top of page

O que são antioxidantes

Atualizado: 26 de abr. de 2021

Você certamente já ouviu falar que determinado alimento é rico em antioxidantes, correto?

Mas o que é mesmo isso? Para que servem os antioxidantes? Vamos falar sobre isto neste blog.

Segundo um site da USP voltado a pesquisa sobre alimentação ” Os antioxidantes são um conjunto de substâncias formado por vitaminas, minerais, compostos vegetais e até enzimas que podem ser usadas como aditivos para preservar alimentos retardando o processo de deterioração, rancidez e descoloração decorrentes da oxidação.”

Os antioxidantes também são conhecidos por auxiliar a retardar o envelhecimento, assim como nos alimentos ele teria um poder de manter nossas células preservadas por mais tempo.

A indústria alimentícia, na sua maioria usa em larga escala os antioxidantes assim os produtos passam a ter um prazo de validade maior.

A questão é que muitos destes antioxidantes são sintéticos e seus acúmulos no organismo pode causar câncer. Certamente ler rótulos é fundamental.

É sempre bom lembrar que devemos ao máximo evitar os produtos industrializados, vale ressaltar que comida de verdade se compra na feira.

Mas quais são os alimentos ricos em antioxidante que auxiliam a manter a juventude?

Assim como os alimentos oxidam e estragam, nosso corpo faz este mesmo processo.

A indústria da beleza investe em pesquisas como objetivo de descobrir cosméticos que possam retardar o envelhecimento. Há muitas promessas falsas, mas a ânsia por se manter jovem levam muitas pessoas a acreditarem em qualquer coisa, por esta razão pesquise antes de comprar.



Semente de chia

Os antioxidantes não têm apenas a função de combater os radicais livres e por consequência o envelhecimento, eles agem também como um poderoso anti-inflamatório.

Bons hábitos alimentares associado a atividade física tem poderes quase milagrosos na saúde.

Sim existem na natureza uma infinidade de grãos, frutas e verduras com esta função sem que você precise consumir capsulas. Entre eles estão principalmente as frutas cítricas como limão e laranja.

Recentemente parceria de pesquisadores da Unicamp, USP, ESALQ, FOP e uma Universidade no Chile testaram algumas frutas típicas da Mata Atlântica com alto poder de antioxidação.

São frutos pouco conhecidos pelos brasileiros por serem muito regionais.

Estamos falando dos frutos bacupari-mirim, araçá-piranga, cereja-do-rio-grande, grumixama e ubajaí. Guarde estes nomes, em breve eles farão parte da sua alimentação.

Mas em quanto estas milagrosas frutinhas não chegam as nossas mesas podemos usar o que a natureza já nos oferece, que alias é em grande quantidade e variedade.



Veja a lista de itens ricos antioxidantes que você pode consumir, e lembre-se sempre de consultar um médico ou um nutricionista, afinal você é único.

Frutas: limão, laranja, goiaba, kiwi, frutas vermelhas no geral: morango orgânico, blueberry, gojiberry, cramberry e abacaxi.

Grãos: aveia,linhaça, chia.

Chás: dente de leão, cavalinha e centelha asiática.

Temperos: colorau, azeite, cúrcuma ou açafrão da terra.

Verduras: couve, brócolis e espinafre.

Associe pelo menos 5 dos listados acima na sua dieta, faça atividade física, medite, durma bem e viva mais.

Leia também em nosso blog:

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page