Que tipo de açúcar posso consumir?


Uma das dúvidas mais frequentes de nossos clientes é a respeito dos tipos de açúcares, seus benefícios e forma de uso.

Notamos que existem muitos mitos neste alimento que faz parte de quase 100% da mesa dos brasileiros.

O açúcar está inserido em grande parte do que comemos, muito dos alimentos já tem na sua composição uma quantidade significativa de açúcares como por exemplo as frutas. Mas a maioria das pessoas não à consideram e acham que não ingerem açúcar quando consomem frutas.

A quantidade de consumo diário de açúcar indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 10% do total de caloria por dia, uma quantia média de 50g de açúcares por dia. O que equivale a aproximadamente 5 colheres de sopa. Vale lembrar que esta quantidade é somada a tudo que você consome em um dia, incluindo sucos, refrigerantes, frutas, entre outros.

Segundo a OMS 68% das mortes são causadas por doenças adquiridas, ou seja, doenças não contagiosas ou genéticas, destas, grande parte são doenças causadas por má alimentação e por falta de atividade física. Um problema que tem se tornado uma questão de saúde pública.

Clique aqui e veja as diretrizes da OMS http://www.paho.org/bra/images/stories/GCC/ingestao%20de%20acucares%20por%20adultos%20e%20criancas_portugues.pdf?ua=1

Quando se fala doenças causadas pelo açúcar a associação é direta com o diabetes, uma doença que não tem cura e que exige uma dieta com restrição de doces pelo resto da vida. Mas outras doenças também são agravadas quando há uma dieta rica em açúcares como hipertensão, envelhecimento precoce, aumento de triglicerídeos, intoxicação do fígado e câncer. Além da obesidade e as consequências oriundas dela.

Existem vários tipos de açúcares, os mais conhecidos são da cana de açúcar, beterraba, frutas, coco, mel e do milho. Descrevemos aqui os mais consumidos:

Açúcar refinado branco - vendido largamente em supermercados e mercearias ele deveria ser excluído e banido da alimentação. Para que ele seja refinado passa um por processo onde é adicionado uma grande quantidade de produtos químicos extremamente prejudiciais à saúde.

Açúcar mascavo – sua cor pode variar de caramelo a marrom, seu sabor lembra a rapadura e por não passar pelo processo de refinamento, mantem muitas vitaminais e sais minerais como ferro, magnésio, potássio e vitaminas A e E. Indicado o uso em bolos e doces.

Açúcar demerara orgânico – apesar de ser mais processado que o açúcar mascavo ele é um produto orgânico, ou seja, todo o processo, desde a plantação da cana de açúcar até chegar as prateleiras é certificado, não há em sua produção nenhum tipo de defensivo agrícola. Possui uma textura mais grossa que o açúcar refinado e não altera o sabor dos alimentos. Ótimo para ser usado em sucos e café.

Açúcar cristal orgânico – quanto mais claro for o açúcar menos vitaminas e sais minerais ele possui, quanto mais fino maior o seu poder de adoçar. O açúcar cristal fica intermediário entre o açúcar demerara e o açúcar refinado. Mais saudável por ser orgânico é uma excelente opção para que acha que o açúcar demerara deixa resíduos de sabor nos alimentos.

Açúcar de coco – possui baixo índice glicêmico, sem adição de produtos químicos, possui magnésio, zinco, potássio, ferro e vitaminas B6, B2, B3 e B1. Pode ser consumido por diabéticos, mas sempre com orientação de uma nutricionista.

Frutose: é o açúcar das frutas, encontrado também em pó para uso culinário. Muitos alimentos industrializados possuem frutose na sua composição. Mas engana-se quem acha que não engorda, possui calorias como outros tipos de açúcares e deve ser consumido com moderação. Diabéticos também podem consumi-lo pois possui baixo índice glicêmico, mas sempre acompanhado e orientado por um médico ou nutricionista.

Mel: as propriedades do mel são inúmeras, aumenta a imunidade, auxilia na redução dos sintomas de gripes e resfriados. Muito utilizado para adoçar sucos, chás e bolos. Há quem acredite que ele não engorda por ser natural, o que não é verdade, ele possui 50 calorias por colher de sopa e não deve ser consumido por diabéticos.

Escolha o açúcar que mais se encaixa a suas necessidades e não esqueça que uma alimentação saudável e equilibrada é o melhor caminho para uma vida longa. Se você quer ter esses e outros produtos mais saudáveis em sua vida clique aqui e acesse nossa loja virtual.


Açúcar de coco


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