top of page

Alimentos que retardam o envelhecimento

Atualizado: 26 de abr. de 2021

O envelhecimento é inevitável, mas com os alimentos que retardam o envelhecimento é possível ter uma melhor qualidade de vida.

São muitos os fatores que contribuem com o envelhecimento, vamos listar os principais:

  1. Envelhecimento natural

  2. Envelhecimento ambiental

  3. Envelhecimento alimentar

Mesa com tabua de madeira ao centro e legumes a sua volta

Como combater o envelhecimento


O envelhecimento natural:

  1. é aquele intrínseco a nossa vontade, que são gerados pelo nosso corpo de forma independente, entre elas: a queda hormonal, a diminuição da produção de colágeno e o desgaste dos órgãos.

  2. O envelhecimento natural externo é fácil de identificar, a pele flácida, rugas, lentidão em tarefas relativamente simples.

  3. Mas os órgãos internos também envelhecem e raramente lembramos dele, o que o espelho não vê não tomamos consciência.

O envelhecimento ambiental:

  1. são fatores externos, na grande maioria controlável por nós.

  2. Atitudes como fumar, estresse, tomar sol em excesso colaboram muito no envelhecimento precoce, e são fatores ao qual temos escolha.

  3. Já a poluição e grande quantidade de agrotóxico nos alimentos são menos suscetíveis ao nosso controle.

O envelhecimento alimentar:

  1. está 100% em nossas mãos, decidimos o que comemos, como ingerimos, a origem do que está na nossa mesa.

  2. Não há desculpas para não se alimentar direito, a informação é acessível, a ciência tem pesquisas que nos ajudam a decidir e viver melhor.

E justamente onde temos total controle sobre o envelhecimento não fazemos uso dele.

Se alimentar erradamente cria e antecipa doenças. Buscar conhecimento e inserir na vida comida de verdade é mais poderoso do que muito dos procedimentos estéticos.

Hoje a indústria da estética cresce assustadoramente, nota-se que as pessoas estão preocupadas em ficar com menos rugas, mas não tem ideia do que estão colocando dentro do corpo. Afinal ninguém levanta pela manhã e olha a característica da sua flora intestinal no espelho.

Vamos citar diversos alimentos que retardam o envelhecimento, melhoram o sono evitam doenças como colesterol alto, diabetes e artrite.

Porém, nenhum deles sozinho resolve nada, envelhecer com qualidade e lentamente é um conjunto de atitudes e hábitos ao longo da vida, não é a curto prazo.

Alimentos ricos em vitamina C tem alto poder antioxidante, o que significa que auxilia a diminuir os efeitos do tempo e combatem o envelhecimento. Veja alguns exemplos:

  1. Limão

  2. Laranja

  3. Acerola

  4. Abacaxi

  5. Maracujá

  6. Brócolis

  7. Couve

  8. Gojiberry

  9. Kiwi

Alimentos ricos em flavonoides que atuam na saúde do coração:

  1. Frutas e verduras de cores vermelhas são ricas nesse elemento, desta forma trabalham a favor de deixar o corpo mais saudáveis:

  2. Uva

  3. Beterraba

  4. Blue Berry

  5. Romã

  6. Morango

  7. Cramberry

  8. Nozes

  9. Linhaça

  10. maça

fundo preto com frutas vermelhas em colheres de pau

frutas vermelhas ricas em antioxidantes


Incluir alimentos ricos em betacaroteno protege a pele contra os efeitos do sol, são aqueles de cores alaranjadas:

  1. cenoura

  2. abobora

  3. damasco

  4. manga

  5. mamão

  6. laranja

  7. tomate

mesa de madeira azul com frutas amarelas em um prato branco

Frutas ricas em betacaroteno


Para cuidar e evitar doenças como diabetes e colesterol entra a ação das fibras, fundamentais na prevenção de alguns tipos de câncer de intestino:

  1. aveia

  2. semente de chia

  3. farelo de trigo

  4. pissilium

  5. frutas oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas e amendoins

  6. farinha de linhaça

O consumo de produtos orgânicos é de extrema importância para uma vida saudável e a qualidade nutritiva deles fazem diferença entre os alimentos que retardam o envelhecimento.

No Brasil a quantidade de agrotóxico usado na produção de frutas, verduras e legumes é um dos maiores do mundo.

Estima-se que consumimos em média 7,5 litros de venenos anualmente. 50% dos produtos usados no Brasil são proibidos em quase todo o mundo.

E pasme, uma pesquisa feita com grandes produtores rurais identificou que eles não comeriam o que plantam. Já se perguntou por quê?

Recentemente, dezembro de 2019, uma pesquisa divulgada pela ANVISA feita com mais de 3.500 itens adquiridos em supermercados e feiras de todo o país, indicou que 23% tinha uma quantidade de defensivo agrícola acima do que o permitido por lei. Veja o relatório completo clicando aqui: http://portal.anvisa.gov.br/programa-de-analise-de-registro-de-agrotoxicos-para

Segundo relatório da ANVISA: “Do total de amostras analisadas, 3.544 (77%) foram consideradas satisfatórias quanto aos agrotóxicos pesquisados, sendo que em 2.254 (49%) não foram detectados resíduos, e 1.290 (28%) apresentaram resíduos com concentrações iguais ou inferiores ao Limite Máximo de Resíduos (LMR), estabelecido pela Anvisa. Foram consideradas insatisfatórias 1.072 amostras (23%) em relação à conformidade com o LMR.”

Os alimentos com maior grau de contaminação são: pimentão, morango, alface, pepino, abacaxi, cenoura, laranja, uva, mamão e tomate.

Sem falar nos produtos industrializados que acrescentam conservantes, corantes e muitos outros elementos cancerígenos que aumentam a atratividade e durabilidade deles na prateleira.

um homem entregando ao outo uma caixa com frutas, verduras e legumes frescos

priorize os alimentos orgânicos


Os fatores externos no aumento do envelhecimento podem ser controlados por você, e que de alguma forma terão impacto direto e fundamental sobre de que foma será sua vida a longo prazo.

Pense nisso e envelheça com qualidade e dê atenção aos alimentos que retardam o envelhecimento.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

Alimentos que combatem o envelhecimento no parque são domingos,  onde comprar Alimentos que retardam o envelhecimento em Pirituba,  Alimentos que retardam o envelhecimento para emagrecer na Leopoldina, como consumir  Alimentos que retardam o envelhecimento na lapa, onde encontrar Alimentos que retardam o envelhecimento em Pirituba e parque são domingos, receitas Alimentos que retardam o envelhecimento vila Jaguará e jaraguá

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page