top of page

Cacau em pó e sua importância para a saúde

O cacau em pó é muito importante para a saúde, uma vez que ele fornece vários benefícios impressionantes.

Isso porque, a sua composição nutricional é incrível, com bastante proteína, fibras, magnésio, zinco, vitamina B1 e muito mais.

Logo, quem busca ter uma alimentação incrível e saudável, deve incluir o cacau, que é a semente do fruto cacaueiro, na sua rotina alimentar.

Mas afinal, por que fazer isso? Bom, como dito, muitas vantagens para a saúde são possíveis através da ingestão dessa semente.

Então, confira abaixo como o cacau em pó é importante para se ter uma vida mais saudável.


Melhora o humor e alivia os sintomas da depressão

O efeito do cacau no cérebro é muito positivo para a melhora do humor e dos sintomas da depressão.

A explicação para tal acontecimento é os flavonoides presentes nessa semente, que estabilizam a serotonina, dando assim a sensação de prazer e bem-estar.

Inclusive, vários estudos mostraram que o consumo do cacau traz calma e relaxamento, reduzindo o estresse de maneira significativa.

Além disso, outros estudos apontaram que a semente está ligada a melhora da saúde de modo geral e ao bem-estar psicológico.

Assim sendo, incluir o cacau na sua rotina alimentar é crucial para a melhora do bom humor e para o alívio dos sintomas da depressão.




Melhora os sintomas da diabetes do tipo 2

O cacau quando está em pó também tem efeitos positivos e antidiabéticos, pois diversas pesquisas mostram que ele retarda a ingestão e absorção de carboidratos no intestino.

Dessa maneira, há uma melhora significa na secreção da insulina, acabando com a inflamação e estimulando a absorção de açúcar no sangue para o músculo.

Além disso, ele é responsável também por diminuir a resistência a insulina, o que acaba amenizando também o risco de diabetes.

No entanto, é importante citar que esse benefício só é possível quando a ingestão é feita da semente em pó, amarga mesmo, caso contrário você pode ter o efeito diabético.

Não vale chocolate em pó e ne achocolatado.


Ajuda no controle do peso

O cacau também é responsável por ajudar no controle do peso, uma vez que o seu consumo diminui a absorção e a síntese de gorduras.

Além disso, ao fazer a ingestão do cacau, você passa a ter a maior sensação de saciedade, pois auxilia na regularização do intestino.

Entretanto, esse benefício mencionado está ligado principalmente ao chocolate negro e não ao em branco ou ao leite, sendo que esses últimos são ricos em açúcar e gordura, tendo pouca quantidade de cacau em sua composição.

Inclusive, o cacau em pó não deve ser ingerido juntamente com produtos que são ricos em cálcio, com queijo, iogurte e leite, pois ele tem ácido oxálico, uma substância que é capaz de amenizar a absorção de cálcio no intestino, pois assim as vantagens do cacau são diminuídas também.


Previne a demência

Além de todos os benefícios citados acima do cacau em pó, ele também previne a demência.

Por ser rico em teobromina, que é um composto que possui atividade vasodilatora, favorecendo a circulação do sangue para o cérebro, ajudando assim a prevenir doenças neurológicas, como Alzheimer, por exemplo.

Sem contar que o cacau também apresenta uma grande quantidade de selênio, mineral esse que contribui para a melhora da cognição e da memória.


Ajuda a diminuir a inflamação

O cacau em pó e sua importância para a saúde é percebido também na diminuição da inflamação.

Por ter uma grande quantidade de antioxidante, ele é capaz de diminuir o dano celular ocasionado pelos radicais livre e a inflamação.

Inclusive, alguns estudos mostram que o consumo do cacau promove a diminuição da quantidade de proteína C reativa no sangue, que é um indicador usado para inflamação.


Reduz a pressão arterial

O cacau é também contribui para a diminuição da pressão arterial, uma vez que melhora os vasos sanguíneos ao influenciar na produção de óxido nítrico, que está ligado com o relaxamento dos vasos.

Dentro desse contexto, ele também contribui para o coração, em razão de ser rico em flavonoides e fitoquímicos, que combatem os radicais livres. Além disso, o cacau é também interessante por ajudar no controle dos níveis de colesterol.



Melhora a circulação do sangue

O consumo do cacau é essencial para a melhora da circulação do sangue, o que acaba trazendo consigo outro grande benefício a saúde: evitando a trombose.

Afinal de contas, quando a circulação do sangue está adequada, há uma melhor significativa no risco de formação de coágulos sanguíneos em razão de flavonoides.

Além desses benefícios impressionantes, o cacau em pó ainda é importante para a saúde porque:

· Controla o colesterol – rico em antioxidantes, ele regula os níveis de colesterol, prevenindo a formação de placas de ateroma;

· Previne a anemia – é rico em ferro, logo ajuda a prevenir e combater a anemia;

· Regula o intestino – tem uma grande quantidade de flavonoides e catequinas que chegam até o intestino grosso, que aumenta a quantidade de bactérias boas.


Como é usado o cacau em pó?

Agora que você já conhece a importância do cacau para a saúde, é o momento de entender como utilizá-lo na sua rotina alimentar.

De modo amplo, ele tende a ser usado no preparo das mais diferentes receitas, como bolos, smoothies, biscoitos, dentre outros.

Assim sendo, ele é uma alternativa interessante para você continuar consumindo aquilo que gosta, porém de forma mais saudável e consciente.

O cacau também é usado em cosméticos como cremes, sabonetes e mascaras, seu poder antioxidantefaz muito bem para a pele.

Então, teste receitas e passe a adicionar o cacau na sua alimentação, assim você usufruirá de todas as vantagens e benefícios citados.


Conclusão

Agora você já entende como o cacau em pó é importante para a sua saúde e entende até mesmo como ele pode ser incluído na sua rotina de alimentação.

Portanto, é só adicioná-lo a sua vida e contar com todas as vantagens que ele tem a oferecer, que, como você viu acima, são muitas e importantes.


Leia também em nosso blog:


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page