top of page

O que são espessantes e estabilizantes

Atualizado: 3 de jun. de 2021

Nosso objetivo no Empório Manjericão é levar os cuidados além da alimentação, informar e desvendar tudo sobre alimentação faz parte da nossa missão, por isso esta semana vamos explicar o que são os espessantes e estabilizantes.

O motivo pelo qual vamos falar deste assunto, tem a ver com o que temos insistido há algum tempo: que é aprender a ler rótulos.

Não podemos consumir algo que não temos ideia do que significa. Sempre dizemos, se não sabe o que é, então não coma.

mesa branca com tem 3 coloridos

espessantes naturais e artificiais


Muitas das embalagens contêm estes dois ingredientes, vamos entender quais são suas funções e esclarecer o que são espessante e estabilizante alimentares.

O que é um espessante? O próprio nome já diz, ele tem o objetivo de deixar um alimento espesso, mais grosso.

Os espessantes são utilizados em geleias, sorvete, maioneses, pastas e patês.

Existem espessantes de origem animal e vegetal, então vegetarianos e veganos é bom ficar de olho nos rótulos.

Os espessantes mais comuns são a gelatina, colágeno, agar a agar, goma xantana, goma arábica.

Dependendo do tipo de alimento usa-se um espessante. Por exemplo, as gomas são utilizadas em alimentos que em contato com a água formam uma espécie de gelatina.

Deixam os alimentos espessos, usadas em sobremesas e alimentos em pó, que ao serem misturados em água tornam-se sucos ou shakes.

A goma xantana, que aliás vendemos na loja,  é frequentemente usada pelo consumidor final, algo que até pouco tempo só era conhecido pela indústria alimentícia.

Uma das vantagens dela é que  fica estável tanto em temperaturas altas e baixas, não alterando o resultado da receita.

 A goma xantana  é obtida através do processo de fermentação de uma bactéria chamada Xanthomonas campestres. Procurada para uso em pães e bolos veganos com a função de substituir os ovos na massa.

3 potes com geleias

espessantes também são usados em cosméticos


Outra que vemos muito nos rótulos é a goma agar, que  é que o agar agar, também conhecido como gelatina vegetal. Produzido através de algas marinhas, ela não dissolve em meio frio, assim da mesma forma que a gelatina, antes usá-la deve ser dissolvida em água quente.

O agar agar é bem interessante pano uso em substituição a“gelatina” e mousses, o bom que é usa-se a mesmo proporção da gelatina em receitas, então não tem como errar. Menos risco para os ”chefs” iniciantes ou aqueles que por vezes se arriscam na cozinha.

A goma arábica é comum ver escrita em rótulos, ela é composta por sais de  cálcio, potássio, ácido arábico e magnésio. Bem comum na utilização de cosméticos, essências e óleos.

Outra da lista encontradas nos ingredientes de produtos industrializado são as pectinas, proveniente do bagaço da maça e de alguns frutos cítricos.  Elas são comuns em sorvetes e coberturas de bolos e doces.

Tem um espessante que usamos direto em casa, mas não nos damos conta, é o amido de milho. Em receitas de bolos em pães sem glúten ele faz o papel de espessante, permitindo o resultado de uma massa menos quebradiça.

O amido de milho normalmente vem descrito em forma de um ingrediente e não como um espessante.

Já os estabilizantes trabalham em conjunto com os espessastes, de maneira a manter nos alimentos suas características naturais.

O próprio nome já sugere “estabilizar”, ou seja, manter do alimento  estável, sem alterações de cor e sabor.

Os estabilizantes não dão consistência aos alimentos, esta é uma função dos espessantes. Mas eles trabalham em conjunto de maneira a deixar o produto industrializado com maior durabilidade e com características a que lhes competem.

Os estabilizantes são considerados aditivos alimentares, e sobre isso escrever um blog bem explicativo, clique aqui e leia todo o conteúdo.

As funções principais de um estabilizante, quando acrescentado a um alimento industrializado, são de:

  1. Manter o sabor do alimento por longo tempo

  2. Manter a cor do alimento, deixando o mesmo atrativo aos olhos

  3. Aumentar a vida útil e o prazo de validade na prateleira do supermercado

  4. Manter a qualidade nutricional

Não há legislação que determine o limite de espessantes e estabilizantes nos alimentos, nem pesquisas que indicam que se uso frequente possa fazer mal à saúde.

Também não há indícios que possam causar alergias, porém, é sempre bom ficar alerta, e caso apresente algum sintoma, deve-se prestar atenção nos hábitos de consumo de produtos com estabilizantes e ou espessantes. Além claro, de procurar um médico.

Apesar disso, devemos evitar produtos industrializados e optar em comer alimentos em natura, verduras, legumes e frutas devem fazer parte da nossa alimentação diária.

Ir à feira, descascar mais e desembalar menos deve ser a meta para quem quer ter saúde, longevidade e aumentar a imunidade.

Pense nisso!

Gostou do nosso post: o que são espessantes e estabilizante? Deixe um comentário e compartilhe com amigos.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos. Assim nos ajudar a disseminar o melhor da comida natural.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem  lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Faça seu pedido pelo WhatsApp 11 97052-5630.

Entregamos me toda região de Pirituba, Lapa, Leopoldina, Parque São Domingos, Vila Maria Domitila, City América, Mangalo, Jardim Santo Elias,  Jardim Regina, Vista Verde, Jaraguá e Jaguará.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

1.716 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page