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DO BLOG MANJERICÃO

  • John Soares

Artrite e artrose, alimentos que ajudam

Atualizado: Jun 4

Quem sofre com artrite e artrose sabe como é dolorido e limitante a doença.

No início é apenas dor, com o passar do tempo aparecem as limitações físicas.


Estimasse que mais de 350 milhões de pessoas no mundo sofram de artrite.

Primeiro vamos entende o que é artrite e o que é artrose:

Artrite – é uma inflamação nas articulações do corpo.

Artrose – é o desgaste da cartilagem que reveste as articulações

Vários fatores desencadeiam o processo, entre eles o envelhecimento natural do corpo, má alimentação, sobrepeso, falta de atividade física, entre outros.

Tem coisa que não dá para evitar como envelhecimento, mas as demais só depende de você.

Veja alguns alimentos que podem ajudar no controle da artrite e artrose.

Ômega 3, 6 e 9 – presente em grãos, sementes e peixes:

  1. Semente de chia

  2. Semente de linhaça

  3. Nozes

  4. Salmão

Alimentos ricos em antioxidantes, principalmente a vitamina C:

  1. Acerola

  2. Gojiberry

  3. Limão

  4. Maracujá

  5. Abacate

Alimentos ricos em fibras, muitas fibras:

  1. Pyssilium

  2. Farinhas integrais

  3. Farelo de trigo

  4. Aveia

  5. Farinha de banana verde

  6. Farinha de berinjela

  7. Farinha de maracujá



Farelo de TRigo


  1. Legumes

  2. Verduras verde escura, como a couve

Alimentos anti-inflamatórios: alguns são poderosos anti-inflamatórios, além de auxiliar a dar mais disposição física e mental:

  1. Gengibre

  2. Açafrão

  3. Inhame

  4. Própolis

  5. Chá canela velho

E o que você deve tirar ou diminuir muito da sua dieta para evitar artrite e artrose:

  1. Farinhas brancas no geral como a de trigo

  2. Açúcares, qualquer tipo, principalmente o branco, se não der para ficar sem use o mascavo, demerara ou de coco.

  3. Óleo de soja, substitua por azeite ou óleo de coco

  4. Alimentos industrializados

Faça atividade física, mesmo que seja uma caminha de 20 minutos por dia, seu corpo precisa de movimento, não fomos feitos para passar o dia sentado em frente à televisão, celular ou computador. Pequenas atitudes como deixar o carro estacionamento um pouco mais distante do lugar onde você vai, inclusive shoppings e supermercados, descer um ou dois pontos antes, subir escadas evitando elevador. Não precisa de tempo, apenas determinação.

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