background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

Melhores remédios naturais para a gripe

Embora seja importante buscar ajuda médica e seguir o tratamento prescrito, é possível amenizar os sintomas da gripe e até mesmo evitá-los com alguns cuidados e remédios caseiros, que facilmente podem ser preparados.


Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir os melhores remédios naturais para a gripe e alimentos que podem ajudar a preveni-la.


• Chás para tratar a gripe

• Sucos naturais para a gripe

• Outras bebidas para a gripe

• Alimentos para evitar a gripe





Chás para tratar a gripe


Os chás são grandes aliados da saúde, inclusive, quando o assunto é tratar uma gripe. Portanto, confira a seguir quais são os melhores remédios naturais para a gripe que você pode consumir e mesmo combinar com o tratamento médico, caso esteja realizando-o.


• Chá de alcaçuz

Essa erva tem efeito expectorante, o que significa que auxilia na liberação da secreção que é produzida pelo organismo ao longo de uma gripe. Assim, com o chá de alcaçuz, consegue-se amenizar os sintomas do problema com sucesso.


Para preparar, basta adicionar uma colher de chá da raiz seca da erva em uma xícara de água fervente, deixar ferver por 2 minutos e depois, coe e beba ainda morno.


A raiz de alcaçuz é adocicada e pode ser usada junto com outros chás como adoçante.


• Chá de gengibre com limão

Outro chá para tratar a gripe e que age de maneira muito eficiente no organismo consiste na combinação de dois ótimos ingredientes: o limão e o gengibre. O resultado é uma bebida rica em vitamina C e anti-inflamatória.


O preparo é simples: coloque uma fatia grossa de gengibre em 250 ml (uma xícara) de água e ferva por 2 minutos. Quando amornar, adicione gotas de limão e beba.




Sucos naturais para a gripe

Os sucos naturais também estão entre os melhores remédios naturais para a gripe. Veja a seguir quais são alguns dos mais adequados para combater os sintomas do problema.


• Suco de acerola

A fruta é fonte de vitamina C, contribuindo com as defesas do organismo. Para fazer o suco, misture no liquidificador um copo com acerola e um copo com água filtrada. Bata bem até formar um líquido homogêneo, então, coe, adoce com mel e beba.


• Suco de maçã

A fruta funciona como expectorante, o que auxilia na eliminação das secreções da gripe. Para preparar o suco, adicione no liquidificador duas maçãs cortadas em pedaços, um copo de água filtrada e o suco de meio limão. Após bater bem e coar, adoce com mel e beba.


Outras bebidas para a gripe

Além de sucos e chás, existem outras bebidas que configuram como os melhores remédios naturais para a gripe. Veja a seguir alguns exemplos.


• Xarope de alho

O alho é um grande aliado do combate à gripe por conta do seu efeito antimicrobiano, sem contar que auxilia no fortalecimento do organismo. Para preparar o xarope, ferva 150 ml de água com 200 g de açúcar.

Aos poucos, vá adicionando à mistura 80 g de alhos amassados. Depois, deixe que ferva por mais 10 minutos. Ao final, coe e beba duas colheres do xarope por dia.


• Sabugueiro e hortelã-pimenta

Mais uma receita de xarope caseiro, sendo que possui as funções principais de descongestionar as vias aéreas e baixar a febre. Para o seu preparo, é necessário ferver uma colher de chá de hortelã-pimenta seca e uma colher de chá de flores secas de sabugueiro em meio litro de água por 15 minutos.

Ao final, basta coar a mistura, adicionar 250 ml de mel e beber de duas a três colheres ao longo do dia. O xarope deve ser guardado em um frasco de vidro, em local seco.


Bebida quente para gripe

Outra bebida que reduz o mal-estar causado pela gripe é também uma ótima combinação para os dias frios. Para fazer, basta levar para ferver 300 ml de leite, um pau de canela, 1 anis-estrelado e duas fatias grossas de gengibre. Se quiser, adoce com mel.


Alimentos para evita a gripe

Antes mesmo de ficar gripado, é possível incluir alguns alimentos no seu dia a dia, que são ótimos remédios naturais para evitar uma gripe. Alguns já foram citados, como o gengibre, que pode entrar em receitas de sopas e junto a legumes refogados.


O limão, que serve ainda para temperar saladas, e o alho, que é amplamente usado como a base de uma série de pratos. Mas existem muitos outros, ganhando destaque os peixes, principalmente, porque são ricos em ômega 3, que possui efeito anti-inflamatório.


Também são fontes de vitaminas e proteínas, essenciais para o fortalecer o organismo e evitar gripes. Outros alimentos oferecem o mesmo benefício e podem ser agrupados conforme os seus principais nutrientes. Veja quais são eles:


• Vitamina A

Além de ajudar na saúde da pele e dos olhos, age no sistema imunológico, sendo encontrada em alimentos como abacate, caju, mamão, manga, acelga, abóbora, brócolis, alfafa, espinafre, cenoura e fígado.


• Vitamina C

Pode ser encontrada em alimentos como caju, laranja e nos já citados limão e acerola. Além de ajudar a reduzir os sintomas da gripe, contribui com a sua prevenção, pois fortalece o organismo.


• Zinco

Esse mineral também auxilia o sistema imunológico, sendo um grande aliado na hora de combater fungos, bactérias e vírus. O zinco está presente em alimentos como sementes de abóbora, oleaginosas (castanha, amêndoas, pistache, nozes, etc), ostras, carnes e alimentos integrais.


• Flavonoides

Essa substância tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, por isso, pode prevenir uma gripe. Para usufruir dos seus benefícios, é recomendado ingerir alimentos como tomate, cebola, frutas secas e o chocolate meio amargo. Está presente ainda nos sucos de laranja e uva, no chá verde e no vinho tinto.


Água

Por fim, mas não menos importante, a água é um líquido de extrema importância, que deve ser ingerido todos os dias, em média, dois litros. Isso porque manter o corpo hidratado ajuda a combater as infecções.


E durante a gripe também é uma aliada, uma vez que a água ajuda a eliminar o muco, desinflamar o organismo e desintoxicá-lo.


· Leia também em nosso blog:


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!


E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




72 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png

PERGUNTAS FREQUENTES

#demo.question.question1#


#demo.question.question1.answer1#




#demo.question.question2#


#demo.question.question2.answer1#

  1. #demo.question.question2.answer2#
  2. #demo.question.question2.answer3#
  3. #demo.question.question2.answer4#
  4. #demo.question.question2.answer5#




#demo.question.question3#


#demo.question.question3.answer0#

  1. #demo.question.question3.answer1#
  2. #demo.question.question3.answer2#
  3. #demo.question.question3.answer3#
  4. #demo.question.question3.answer4#
  5. #demo.question.question3.answer5#




#demo.question.question4#


#demo.question.question4.answer1#