background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

Spirulina para suplementação alimentar



Conhecida ainda como espirulina, a spirulina é amplamente utilizada para suplementação alimentar devido as suas diversas vantagens para o organismo. Embora seja conhecida como uma microalga, na realidade, consiste em uma cianobactéria.

Além disso, é tida como um superalimento, uma vez que é um dos suplementos naturais mais complexos, sendo rica em vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes. É encontrada na forma de comprimidos, cápsulas ou em pó.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e aprenda mais sobre essa substância e todos os benefícios da spirulina para suplementação alimentar nos tópicos a seguir.

• O que é a spirulina e sua composição
• Benefícios da suplementação alimentar
• Como tomar a spirulina e cuidados

O que é a spirulina e sua composição

Como já mencionado, a spirulina é uma cianobactéria, já que é cultiva em água doce, diferente das algas que nascem no ambiente marítimo. Além disso, há diferenças em sua divisão celular, que indicam que a suplementação alimentar tem origem de uma cianobactéria.

De todo o modo, oferece uma série de benefícios para o organismo por conta da sua variedade de nutrientes, sendo que a maior parte é de proteínas.

A spirulina possui ainda todos os aminoácidos essenciais, bem como fibras, ferro, vitamina B12, fito nutrientes, antioxidante betacaroteno, ficocianina, ácido gálico e outros mais.

Curiosamente, o nome desse suplemento alimentar tem origem na sua forma em espiral. Para o seu adequado cultivo, é necessário que haja um controle do pH da água, que deve ser elevado, ou seja, alcalino, de 7 a 8.

No Brasil, por exemplo, o Pantanal é o local ideal para o seu cultivo. No entanto, o país não está entre os maiores produtores mundiais da spirulina.

Benefícios da suplementação alimentar

Agora, confira todas as vantagens para o organismo que o suplemento de spirulina pode oferecer.

Facilita a perda de peso

Um dos benefícios da spirulina está em ajudar no emagrecimento, pois como se trata de uma fonte de proteína, o suplemento alimentar consegue reduzir a sensação de fome ao longo do dia. As fibras que possui em sua composição também oferecem maior saciedade.

Suas fibras têm o papel de absorver água do organismo e ajudam ainda a desinchá-lo, o que é importante para quem deseja emagrecer, mas também para quem sofre com problemas digestivos.

Além disso, existe em sua composição o ácido γ-linolênico, um antioxidante que atua no metabolismo da gordura corporal, fazendo com que ela seja reduzida.

Ajuda o aumento da massa muscular

Com o uso da spirulina, a massa magra não só aumenta como também se torna mais resistente. Isso acontece devido à presença dos aminoácidos, responsáveis pela manutenção e desenvolvimento dos músculos.

Já o ácido γ-linolênico melhora a resistência e a força muscular. E mais, os seus antioxidantes contribuem com a recuperação das fibras musculares depois de exercícios físicos, por isso, é muito útil para atletas que desejam obter uma melhor performance.

Reduz os sintomas da rinite alérgica

A substância oferece o benefício de amenizar os sintomas da rinite alérgica, já que atua na função dos anticorpos, ajudando a fortalecer o sistema imunológico. Assim, é possível evitar sinais comuns do problema, como coceira, coriza, nariz entupido e espirros.

Ameniza as cólicas menstruais

Os fitonutrientes presentes no suplemento alimentar são os responsáveis por agir no sistema imune, contribuindo com diferentes funções do organismo. Desse modo, mais uma vantagem da spirulina é reduzir os sintomas menstruais, inclusive, as cólicas, bem como os sintomas da tensão pré-menstrual.

Diminui os triglicerídeos e o colesterol ruim

O antioxidante ficocianina consegue evitar a absorção de colesterol no intestino, o que tem potencial para reduzir os níveis de gordura no sangue.

O mesmo é feito por outros antioxidantes que compõem a substância, como o betacaroteno e o ácido gálico, que diminuem ainda os níveis de triglicerídeos do sangue. Com isso, é possível reduzir o risco de desenvolver doenças como derrame, infarto e aterosclerose.


Auxilia pessoas com diabetes

As vantagens da spirulina se estendem para os diabéticos, uma vez que os seus antioxidantes e gorduras polinsaturadas têm o poder de oferecer uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Desse modo, pessoas com a doença podem controlar com mais eficiência o problema.


Contribui com o tratamento da anemia

Por conta da presença de ferro no suplemento alimentar, é possível prevenir e mesmo tratar os casos de anemia com o seu uso. Vale lembrar que o ferro é um mineral de extrema importância na produção de hemoglobina, que formam os glóbulos vermelhos no sangue e evitam a doença.

Melhora a disposição como um todo

O uso da spiulina oferece a vantagem de melhorar a disposição de forma geral, uma vez que é rica em proteínas, responsáveis por conferir energia ao organismo. Dessa maneira, é possível contar com mais disposição para as atividades do dia a dia e garantir maior bem-estar e qualidade de vida.



Como tomar a spirulina e cuidados

Quando a spirulina é consumida em forma de comprimidos ou cápsulas, a dosagem deve estar de acordo com a razão do seu uso, o que é mais bem definido com a ajuda de um médico. O mesmo cuidado é preciso ter quando ela é ingerida na forma de pó.

Nesse caso, é preciso ainda diluir a substância em água ou mesmo em outros alimentos, como sucos, ou ser polvilhada em molhos, frutas e saladas. No entanto, é importante estar atento a possíveis efeitos colaterais, pois em algumas pessoas pode provocar enjoo, vômitos e diarreia.

Desse modo, recomenda-se começar o uso da spirulina com uma dose pequena. Embora menos comum, o suplemento alimentar pode levar a reações alérgicas, como vermelhidão e coceira na pele, bem como desconforto abdominal.

Ainda mais raro são os sintomas graves, como dificuldade para respirar, engolir e inchaço na língua. Se isso ocorrer é urgente buscar atendimento médico.

Recomenda-se ainda que o seu uso seja evitado por gestantes, lactantes, crianças e pessoas com fenilcetonúria (doença congênita que causa acúmulo do aminoácido fenilalanina no organismo).

· Leia também em nosso blog:

· Licopeno para que serve

· Colágeno em pó para uma pele mais jovem

· Evite rugas com o óleo de rosa mosqueta

· Chás diuréticos

· Óleo de coco e seus benefícios


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




69 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png

PERGUNTAS FREQUENTES

#demo.question.question1#


#demo.question.question1.answer1#




#demo.question.question2#


#demo.question.question2.answer1#

  1. #demo.question.question2.answer2#
  2. #demo.question.question2.answer3#
  3. #demo.question.question2.answer4#
  4. #demo.question.question2.answer5#




#demo.question.question3#


#demo.question.question3.answer0#

  1. #demo.question.question3.answer1#
  2. #demo.question.question3.answer2#
  3. #demo.question.question3.answer3#
  4. #demo.question.question3.answer4#
  5. #demo.question.question3.answer5#




#demo.question.question4#


#demo.question.question4.answer1#