Você prefere sopas ou caldos?

O que você prefere? Se tratando de esquentar tanto faz, mas para os grandes chefs de cozinha é praticamente um crime não diferenciar um do outro. Então vamos explicar direitinho para você qual a diferença.

Bom, a origem exata ninguém sabe, mas o seu surgimento só foi possível depois da descoberta do fogo, que segundo estimam os cientistas se deu a 7 mil anos AC. Os nossos ancestrais descobriram que a agua aquecida podia deixar os alimentos mais macio e de fácil consumo.

A sopa ou o caldo é introduzida em nossa vida desde a mais tenra idade, nosso primeiro contato com alimentos sólidos se dá basicamente pela “sopinha” feita por nossas mães.

Ela já foi um alimento que só fazia parte da mesa dos menos abastardos, mas ganhou destaque na nobreza durante a idade média. Na França, no século XVII, o Rei Louis 13, ordenou que plantassem legumes no Palácio de Versalles para que ele pudesse desfrutar de suas receitas preferidas feitas pelos mais nobres cozinheiros da época.

Quem são conhece a famosa história da sopa de pedra? Contando bem resumidamente: “um viajante com muita fome e sem dinheiro para comer, tem uma ideia genial, que o faria se alimentar sem se envergonhar de mendigar por comida. Então bate à porta de uma casa e diz ao seu morador que possui uma pedra mágica e que tal pedra faz a melhor sopa do mundo. O morador o convida a entrar e fazer a sopa, após alguns minutos cozinhando a pedra em agua Malasartes, diz ao morador que a sopa está ótima e que se nela fosse acrescentado alguns legumes ficaria melhor ainda, então o morador traz alguns legumes. Malasartes experimenta novamente e diz que a sopa está maravilhosa se houvesse alguns pedaços de carne ficaria perfeita, e assim foi incluindo mais itens à sua sopa. Após provar o morador afirma que aquela era realmente a melhor sopa que havia comido na vida. ” Moral da história: “Para tudo se dá um jeito na vida”

Voltando a diferença entre sopa e caldo, é considerado sopa se houver pedaços de legumes ou carnes, aquela que você precisa mastigar. Se você pegar esta mesma sopa e bate-la no liquidificador ela vira um caldo. Simples assim.

Existem muitas receitas disponíveis na internet, mas não precisa de muita criatividade para fazer uma sopa ou caldo, se você tiver na geladeira de 2 a 3 legumes e um tipo de carne, que pode ser frango, carne vermelha, bacon e até linguiça, pronto já deu uma sopa. Primeiro cozinhe os alimentos mais duros como as carnes, depois junte os legumes picados e cozinhe até ficar macio. Pode acrescentar temperos como alho e cebola, graõs e verduras como espinafre e couve. Ao servir experimente incluir uma pitada de gengibre e uma colher de sopa de aveia, o gengibre ajudará a aquecer e a aveia e dar mais saciedade. A textura de seu caldo ou sopa dependerá da quantidade de legumes que você colocar, mas basicamente siga a seguinte receita para uma porção individual.

· 500 ml de agua

· 4 legumes (pode ser 2 batatas médias ou 2 cenouras)

· 150g de carne

· 2 colheres de sopa de uma verdura ou de algum grão como lentilha ou grão de bico

· Tempero a gosto

Crie, recrie, invente e alimente seu corpo de forma saudável e consciente. Acesse nossa loja virtual e garanta seus produtos para não faltar aquele caldo ou sopa na sua mesa neste inverno.

Caldo de abobora


0 visualização
SIGA
  • face.png
  • insta.png
  • g+.png
  • youtube.png
Loja Parque São Domingos:

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, 758

Parque São Domingos - SP - Brasil

11 2506-9343 - whatsApp 11 97052-5630

Seg – Sex 09h30 - 19h30

Sab  09h30 - 17h30

 
 

contato@emporiomanjericao.com.br

 

 

 

© Empório Manjericão

  • email.png