Mitos e verdades sobre o Kefir

Muito se fala dos seus benefícios na saúde, vamos desvendar os mitos e verdades sobre o Kefir.

Apesar de ser relativamente novo a ampla divulgação do Kerfir, o seu uso se data historicamente antes de Cristo, ou seja, estamos falando de uma bebida milenar.

Bom, mas se é tão antiga assim porque não é vendida em larga escala?

Até hoje a indústria não conseguiu produzir e manter as propriedades do Kefir. Ao ser produzido em grande quantidade ele perde parte dos benefícios.

O Kerfir é passado entre as pessoas através de doação, e assim se mantem uma corrente de troca sem fins lucrativos, apenas alguém que doa com objetivo de ajudar ao próximo.

Entre os mitos e verdades sobre o Kefir é que ele só funciona se for doado. Na verdade, como ele não é vendido, a única forma de adquirir é através de doação.

O Kefir é um probiótico, e como tal traz inúmeras benfeitorias a saúde. Auxilia no melhor funcionamento dos intestinos, aumenta a imunidade, ajuda no controle do diabetes e colesterol.

Os probióticos são alimentos ricos em micro-organismos vivos que trazem enormes vantagens a saúde.

Dá uma olhadinha no post que falamos em relação aos probióticos e pre-bióticos, clique aqui.

O seu consumo diário traz inúmeras vantagens, ele aumenta a absorção dos nutrientes pelos intestinos, durante sua produção a lactose é eliminada, podendo ser consumida por pessoas com intolerância a lactose.

Cultivada no mundo todo, países como a Finlândia, Rússia, Polônia, Suécia, Alemanha e Áustria o Kefir já faz parte da rotina dos moradores.

Apesar do cultivo ser relativamente fácil, o Kefir exige um cuidado diário, ao longo do tempo as pessoas desistem porque se cansam de cuidar dele todos os dias.

Ele cresce em média de 5% a 7% no período de 24 horas, então chega uma momento que adquire um volume significativo, quando isto acontece ou se produz um maior volume ou doa-se o excesso.

Há dois tipos de Kefir: o de água e o de leite. Para que ele se desenvolva é necessário um tipo de açúcar, no caso do Kefir de água deve-se acrescentar o açúcar mascavo.

Já na cultura do kefir de leite o próprio açúcar do leite o alimenta.

Se cultivado em água ele pode ser tomado puro ou misturado com sucos e vitaminas, tem um sabor azedo que lembra um pouco o vinagre.

Quanto maior a colônia mais acido ele ficará, o segredo é achar a quantidade ideal de kefir versus leite que agrade ao paladar.

No processo feito pelo leite o resultado é um produto com consistência de iogurte, sendo possível seu consumo com frutas, granolas, vitaminas e até em uso de receitas.

Os benefícios tanto no cultivo em água ou leite são bem parecidos, aliás este é outro dos mitos e verdades sobre o Kefir. Há quem ache que apenas o Kefir de leite é bom.

O sabor, textura e propriedades do Kefir podem variar de acordo com a região que ele é cultivado, sua consistência e benefícios são alterados em países que tem a temperatura muito baixa. Estas alterações não prejudicam os seus efeitos no corpo.

O que muita gente não sabe é que ele não precisa ser cultivado só no leite de vaca, o leite de cabra, camela, ovelha e búfala também funcionam. Leite em pó não serve, mas no leite de arroz e leite de coco é possível seu cultivo.

O kefir de leite tem uma cor branca meio amarelada, parece pequenos pedaços de couve-flor, tem consistência gelatinosa e é bem bonitinho.

Já o Kefir de água é meio bege com uma cor aproximada do açúcar mascavo e com estrutura parecida ao do Kefir de leite.

Quanto maior a colônia mais leite ou água são necessários, chega uma hora que não se dá conta de consumir tudo, neste momento pode-se doa-lo.

Neste caso, deve-se separar uma quantia equivalente a uma colher de sopa, enrolar em um filme plástico e congelar. Assim ele não estraga ao ser descongelado e volta a produzir normalmente.

Alias se quiser doar seu Kefir, nos distribuímos gratuitamente a quem precisar. É só deixar aqui no Empório Manjericão, sempre tem gente procurando.

Se nunca usou o Kefir, não tem segredo. Você vai precisar:

· 1 vidro com capacidade aproximada de 500ml

· um tecido fino, tipo voal para tampar o vidro

· uma peneira

· leite ou água + açúcar mascavo.

Mergulhe a colônia de Kerfir no leite ou a água com açúcar e deixe por 24 horas tampado com o voal, depois desse tempo coe o líquido com a peneira, reserve para o consumo.

Lave o Kefir com bastante água na própria peneira, de maneira que não na pia, e inicie o processo novamente por mais 24 horas.

Se quiser parar a produção por um curto período, deixe ele na geladeira e volte a produção no momento que puder. Não ultrapasse uma semana.

O Kefir é como um animal de estimação, se for ficar fora por um longo tempo peça à alguém cuidar dele por você.

No Facebook existem várias comunidades que distribuem o Kefir, é só procurar por pessoas que estejam doando e pegar o seu. Não se esqueça de fazer o mesmo de forma que a corrente não se quebre.

Em tempos de corona vírus e aumento de imunidade o consumo de Kefir pode ser uma boa escolha.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

· Leia também em nosso blog:

· receitas com mel

· chás para gripe

· se preparando para o inverno

· O que são probiótico e pre-bióticos

· pimentas emagrecem e fazem bem para a saúde?

· alimentos ricos em cálcio

· dieta detox

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos. Assim nos ajudar a disseminar o melhor da comida natural.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Faça seu pedido pelo WhatsApp 11 97052-5630.

Entregamos me toda região de Pirituba, Lapa, Leopoldina, Parque São Domingos, Vila Maria Domitila, City América, Mangalo, Jardim Santo Elias, Jardim Regina, Vista Verde, Jaraguá e Jaguará.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

ESTE CONTEÚDO FOI EXTRAÍDO DO NOSSO BLOG EMPÓRIO MANJERICÃO

Leia a material completa em nosso blog: https://blog.emporiomanjericao.com.br/mitos-e-verdades-sobre-o-kefir/


62 visualizações
SIGA
  • face.png
  • insta.png
  • g+.png
  • youtube.png
Loja Parque São Domingos:

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, 758

Parque São Domingos - SP - Brasil

11 2506-9343 - whatsApp 11 97052-5630

Seg – Sex 09h30 - 19h30

Sab  09h30 - 17h30

 
 

contato@emporiomanjericao.com.br

 

 

 

© Empório Manjericão

  • email.png