background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

  • John Soares

Tenho alergia ou intolerância ao ovo, e agora?

Atualizado: 20 de mai. de 2021

Embora muitas pessoas pensem que alergia ou intolerância ao ovo é a mesma coisa não é bem assim, saiba como identificar cada uma, seus sintomas, tratamentos.

A alergia é caracterizada pela resposta imediata do organismo à albumina (proteína presente na clara do ovo), liberando substâncias que podem causar manchas na pele e dificuldade para respirar, entre outros sintomas, enquanto a intolerância não envolve o sistema de defesa do organismo, mas ocasiona problemas de digestão, como diarreias, vômitos e náuseas, entre outros. alergia ou intolerância ao ovo.




Dito as diferenças, ambas são desagradáveis à pessoa que sofre com qualquer um dos dois casos. Tanto a alergia quanto a intolerância podem ser diagnosticadas nos 2 primeiros anos de vida, que é a idade em que são mais comuns, através de testes de provocação. No tipo de exame, a pessoa é exposta ao alimento e as reações causadas pelo ovo são observadas. Quando detectada a intolerância ou a alergia, a primeira providência é eliminar o alimento da rotina alimentar.

Porém, um dos maiores problemas é que o ovo é um dos ingredientes mais utilizados na preparação de alimentos e está presente em quase todas as receitas, como bolos, tortas, empanados e salgadinhos fritos, para citar uma lista breve. Além disso, é bastante comum a intolerância ao ovo associada à intolerância à lactose, o que significa que essa pessoa terá de cortar da lista também o leite, o requeijão, queijos e tudo o que contém lactose.




Quando diagnosticadas nos primeiros meses de vida, a intolerância e alergia ao ovo podem desaparecer com o tempo, através da exposição gradual e lenta da criança ao alimento. No caso dos adultos, a melhor solução é abandonar o ovo de vez e procurar por bons ingredientes para suprir os nutrientes do alimento, como a margarina vegetal, os bolos e tortas integrais e assim em diante.

Veja abaixo a lista de alimentos que não contém ovo que preparamos para você!


Macarrão Integral;



Macarrão Integral Espaguete


Cereais;


Granola Diet




Biscoito “Cookie”;



Cookies Integrais


Sintomas mais comuns da alergia ao ovo:

  1. Surgimento de manchas na pele após a ingestão do alimento;

  2. Inchaço na pele;

  3. Asma;

  4. Dor de cabeça;

  5. Dor de estômago constante;

  6. Insônia.

Sintomas mais comuns da intolerância ao ovo:

  1. Intolerância à lactose;

  2. Diarreia;

  3. Náusea;

  4. Vômito;

  5. Desconforto abdominal;

  6. Estufamento

Tratamentos

Tanto para a alergia quanto para a intolerância o melhor tratamento é a eliminação do ingrediente na rotina alimentar. Procure substituir o ovo por outros ingredientes e tente voltar a comer o alimento 1 ou 2 anos depois, aos poucos, para ver se a intolerância foi superada. É imprescindível procurar por substitutos dos nutrientes do ovo, se necessário conte com o auxílio de um médico ou nutricionista, já que o alimento é importante para a saúde.

A intolerância ao ovo pode, ou não, desaparecer com o tempo (isso ocorre frequentemente com as crianças). Existem alguns remédios específicos para a digestão que podem amenizar os sintomas da intolerância, enquanto os alérgicos devem, mesmo, se manter longe do ovo.


Deixe o seu comentário sobre o que achou dessa matéria e sugestões para próximos posts. Não se esqueça de compartilhar.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png