top of page

Castanha do Pará e sua função na saúde

Atualizado: 3 de jun. de 2021

A Castanha do Pará é um fruto que faz parte da família das oleaginosas, assim como as amêndoas e o amendoim, sendo pertencente de uma árvore da América do Sul chamada de Bertholletia excelsa.

Dessa maneira, ela apresenta diversas vantagens para a saúde, uma vez que é rica em selênio, fibras, fósforo, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B e E.

Portanto, é extremamente recomendado incorporá-la em uma alimentação equilibrada.

Inclusive, para que você fique motivado a fazer isso, conheça abaixo as várias vantagens que esse fruto pode trazer a sua saúde.

fundo de madeira com pote branco e diversas castanha

um fruto tipicamente brasileiro


Cheia de nutrientes

Em uma porção com cerca de 28 gramas, o que equivale a 8 unidade dessa castanha, você tem a seguinte tabela nutricional:

  1. Calorias: 187;

  2. Proteína: 4,1 gramas;

  3. Gorduras: 19 gramas;

  4. Carboidratos: 3.3 gramas;

  5. Fibra: 2,1 gramas;

  6. Selênio: 988% da ingestão diária de referência (DRI);

  7. Magnésio: 33% da DRI;

  8. Manganês: 17% da DRI;

  9. Cobre: 55% da DRI;

  10. Fósforo: 30% da DRI;

  11. Tiamina: 16% da DRI;

  12. Zinco: 10,5% da DRI;

  13. Vitamina E: 11% da DRI.

Sendo assim, fica evidente que a Castanha é um excelente fruto, especialmente por ser extremamente nutritiva.

Aliás, é por conta de tudo isso que muitas pessoas que desejam perder peso acrescentam esse alimento em suas dietas.

Reduz a inflamação

A Castanha do Pará é muito rica em antioxidantes, substâncias que ajudam na manutenção das células saudáveis do corpo, como selênio, vitamina E e fenóis, como ácido gálico e ácido elágico.

Em função disso, elas realizam o combate aos danos acarretados por moléculas reativas denominadas de radicais livres.

Por ter selênio, ainda ocorre um aumento nos níveis de uma enzima chamada de glutationa peroxidase (GPx), que ajuda a diminuir a inflamação e a proteger o corpo do estresse oxidativo – um desequilíbrio entre antioxidantes e radicais livres que podem levar a danos nas células.

fundo branco com pote de porcelana com castanhas do pará dentro de fora do pote

a quantidade de consumo diária é fundamental para aproveitar os benefícios


Bom para o cérebro

A Castanha do Pará tem ácido elágico e selênio, os quais são vantajosos para o cérebro.

A razão para isso é que o ácido elágico é uma espécie de polifenol nesse fruto, tendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que tem efeitos protetores e antidepressivos no cérebro.

Para provar isso foi feito um estudo em idosos com deficiência mental que consumiram essa castanha do Brasil por um dia durante 6 meses. Além de obterem aumento de selênio, eles também mostraram fluência verbal e função mental bem mais aprimoradas.

Ora, os níveis baixos de selênio estão relacionados a doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, logo a ingestão adequada desse nutriente é importante.

Ajuda na função da tireoide

A tireoide é uma pequena glândula que tem formato de borboleta localizada na região da garganta.

A sua função é secretar hormônios essenciais para o crescimento, regulação da temperatura do corpo e metabolismo.

O tecido da tireoide apresenta uma grande concentração de selênio, pois ele é fundamental para produção do hormônio tireoide T3, bem como proteínas que protegem a tireoide de danos.

A baixa ingestão de selênio pode acarretar danos celulares, atividade tireoidiana reduzida e distúrbios autoimunes e a doenças graves. Além disso, pode haver um aumento  do risco de câncer de tireoide.

Inclusive, um grande estudo mostrou que pessoas com baixo nível de selênio apresentam uma prevalência maior de doenças de tireoide, como hipotireoidismo e aumento da tireoide, quando comparado com aquelas que apresentam níveis adequados.

Bom para o coração

A castanha do Pará também é boa para o coração, pois apresenta ácidos graxos saudáveis, como gordura poli-insaturadas e são ricos em antioxidantes, fibras e minerais. Assim, há uma diminuição de chances de doenças cardíacas.

Um estudo feito em cerca de 10 adultos saudáveis investigou os efeitos desse fruto nos níveis de colesterol. Foi dado 5, 20 ou 50 gramas de castanha.

Após 9 horas, o grupo que recebeu a porção da castanha apresentava níveis mais baixos de colesterol ruim (LDL) e níveis altos de colesterol bom (HDL) em comparação aqueles que receberam doses baixas.

Outro estudo feito analisou a ingestão de castanha em obesos com deficiência de selênio em tratamento para doença renal. Foi descoberto que aquele que consumiram a castanha diariamente, por cerca de 8 semanas, tiveram um aumento significativo dos níveis de colesterol bom.

Diante de tudo isso, fica evidente que a castanha do Pará é realmente boa para o coração.

fundo de madeira com cesta no formato de coração

bom para o coração


Mantém os cabelos e as unhas saudáveis

Por ser rica em ômega 3, vitaminas E, zinco, vitaminas e selênio, o consumo regular desse fruto ajuda na saúde dos cabelos, das unhas e das peles.

Esses nutrientes são fundamentais para o fortalecimento do cabelo, evitando assim a queda dos fios, favorecendo a cicatrização da pele, prevenindo o envelhecimento precoce, bem como a formação de rugas, e, por fim, fortalece as unhas.

Excelente fonte de energia

Por ser rica em gorduras, em especial poli-insaturadas e monoinsaturadas, essa castanha fornece mais calorias para o corpo.

Além disso, ela é rica em potássio e proteínas e, por esse motivo, é possível adicionar esse fruto no café da manhã e lanches antes ou depois dos exercícios físicos, favorecendo até mesmo o crescimento, bem como a recuperação dos músculos.

Como consumir?

Para obter os benefícios mencionados aqui da castanha do Pará para a saúde, o indicado é consumir 1 fruto por dia, cerca de 5 dias na semana.

Entretanto, é válido citar que não é recomendado ingerir mais de 10 gramas por dia, uma vez que grandes quantidades desse alimento acarreta alguns efeitos colaterais, como:

  1. Dor;

  2. Fraqueza muscular;

  3. Manchas nas unhas.

No mais, a castanha pode ser guardada em um local fresco e protegido da luz do sol para não perder as suas propriedades. Além disso, ela pode ser consumida crua ou em conjunto com frutas, saladas, vitaminas, sobremesas e cereais.

Conclusão

Viu como a castanha do Pará tem função importante na saúde? Então, não deixe de inclui-la na sua alimentação.

No entanto, não se esqueça, respeite a quantidade recomendada para não sofrer com possíveis efeitos colaterais.

Aqui no Empório Manjericão trabalhamos apenas com as Castanhas do Pará mais nobres, as tipo exportação. Temos laudo técnico e garantia de qualidade. Compre a granel com segurança.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page