Porque não usar óleo de palma

Você certamente já comprou muitos alimentos que consta na embalagem “feito com óleo de palma”. E você sabe porque não deve consumir o óleo de palma?

Primeiro vamos falar o que é óleo de palma.

Óleo de palma é também conhecido como óleo de dendê, muito usado em nossa culinária baiana. Sua produção barata em relação aos demais óleos vegetais têm sido usados em larga escala na produção de produtos industrializados.

Rico em gordura saturada o que é um grande agravante para a saúde, ele passa por um processo de refinamento que diminui e muito suas propriedades, ele antes de ser industrializado é rico em betacaroteno, um protetor natural contra alguns tipos de câncer, como de próstata.

A extração do óleo de palma se dá através do fruto da palma, um pequeno fruto vermelho que dá o tom avermelhado ao óleo de dendê.

Talvez seja o óleo mais produzido no mundo, porém, parte da mão de obra usada na extração do fruto da palma são de pessoas que sofrem uma exploração desumana.

Alguns países na Europa usam o óleo de palma como biodiesel, o que aumenta e muito a derrubada das florestas para plantação e extrativismo da palma. Sendo um produto que gera enorme lucro para as indústrias pelo seu baixo preço, grandes áreas são desmatadas para o cultivo.

Estima-se que a cada 2 produtos vendidos no supermercado 1 contenha óleo de palma. Cientistas e ativistas estimam que o biodiesel produzido com o óleo de palma seja 3 vezes mais nocivo ao planeta do que o extraído do petróleo. Nem tudo que parece bom realmente é, claro que o biodiesel é importante para o planeta, mas existem fontes muito melhores do que o óleo de palma. E vale lembrar que o óleo de palma está presente também em sabonetes, shampoos, detergentes, cremes corporais, ração entre outros.

A questão é que devemos mudar a consciência alimentar de uma forma global, a principio decidimos comer apenas o que nos faz bem, mas e o ecossistema? Somos responsáveis pelo que ingerimos e pelo incentivo as industrias em produzir alimentos danosos ao planeta. A velha lei da oferta e da procura, se tem quem compra tem quem vende.

Uma matéria postada no globo.com retrata a polemica do uso de óleo de palma e a Nutella, seu fabricante a Ferrero está entre os maiores consumidores.

Chega de fingir que nada está acontecendo, ter informação é fundamental, não se deixe enganar por conteúdos ocultados no que você come. Pense no mundo que deseja deixar as pessoas que ama, sejam elas seus filhos, amigos, irmãos ou parceiros.

Veja algumas dicas de como se tornar um consumidor consciente:

1. Leia rótulos

2. Busque informação em sites confiáveis

3. Consuma orgânicos

4. Diminua o consumo de carnes

5. Economize água e luz

6. Recicle seu lixo, tenha uma composteira

7. Vá a feira e faça seu próprio alimento, esqueça os industrializados.

Leia também em nosso blog:

Como ler rótulos

Qual o percentual ideal de gordura em nosso corpo

Gordura no fígado

Gordura de porco faz mal

Porque consumir produtos orgânicos

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


152 visualizações
SIGA
  • face.png
  • insta.png
  • g+.png
  • youtube.png
Loja Parque São Domingos:

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, 758

Parque São Domingos - SP - Brasil

11 2506-9343 - whatsApp 11 97052-5630

Seg – Sex 09h30 - 19h30

Sab  09h30 - 17h30

 
 

contato@emporiomanjericao.com.br

 

 

 

© Empório Manjericão

  • email.png