top of page

O poder dos temperos

Atualizado: 26 de abr. de 2021

O que você sabe sobre o poder dos temperos?

Temperos não apenas dão um sabor especial aos alimentos, mas tem funções terapêuticas que podem auxiliar no tratamento de doenças. O poder dos temperos é incrível. 

Em primeiro lugar vamos lembrar que ninguém gosta de comida sem tempero, correto?

O tempero pode chamar a atenção pelo sabor ou apenas pelo aroma.

Acho que depois que os europeus descobriam as Índias e começaram a comercializar as especiarias o mundo da gastronomia nunca mais foi o mesmo.

Algumas ervas não alteram o sabor dos alimentos, mas conferem um aroma incrível, ou as vezes apenas dá aquela cor no prato, com o colorau e o açafrão.

Mesmo assim aqueles que aparentemente só dão cor tem propriedades importantíssimas.



Açafrão da terra

Veja por exemplo o açafrão, ele é dá um colorido especial principalmente nas carnes brancas, mas também é um excelente anti-inflamatório, auxilia na prevenção do mal de Alzheimer, ajuda a combater dores musculares, é bom para pele, entre outros.

Uma mistura de sal com ervas é excelente para reduzir o consumo de sal, consequentemente deixando o alimento mais nutritivo.

Você pode aumentar os nutrientes, deixando assim suas refeições além de saborosas com poderes curativos.

Se você não tem tempo de ficar picando ou comprando temperos frescos, saiba que no Empório Manjericão você acha uma variedade incrível, são mais de 50 tipos de temperos desidratados.

Vamos dar boas razões para você consumir mais temperos, além, claro de deixar os pratos mais saborosos.

Cebola é um poderoso anti-inflamatório, entre os principais benefícios da cebola está o auxílio na recuperação de gripes e resfriados. Para quem não gosta do sabor forte dela o ideal é usa-la no preparo de arroz, feijão, carnes e refogados. Assim, depois de cozida ela perde a acidez.

Alho, esse não deve faltar na sua cozinha. Ele aumenta a imunidade, melhora a saúde do coração, auxilia nas inflamações das articulações. O principal beneficio do alho é trazer vida longa para quem consome.



Orégano

Orégano, é um tempero bastante usado por não ser muito forte. Comum encontra-lo em pizza, mas ele pode e deve ser usado o máximo possível. Considerado um super tempero, o orégano tem como principal benefício auxiliar na digestão. É rico em antioxidantes, combate o colesterol alto.

Segunda uma pesquisa feita pela USP – Universidade de São Paulo, o óleo de orégano é um conservante natural de alimentos e pode vir a substituir os conservantes artificiais usados na indústria.



Alecrim

Uma outra pesquisa feita pela Unicamp, mostra que o orégano possui mais de 200 antioxidantes e fenólicos capazes de retardar o envelhecimento.

Fenólicos são estruturas químicas presentes nos alimentos vegetais que auxiliam na prevenção de doenças

O alecrim, já tem um sabor mais marcante e deve ser usado em menor quantidade. Ótimo para refogar legumes fica muito bom com batatas assadas. Acrescente algumas folhinhas nos sucos para deixa-los mais refrescantes. Um dos principais benefícios do alecrim é tratar sintomas da depressão, conhecido também como a erva da alegria. Use e abuse dele.

Salsinha, só pelo aroma dela já dá vontade de colocar em tudo. Ela realça o sabor e a cor doa alimentos. A salsinha tem como benefício ser rica antioxidantes, é diurética e auxilia no controle da pressão arterial.

Manjericão, pensa naquele molho pesto feito com azeite e manjericão, pois bem, não é só no sabor que ele é fantástico, entre os benefícios do manjericão está a melhora da disposição física, auxilia no aumento da libido e no tratamento dos sintomas da menopausa. Certamente você deve deixa-lo sempre a mão na cozinha.

Ah! E nem falamos aqui das misturas que já temos pronta aqui no Empório Manjericão como o Tempero Ana Maria, Tempero Baiano, Tempero Edu Guedes, Tempero Sírio, Curry e muitos outros. Tudo pronto para facilitar sua vida. Experimente.

Leia também em nosso blog:

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

150 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page