo os intestinos.

As fibras também podem reduzir o risco de câncer de intestino. Para saber se um alimento é rico em fibra leia a tabela nutricional, se contiver menos de 5% de fibras é um alimento pobre, então procure substituir.

O indicado para consumo diário de um adulto saudável são 20g a 30g de fibras aliado a pelo menos 2 litros de água.

E porque as fibras ajudam a manter o peso:

1- Elas dão a sensação de saciedade, ao ingeri-las o estomago fica cheio mais rapidamente o que faz com que se coma menos. É importante ingerir devagar e pausadamente, pois seu cérebro leva um tempo para levar a informação que está saciado.

2- Quando o intestino funciona tudo ocorre em sintonia perfeita com o corpo, os nutrientes dos alimentos que ingere são bem absorvidos com isto o sangue circula melhor, o sono melhora e a disposição física é excelente.

3- Elas atuam como uma espécie de “esponja” levando aos intestinos gorduras e açúcares diminuindo a absorção destes vilões. Mas isso não significa que se deva abusar de refeições gordurosas e depois comer muita fibra.

4- Por outro lado, podem atrapalhar a absorção de nutrientes, pois ela não separa os “bons” dos “maus” alimentos, comer fibra em excesso em uma única refeição pode ser prejudicial a médio e longo prazo.

5- Procure consumir fibras entre as principais refeições e no café da manhã. Ou nos períodos em que você sente mais fome ou vontade de comer um doce.

Fizemos uma relação generosa de comidinhas ricas em fibras, vale lembrar que quando cozidos ou fritos alguns perdem grande parte de suas propriedades, incluindo as fibras.

- Para cada ½ xícara do alimento encontramos: farelo de aveia 8,8g, ervilha cozida 8,1g, grão de bico, 6,3g, lentilha 7,8g, pissilium 9,5g

- Em uma unidade de fruta encontra-se em fibras: 4,8g, pera 4,4g, figo 3,8g, maça com casca 3,1g, banana 3,1g

- Fruta oleaginosas como castanha do Pará, nozes e amêndoas são fontes importantes de fibras, em média cada 100g de produto possui 12 g.

- Outros alimentos ricos em fibras: semente de chia, farinha de linhaça, biomassa de banana verde, farinha de berinjela, farelo de trigo, germe de trigo, granola, aveia em flocos, quinua.

Desta forma se quer controlar o peso incluía vários dos ingredientes listado acima, procure sempre um médico ou nutricionista com o objetivo de orienta-lo.

Leia também em nosso blog:

Aprender a ler rótulos pode emagrecer

Receita de granola caseira

Pré-bióticos e probióticos fazem bem a saúde.

Receitas com Pissilium

O que é pissilium e para que serve

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


43 visualizações
SIGA
  • face.png
  • insta.png
  • g+.png
  • youtube.png
Loja Parque São Domingos:

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, 758

Parque São Domingos - SP - Brasil

11 2506-9343 - whatsApp 11 97052-5630

Seg – Sex 09h30 - 19h30

Sab  09h30 - 17h30

 
 

contato@emporiomanjericao.com.br

 

 

 

© Empório Manjericão

  • email.png