O que comer no café da manhã.

O que consumir no café da manhã? Como ele é composto? De proteínas, carboidratos, frutas ou nada?

Não há consenso entre os nutricionistas do que deve ser consumido na primeira hora do dia.

Além disso, cada indivíduo tem uma necessidade e generalizar não é uma boa opção.

Você é um daqueles que levanta faminto e tem vontade de comer tudo o que vê pela frente ou do tipo que não come nada até a hora do almoço? Jejuar é uma possível alternativa para diminuir o consumo diário de calorias e assim auxiliar na perda de peso, mas deve ser orientada por um profissional médico ou nutricionista.

Certamente podemos listar uma série de alimentos que são importantes para começar o dia bem, mas a adaptação deverá ser de acordo com o seu perfil e sua disponibilidade de tempo pela manhã. A correria as vezes impede de ter uma alimentação saudável, mas um bom planejamento ajuda muito. Faça um cardápio e vá as compras, deste modo tudo fica mais fácil e organizado.

O que não pode faltar no café da manhã são itens ricos em fibras e nutrientes, esqueça o pão, manteiga e açúcar, são calorias vazias, eles apenas engordam e não te nutrem, sem contar que em poucas horas a fome estará presente novamente.

Inclua frutas leves como o mamão e melão, junto coloque duas colheres de sopa de alguma fibra como aveia, pissilium, quinoa em flocos, farelo de trigo ou granola.

Definitivamente esqueça os sucos de caixinha, faça um suco de laranja natural, não leva mais do que 5 minutos, ou deixe pronto na geladeira no dia anterior um suco de abacaxi ou melancia. Além disso, opte também pelos leites vegetais, depois de pronto eles duram na geladeira até 3 dias.

Uma ótima opção é fazer chás e deixa-los na geladeira já prontos, os chás mais saborosos são o de melissa, camomila, hortelã e erva cidreira. Acrescente um limão espremido quando for beber, assim o dia inicia com uma dose extra de vitamina C. Não use açúcar, se precisar adoçar opte pelo stevia ou xylitol.

Se preferir comidas quentes faça uso dos chás ou café, tire o leite com achocolatado e inclua um leite de amêndoas com cacau. Prepare um pão de frigideira é rápido e prático, veja a receita abaixo.

Consuma um probiótico diariamente, ele auxilia a manter a flora intestinal saudável, aumenta a imunidade e melhora a prisão de ventre. Faça uso do Kefir ou do Kombucha. Devido a sua simples preparação você ganha tempo e ainda aproveita todos os benefícios destes alimentos sem adição de conservantes ou qualquer outro ingrediente químico usado nos produtos industrializados.

Receita de pão de frigideira:

Ingredientes: 1 ovo , 1 colher de sopa de aveia, 1 colher de sopa de farinha de amêndoa, 1 banana madura, 1 colher de sobremesa de óleo de coco, ½ colher de sobremesa de cacau em pó. Modo de preparo: Bata os ovos e coloque a banana picada, amasse bem a banana e acrescente a aveia e a farinha de amêndoas. Em uma frigideira pequena, daquelas de fritar ovos, espalhe o azeite, coloque a mistura e vire quando estiver firme. Mantenha o fogo baixo.

Varie as farinhas por: farinha de arroz, quinua em flocos, farelo de trigo, pissilium ou farinha de coco.

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