top of page

Licopeno, para que serve?

Você já ouviu falar no licopeno? Ele é um dos antioxidantes mais poderosos existentes, fazendo grupo dos carotenoides - substâncias responsáveis pela pigmentação de frutas, legumes e outros alimentos.


O seu consumo é capaz de prevenir o desenvolvimento de uma série de doenças, como problemas cardiovasculares, câncer, osteoporose, distúrbios da circulação, hipertensão, dentre outros.

Inclusive, antes de começar falando sobre o que ela serve, é interessante mencionar que a


Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que o consumo ideal de frutas, legumes e verduras deve ser em torno de 400g por dia, o que se refere também aqui ao licopeno.


Com isso em mente, abaixo você vai entender mais sobre, compreendendo para que serve essa molécula. Confira agora mesmo!


Conheça o licopeno

O licopeno é um nutriente vegetal que possui propriedades antioxidantes, assim ele ajuda o organismo contra danos causados por compostos chamados de radicais livres.


Diversos estudos mostram que o consumo de licopeno tem ligação com a diminuição no risco do desenvolvimento de uma série de problemas crônicas, como câncer em geral.


Grande parte da concentração de licopeno estão, de forma ampla, na casca dos alimentos, se comparados à sua polpa e também nos alimentos produzidos em áreas mais quentes.


Mas afinal, para que serve o licopeno?

É interessante conhecer a serventia do licopeno, que traz consigo uma série de benefícios e vantagens. Então, confira abaixo!


Previne o câncer

Essa substância é capaz de prevenir uma série de canceres, como aqueles:

· Pulmão;

· Ovário;

· Rins;

· Bexiga;

· Pâncreas;

· Próstata.


O motivo é simples: ele evita que o DNA das células sofra alterações em razão da presença dos radicais livres, evitando que haja transformação maligna e proliferação das células cancerígenas.


Um estudo feito in vitro mostrou que o licopeno foi capaz de diminuir a taxa de crescimento de tumores de mama e da próstata.


Outra pesquisa realizada com pessoas também apontou que a ingestão de carotenoides, incluindo aqui os licopenos, foi capaz de diminuir em até 50% o risco no desenvolvimento de câncer de pulmão.


Protege contra substâncias tóxicas

Um estudo ainda demonstrou que a ingestão regular e em quantidades corretas de licopeno foi capaz de proteger o organismo contra a ação de substâncias tóxicas, como herbicidas e pesticidas, por exemplo.


Diminui o risco de doenças cardíacas

Uma vez que ele ainda impede a oxidação do LDL, que é responsável pela formação das placas de aterosclerose, que é um dos fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas.


Além disso, o licopeno serve para aumentar a concentração de HDL, que é denominado e mundialmente conhecido como o colesterol bom e que promove a saúde do coração, sendo assim, capaz de regular até mesmo as taxas de colesterol.


Protege o corpo contra os efeitos ultravioleta do sol

Foi feito um estudo em que o grupo de pessoas foram divididas entre dois:

1. O primeiro consuma 16 mg de licopeno;

2. Outro que consumiu o placebo.


Ambos os grupos eram expostos ao sol para que a pesquisa fosse realizada e trouxesse os dados.


Ao final de doze semanas, foi visto que o grupo que havia consumido o licopeno apresentava lesões menos severas do que aqueles que consumiram o placebo.


Essa ação do licopeno pode ser ainda mais eficiente quando a sua ingestão é associada ao consumo de beta-carotenos e vitaminas E e C.


Como resultado desse grande benefício, o licopeno também protege contra o envelhecimento da pele.


Ora, esse é um dos fatores que tem influencia na quantidade de radicais livres que circulam no corpo, o que é regulado e combatido pelo licopeno.


Previne o desenvolvimento de doenças oculares

Foi apontado em um estudo ainda que o licopeno auxiliava na prevenção do desenvolvimento de doenças celulares, como a catarata e a degeneração macular, evitando assim a cegueira e promovendo a melhora da visão.



Fortalece a imunidade

O licopeno ainda age de modo direto na imunidade. Desse modo, torna-se difícil que doenças, como gripes e resfriados, abalem a saúde do seu organismo.


Além de todas essas utilidades para o licopeno, alguns estudos apontam ainda que ele ajuda na prevenção da doença de Alzheimer.


Isso porque, ele apresenta propriedades antioxidantes, prevenindo o surgimento de convulsões e perda de memória, por exemplo.


O licopeno também diminui a taxa de morte de células ósseas, prevenindo então o surgimento da osteoporose.


Fontes de licopeno

Agora que você já entende para que serve o licopeno, é interessante ainda conhecer quais são as principais fontes dessa substância. Veja abaixo:

· Tomate;

· Melancia;

· Mamão;

· Cereja;

· Toranja;

· Manga;

· Repolho roxo;

· Pimentão vermelho;

· Goji berry;

· Goiaba vermelha.


Como visto, há muitas opções e você pode incluir cada uma delas na sua rotina, em especial as frutas.


No caso do pimentão vermelho, por exemplo, é interessante utilizá-lo para temperar a comida, assim você dar um sabor a mais para as suas refeições e ainda usufrui de todas as vantagens que são oferecidas por ele.


Além disso, é possível também consumir o licopeno através da suplementação, caso seja o seu interesse.


Porém, é sempre importante fazer a consulta médica para garantir a suplementação adequada e condizente com as suas necessidades.


Isso porque, não é aconselhável e nem saudável fazer a ingestão de suplementos sem orientação médica especializada.


No entanto, o ideal é sempre fazer a ingestão através de uma boa alimentação, uma vez que existem muitas fontes de licopeno, pois essa é a melhor alternativa sempre.


Conclusão

Agora você já sabe para que serve o licopeno e é só apostar nos alimentos que são ricos nessa substância para incluir hoje mesmo na sua rotina alimentar.


Como visto, há várias opções e todas elas são saudáveis, porém, se preferir, aposte na suplementação.


· Leia também em nosso blog:


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




113 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page