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DO BLOG MANJERICÃO

LENTILHA, SUA IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE


Lentilha e sua importância para a Saúde

A lentilha é um alimento rico em minerais e vitaminas que pode garantir vários benefícios para a sua saúde, como a diminuição do colesterol e desintoxicação do organismo, por isso ela é tão importante.

Inclusive, ela pode ser preparada sem o acréscimo de gorduras, sendo assim uma ótima aliada para quem deseja perder peso.


Apesar de ser consumida principalmente no final do ano, ela pode ser ingerida no dia a dia, durante o ano, substituindo o feijão, por exemplo.


Entretanto, é preciso compreender um pouco mais para fazer a ingestão consciente, pois o exagero pode causar problemas, em especial para quem sofre com gota, por exemplo.

Sabendo disso, abaixo você vai conferir mais sobre a lentilha e sua importância para a saúde. Veja!


Ajuda no controle dos níveis de açúcar do sangue

A lentilha é responsável por ajudar no controle dos níveis de açúcar do sangue em razão da quantidade de fibras existentes nela, que são importantes no processo de digestão.


Ora, o aumento do consumo de fibras é capaz de diminuir os níveis séricos de colesterol, melhorando a glicemia em pacientes com diabetes e reduzindo o peso corporal, o que foi relacionado aos menores níveis séricos de proteína C reativa ultrassensível, é o que diz a revista cientifica Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia.


Fonte de ferro e proteína vegetal

A lentilha é indicada para quem é vegetariano, mas ela também pode ser usada por qualquer pessoa que consome carne também. Afinal de contas, ela é rica em ferro e proteína vegetal.

Inclusive, é importante aliar o consumo dela com fruta cítrica, como laranja ou limão, para se ter uma absorção maior do ferro e assim usufruir dos benefícios dele, como:


· Ajuda na função de hemoglobina e transportadora de oxigênio;

· Combate a anemia;

· Ajuda no tratamento de doenças crônicas;

· Alivia os sintomas da TPM.


Lentilha melhora a saúde do coração

Comer lentilha de maneira regular é importante para a saúde, pois combate as doenças cardiovasculares.


Isso porque há uma constante presença de nutrientes como potássio e magnésio, que são responsáveis por diminuir as arritmias cardíacas e a controlar a pressão arterial, de forma respectiva.


Sem contar que as lentilhas ainda contêm fibras que ajudam no controle do colesterol e que também é responsável por diminuir a absorção de gorduras.


Recomendada para gestantes

Por ser um alimento cheio de fibras, com baixo teor calórico, fonte de proteína vegetal e por ter uma excelente quantidade de ácido fólico, a lentilha é indicada para gestantes.


O ácido fólico é fundamental para a formação adequada do sistema nervoso da criança.


Dessa maneira, é possível prevenir problemas como anencefalia (má-formação congênita em que não há formação do cérebro no feto) e deformidades na medula e, ainda, evita partos prematuros.


Além disso, a leguminosa ainda conta com vários nutrientes fundamentais na gestação, como:

· Potássio;

· Vitamina K;

· Fósforo;

· Magnésio;

· Cálcio;

· Fibras;

· Proteínas.


Aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso

Essa leguminosa pode ser uma verdadeira aliada para quem deseja perder peso, pois ela é fonte de fibras e assim é capaz de aumentar a saciedade.

Desse modo, a sua ingestão regular é capaz de contribui para a diminuição e equilíbrio do peso.

No entanto, é válido mencionar que nenhum alimento sozinho é capaz de fazer o milagre do emagrecimento.

Logo, é fundamental que você tenha uma alimentação saudável e mantenha uma dieta equilibrada.


Ajuda no combate a anemia

A concentração de ferro e ácido fólico que se encontra na lentilha é uma dupla muito importante para a prevenção e tratamento da anemia.


Dessa maneira, o alimento é uma fonte de ferro não-heme. A anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro, resulta na diminuição das hemácias e hemoglobinas no sangue, comprometendo a oxigenação das células.


O ferro, contudo, é um nutriente crucial para essa composição da hemoglobina, enquanto o ácido fólico trabalha na síntese dessas células vermelhas no sangue.


Portanto, uma dica para aumentar a absorção do ferro é consumir a lentilha acompanha de algum alimento em vitamina C, como laranja, suco de limão e laranja, por exemplo.


Fortalece o sistema imunológico

A lentilha quando consumida na alimentação todo dia ajuda a regular as células de defesa do organismo, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e contribuindo na prevenção de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus.


Isso acontece por conta das proteínas, os antioxidantes, as vitaminas do complexo B e do zinco. As fibras do alimento contribuem para um ambiente mais saudável no intestino, garantindo um sistema digestivo menos suscetível a toxinas.


Melhora o humor

A lentilha também é importante para a saúde porque melhora o humor, uma vez que tem vitaminas, ácido fólico, ferro, manganês, fósforo e ferro.


A partir da junção desses nutrientes, eles atuam no sistema nervoso centralizando e estabilizando o humor.


Sem contar que possui magnésio e o aminoácido triptofano que participam da produção de serotonina, que consiste em um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar no organismo.


Faz bem para os ossos

A leguminosa tem substâncias chamadas de isoflavonas que aumentam a retenção de cálcio nos ossos.

A lentilha também tem proteínas e fósforo, nutrientes importantes para o fortalecimento e a manutenção da saúde óssea.

Portanto, pode ser uma alternativa saudável para as mulheres que estão na menor pausa para a prevenção e tratamento de osteoporose, que se trata de uma condição na qual os ossos se tornam quebradiços e frágeis.


Previna a prisão de ventre

A lentilha ainda tem um amido bastante resistente, substância que não é digerida e que é responsável por alimentar as bactérias do intestino, impossibilitando a proliferação de micro-organismo que causam doenças.


Então, o consumo regular melhora o funcionamento do intestino por apresentar fibras solúveis e insolúveis, ajudando na formação do bolo fecal, prevenindo assim a prisão de ventre.



Como fazer lentilha?

A lentilha pode ser preparada como feijão, basta cobri-las de água e em seguida deixar cozinhar por cerca de 30 minutos.


Com isso, é possível fazer uma sopa rápida e nutritiva para cozinhar as lentilhas junto com salsão, cebola e cenoura, por exemplo, consumindo juntamente com arroz.


Conclusão

Viu como a lentilha é importante para a saúde? Então, inclua-a na sua alimentação diária e aproveite os benefícios.



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