background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

  • Manjericão

O que é clorella e como usar.


Você sabe o que é clorela e como usar no seu dia a dia? Se você deseja descobrir todos os benefícios desse suplemento repleto de nutrientes continue com a leitura do artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

• O que é a clorela

• Conheça seus benefícios

• Como usar a clorela


O que é a clorela

A clorela, chamada ainda de chlorella, trata-se de uma microalga, que tem como diferencial ser um tipo de suplemento riquíssimo em proteínas, ômega 3 e fibras. Também se destaca por conter vitaminas do complexo B, bem como vitamina C e A, além de potássio e fósforo.


No entanto, o que mais chama a atenção é o fato de ser fonte de clorofila, que consiste em um pigmento verde das plantas com propriedade antioxidante. Ele é um grande aliado no combate a doenças, como diabetes e câncer. É a clorofila que também confere a cor verde intensa à clorela.


Em menores quantidades, ela é fonte ainda de vitamina E e K, ácido fólico, cálcio, magnésio e ferro. Vale dizer ainda que, embora parecida, esse suplemento não é o mesmo que a spirulina, que também é uma microalga e possui uma apresentação muito semelhante.


No entanto, ela se diferencia por possuir menor quantidade de carboidratos e maior quantidade de gorduras e proteínas que a chlorella.


Conheça seus benefícios

Devido a sua riqueza de nutrientes, é de se imaginar que a clorela ofereça inúmeros benefícios para o organismo. Veja a seguir quais são os principais:



Previne diferentes tipos de doenças

Os nutrientes da clorela possuem o poder de evitar uma série de problemas de saúde. Entre eles, a anemia, já que o suplemento é fonte de ferro e vitamina C, sendo que ambos facilitam a produção de glóbulos vermelhos no sangue.


A microalga também ajuda a diminuir os níveis de colesterol do sangue, por conta das fibras, antioxidantes e niacina que possui, as quais não deixam que a gordura forme placas nas artérias.


Esses nutrientes evitam ainda o acúmulo de gordura no fígado e, em indivíduos com hepatite C, a clorela auxilia o órgão a se recuperar. Quem possui problemas de fígado deve ainda controlar os níveis de açúcar no sangue, o que também a microalga faz.


Por essa razão ajuda a evitar a resistência à insula, que pode levar diabetes. Outra doença que pode ser evitada ou mesmo controlada com o seu uso é a pressão alta, devido ao cálcio, potássio e ômega-3 que contém e que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos.


Asmas e outras doenças respiratórias são outros problemas com potencial para serem minimizados com o suplemento, devido aos seus nutrientes que promovem a redução da inflamação. E mais, até mesmo alguns tipos de câncer são combatidos, já que a clorofila possui propriedade anticancerígena.


• Fortalece o sistema imunológico

Na realidade, a clorela faz bem para o organismo como um todo, uma vez que consegue fortalecer o sistema imunológico, principalmente, por ser fonte de um tipo de fibra chamada beta-glucanos, bem como por outros de seus componentes, como os betacarotenos, vitamina C e ômega 3.


• Promove a manutenção da massa magra

Já que mais do que metade dessa microalga é formada por proteína, trata-se de um ótimo suplemento para quem deseja manter saudável a sua massa muscular. Além disso, há evidências que a clorela consegue melhorar a resistência aeróbica, o que contribui com a prática de atividade física.


• Ajuda a saúde dos cabelos e da pele

O cabelo e a pele são outros favorecidos com a microalga, o que é o resultado da presença de vitamina C, betacaroteno e ômega 3. Esses nutrientes promovem a produção de colágeno, que é essencial para o fortalecimento dos fios e da cútis.


• Auxilia a evitar os danos da luz azul

Por conta dos carotenoides existentes na microalga, é um suplemento que pode reduzir o risco de degeneração macular.


Esse problema tem potencial para levar à perda progressiva da visão, sendo causada pela luz azul, que é um comprimento de onda nocivo para a saúde dos olhos. Aparelhos eletrônicos emitem esse tipo de luz e, por isso, devem ser usados com moderação.


• É fonte de clorofila

Esse nutriente merece um tópico especial, já que se trata de um grande aliado da saúde, atuando de diferentes formas. Assim, é também um dos mais importantes benefícios da clorela, que é uma das plantas que mais possui a nutriente.


Assim, a microalga ajuda ainda na cicatrização de feridas, úlceras e hemorroidas e pode auxiliar no tratamento até mesmo de doenças do sistema nervoso, a exemplo da depressão e do Alzheimer.





Como usar a clorela

Hoje em dia, facilmente se encontra a clorela em forma de pó, comprimidos ou cápsulas. Há também alimentos que são fortificados com a microalga, como pães, macarrão e iogurtes. Quanto à dosagem, o melhor é seguir a recomendação do suplemento comprado.


Você pode ainda conversar com o seu médico, como um nutricionista, para que ele ajuda a escolher a melhor dosagem diária para você, de acordo com os seus hábitos alimentares. Além disso, é muito simples incluir a clorela no dia a dia.


Afinal, se o suplemento for em pó, basta adicioná-lo às saladas, frutas, iogurte e até mesmo na água. É possível, inclusive, fazer deliciosas receitas com a microalga, como sobremesas e guacamole. Caso adquira cápsulas ou comprimidos, em geral, recomenda-se que elas sejam tomadas com água junto com as refeições.


É importante saber que as fezes podem ganhar cor esverdeada com o uso da clorela, mas não é um problema, apenas o fato de o suplemento possuir altas concentrações de clorofila, que é uma substância verde. Definir uma dosagem adequada é importante para não se correr o risco de consumi-la em excesso.


Se isso ocorrer, pode haver náusea, vômito, diarreia e até coceira e erupções na pele. Além disso, o suplemento não é indicado a pessoas que possuem alergia a frutos do mar, nem a crianças, gestastes e lactantes. Mais uma contraindicação é a indivíduos com problemas renais.



Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




85 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png