top of page

Como usar o chimichurri

Atualizado: 3 de jun. de 2021

Um tempero completo que não pode faltar na cozinha, a pedido dos clientes vamos ensinar como usar o Chimichurri.

Certamente você já comeu este tempero em algum lugar, mas não sabia o nome.

É muito comum em churrascaria para acompanhar a carne. Trata-se de um tempero argentino e que vem ganhando a mesa dos brasileiros.

pote tombado sobre uma tabua de madeira com chimichurri

Chimichurri desidratado do Empório Manjericão


O Chimichurri é muito versátil e pode ser usado antes ou depois do alimento pronto.

Se uso vai desde legumes, tempero de saladas e todos os tipos de carne. Isso mesmo fica bom com tudo, até para comer com pão.

O Chimichurri é composto de ingredientes desidratados que em contato com o meio líquido expande e ganha sabor.

Temos duas versões dele:

Chimichurri sem pimenta: cebola, alho, tomate, cebolinha verde, orégano, pimentão, manjericão, mostarda folhas, louro, salsa, noz moscada, sal, endro gill e alecrim desidratados.

Chimichurri com pimenta: cebola, alho, tomate, cebolinha verde, orégano, pimentão, manjericão, mostarda folhas, louro, salsa, noz moscada, sal, endro gill, alecrim, pimenta calabresa desidratados.

A versão com pimenta não é forte e pode ser usado com tranquilidade.

Para preparar é muito simples, no uso para tempero para colocar no alimento desejado, sem hidratar. Lembrando que ele expande no contato com o meio líquido então não exagere na quantidade até você achar o ponto de uso do seu gosto.

pote com chimichurri temperado

Mais líquido para uso em saladas.


Como molho para saladas e acompanhamento de grelhados use a seguinte receitas:

  1. 2 colheres de sopa de Chimichurri

  2. 6 colheres de sopa de azeite

  3. 2 colheres de sopa de vinagre

Misture tudo, nesta proporção ficara um molho mais grosso, se quiser ele mais líquido para usar em saladas é só acrescentar mais azeite e vinagre, sempre use a proporção e 3 de azeite e 1 de vinagre.

Depois de pronto o molho pode ser guardado na geladeira por até 3 dias.

Mas você pode também fazer sua receita personalizada dando seu toque pessoa.

Como armazenar o Chimichurri: sempre guarde em vidro bem fechado, ele absorve com facilidade a umidade do ar, se ficar meio grudado no pote não tem problema, com um garfo consegue soltá-lo, apenas certifique que está dentro do prazo de validade.

carne com molho de chimichurri

mais consistente para uso como molho em carnes prontas


Veja os benefícios dos ingredientes que contêm este super tempero:

Cebola:

  1. possui boa quantidade de vitamina c e betacaroteno, uma xicara de cebola cozida fornece aproximadamente 225mg de potássio.

  2. Um excelente remédio para o coração, a presença de adenosina na cebola, substância que impede a formação de coágulos, foi mostrada por pesquisadores, como um alimento importante no combate aos ataques cardíacos.

Alho

  1. considerado como um super-alimento proporcionando importantes benefícios para a saúde. Rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos que deve fazer parte de uma dieta alimentar equilibrada e saudável. É um antioxidante e anticoagulante ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Rico em selênio e vitamina C previne vários tipos de câncer incluindo o de próstata e colón. Pesquisas mostram que cozinhar o alho com carne, reduz substâncias químicas cancerígenas.

Tomate

  1. rico em betacaroteno substância que auxilia a evitar câncer de próstata, rico antioxidantes, previne doenças cardiovasculares. Entre seus benefícios etá no auxílio a prevenção da catarata em função da alta concentração de vitamina A. Possui propriedades diuréticas.

Cebolinha verde

  1. um dos melhores antibióticos naturais. Indicada para tratamento da acne e a artrite reumatoide, e recentemente ganhou status de alimento anticancerígeno, em especial os de próstata e do estômago. Combate a salmonela, bactéria presente em alguns alimentos (ainda mais nos preparados com pouca higiene).Comer cebolinha todos os dias regula a pressão arterial e combate o estresse. Também é fonte de fósforo, ferro e cálcio

Orégano

  1. um poderoso digestivo e um excelente alimento para manter o coração saudável. É antisséptico, anti-inflamatório, possui vitaminas A, C. B e K, além de cálcio, ferro, manganês, zinco, potássio, ômega 3 e magnésio.

Pimentão

  1. possui vitaminas com complexo B, combate os radicais livres, pois é rico em antioxidantes prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Manjericão

  1. Uma erva de inúmeras propriedades: digestiva, diurética, refrescante, afrodisíaca, anti-inflamatória, cólicas menstruais, alivia sintomas de gripes e resfriados, rico em vitamina K que auxilia na construção de massa óssea.

Mostarda folhas

  1. rica em fibras e com um sabor que faz toda a diferença, possui vitamina do complexo B, A, C, E e K, além de ferro, magnésico, cálcio, fosforo e manganês.

Louro

  1. possui vitaminas A, B, C e D. Rica em fibras e carboidratos além de cálcio, ferro, magnésio e potássio. É um anticancerígeno, digestivo e auxilia na melhora de problemas gastrointestinais. Ajuda a controlar o nível de glicose no sangue, um excelente tempero para incluir na alimentação de diabéticos.

Salsa

  1. Rica em Vitamina C, possui três vezes mais que uma laranja, além de vitaminas do complexo B e Vitamina D. Auxilia na redução da retenção de líquidos. Possui minerais importantes como cálcio, fosforo, ferro, magnésio, enxofre e potássio. O Chá de salsa é um ótimo diurético e auxilia no controle da pressão arterial.

Noz moscada

  1. de alto teor nutritivo, possui cálcio, potássio, manganês, ferro, vitaminas do complexo B, ácido fólico entre outros. Auxilia no controle do estresse, cansaço e estimula o cérebro, mas deve ser consumida com muita moderação, apenas uma pequena pitada. Alivia cólicas menstruais, faz bem para a pele e cabelos, indutor do sono, melhora a circulação sanguínea, alivia sintomas de gripes e resfriados. Possui vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, ácido fólico, potássio e flavonoides

Endro gill

  1. excelente digestivo, possui diversos minerais além de ferro e uma quantidade significativa de fibras.

Alecrim

  1. um remédio natural para uma variedade de doença como prevenção do câncer, melhora da memória e humor. Utilizado para diminuição de enxaqueca, alívio da dor, anti-inflamatório, aumenta a imunidade, antidepressivo.

Pimenta calabresa

  1. auxilia na perda de peso e na queima de gordura, pode ser uma ótima aliada nas dietas. Também ajuda na saúde do coração e pode ser consumida diariamente.

Leia também em nosso blog:

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem  lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Faça seu pedido pelo WhatsApp 11 97052-5630.

Entregamos me toda região de Pirituba, Lapa, Leopoldina, Parque São Domingos, Vila Maria Domitila, City América, Mangalo, Jardim Santo Elias,  Jardim Regina, Vista Verde, Jaraguá e Jaguará.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como

1.518 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page