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DO BLOG MANJERICÃO

  • John Soares

Quanto tempo você leva para gastar as guloseima que come?

Atualizado: Jun 3

Se alimentar de forma errada todo mundo já sabe que as consequências a médio e longo prazos são bem ruins, mas depois que você ler este post e descobrir quanto tempo você leva para gastar as guloseima que come.

Temos certeza de que ira pensar duas vezes antes de abusar.

Veja bem, absolutamente tudo o que fazemos tem um gasto calórico, entre eles assistir TV, dormir e lavar a louça.

Sabemos que basicamente a perda de peso é a relação entre o que se consome e o que se gasta. Matemática pura.

Certamente a idade e alguns problemas de saúde influenciam, pessoas mais jovens tem seu metabolismo funcionando melhor que pessoas mais velhas.

Quanto tempo você leva para gastar as guloseima que come?


O fato de assistir TV queimar calorias não significa que se deve passar o dia em frente à televisão, sem desculpas tolas.

Mas a questão aqui é outra, queremos que você faça a conta de que aquele chocolatinho depois do almoço pode lhe custar 23 minutos de caminhada.

E se for a irresistível batata frita lhe custara 1h e 12 minutos das mesmas passadas.

A vida é feita de escolhas.

Parece injusto? A conta não fecha? Isso mesmo, o mundo está cheio de tiranias.

Para perder 1kg de peso são necessários gastar 3.000 calorias, e com certeza não será em frente a Tv que será possível fazer isso.

Não estamos aqui para julgar, porém nosso intuito é que se faça conta e com isso aumente a consciência do esforço necessário para se queimar os tão incômodos pesos adicionais.

Nem vamos considerar as questões de saúde que envolve o excesso de peso e a falta de atividade física, ainda mais em época de pandemia em que as desculpas para se comer muito e não se mexer são inúmeras.

Já começou a fazer as contas de quanto tempo você leva para gastar as guloseima que come?

Lembrando que culpamos todos pelos kilos extras ganhos na pandemia, a mãe que cozinha bem, o marido que agora se descobriu chef entre outras.

Entretanto, o único responsável pelo excesso de peso está em frente ao espelho que você olha todos os dias, ninguém mais além de você, afinal ninguém te força a comer.

A tabela abaixo foi retirada do site Alimentos sem mitos da USP.

Ela dá uma noção do que estamos falando, lista alguns alimentos deliciosos e o quanto são necessários para queima-los.

A tabela considera uma pessoa com peso de 70kg, é claro que tem diversos outros fatores que envolvem estes cálculos e um profissional sério pode orientá-lo melhor.

Por exemplo, ao comer dois biscoitos recheados são necessários 36 minutos de caminhada, já se escolher comer uma banana precisara caminhar só 22 minutos, sem contar a qualidade nutricional se comparar os dois alimentos.

Atividades que a maioria dos mortais precisam fazer ajudam tanto quanto caminhar na rua, desta forma varrer o tapete ou o carpete por 30 minutos tem um gasto de 115 calorias, então será que dá para comer os dois biscoitos recheados e depois ir varrer o tapete?

Se pensarmos só em termos calóricos sim, mas em relação a qualidade do alimento não.

Abaixo vamos deixar um link que você pode preencher com seu peso, tipo de atividade e tempo de execução.

Faça um teste das atividades que mais gosta vezes a sua disponibilidade de tempo de praticar atividade física.

É divertido simular as diferentes possibilidades, é só clicar neste link: http://www.cdof.com.br/nutri1.htm

Ao ler este post certamente deve estar se sentindo desanimado e achando que a vida é injusta, com tanta coisa boa para comer ter que ficar controlando a boca é quase imoral.

Mas lembre-se que os seres humanos não foram feitos para ter vida sedentária, precisamos de movimento. A atividade física é benéfica para o corpo e para a mente.

Talvez até dê para devorar tudo o que se gosta, porém, o preço é alto, a pergunta é: vale a pena?

Fica a reflexão sobre quanto tempo você leva para gastar as guloseima que come?

Boa semana!

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

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Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

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