Qual a melhor forma de congelar suas refeições

Repensar a alimentação tem sido um pauta importante com a pandemia do Novo Corona Vírus, e neste post vamos dar dicas de alimentos saudáveis e qual a melhor forma de congelar suas refeições.

Primeiro ao preparar a própria comida se tem certeza de quais são os ingredientes utilizados.

Certamente você não vai colocar um monte de conservantes e corantes, o máximo que vai acontecer é usar os ingredientes de forma e errada e desbalanceada.

Claro que aquela comidinha preparada na hora é uma delícia, o aroma do preparo, a cor, uma mistura que estimula o paladar.

Mas, para quem não tem tempo ou não gosta muito de ficar na cozinha, uma possível solução é congelar suas refeições.

Além disso é muito mais barato fazer e congelar do que comprar pronto.

Então qual a melhor forma de congelar suas refeições e o que deve ir ou não ao freezer é o que vamos contar agora.

A primeira coisa é desconstruir o que já ouviu sobre este assunto. Tudo pode ser congelado, tudo mesmo, porém, a questão é o resultado quando descongelado.

Isso é outra história, alimentos como frutas e verduras nunca mais serão os mesmos depois de descongelados, mesmo assim ainda há a possibilidade de serem usados em sucos, sopas e refogados.

Então dá sim para congelar alface, mesmo que só use no preparo de um caldo.

Provavelmente nunca passou pela sua cabeça congelar uma rúcula, mas temos que ter em mente que precisamos diminuir ao máximo o desperdício de alimentos, não só por uma questão econômica, mas pelo planeta.

Qual a melhor forma de congelar suas refeições, vamos começar listando por categoria:

Categoria - 1 frutas

· Corte em cubos de aproximadamente 3cm, coloque em uma assadeira de metal distante um cubo do outro. Leve ao freezer e quando congelar tire da assadeira e coloque em um potinho ou saquinhos ZIP.

· Se juntar tudo ao congelar fica difícil separar, caso queira usar apenas uma parte das frutas.

· Sorvetes feitos com frutas congeladas são mega saudáveis e nutritivos. Dá uma olhada nesta receita.

Categoria 2 - verduras e hortaliças

· Todas as verduras cruas são passiveis de serem congeladas do mesmo modo que as frutas, mas aqui faça pequenas “trouxinhas” ou bolinhas e usar o mesmo processo, colocar na assadeira e depois de congelado porcionar em potes ou sacos zip.

· Porém as verduras quebram com facilidade quando congeladas, as vezes até no toque da mão. Por isso cuidado ao manuseá-las.

· Já os temperos como a salsa e hortelã congele nas forminhas de gelo, a quantidade é proporcional a uma colher de sopa.

Categoria 3 - ovos, leite, iogurte e queijo

· Também é possível congelar os 4, mas o sabor não fica lá essas coisas.

· No caso do queijo fica ótimo em receitas que ele precisa derreter, por exemplo, risotos.

· Já os ovos descongelados ficam ótimos em um omelete.

· E os iogurtes ficam divinos em vitaminas.

· Ah! dica importante, não congele os ovos com as cascas, eles vão explodir e fazer uma meleca. Quebre ele e coloque em pequenos potes.

Categoria 4 - legumes

· Os legumes também ficam bem esquisitos ao descongelar, quase impossível de comer cru, mas naquela sopa mega nutritiva use tranquilamente.

· Também corte em fatias ou cubos, não congele inteiro porque fica complicado de utilizar.

Categoria 5 - refeições prontas

· Sabe aquele restinho de arroz que sobrou ou um bocadinho de carne refogada? Basta botar em potinhos, identificar o que tem dentro e congelar.

· Não esqueça de anotar a data, isso é bem importante, eles podem ficar congelados por até 90 dias.

· Uma dica é comprar canetas permanentes e escrever nas tampas, não precisa de etiqueta adesiva. É possível passar um álcool na tampa que a tinta sai completamente.

Uma informação relevante e não levar os alimentos quentes ao freezer, espere que eles esfriem, ou forçar o resfriamento colocando os potes em uma bacia com gelo.

Tirar o excesso de ar das embalagens, por isso os saquinhos são ótimos, é possível tirar o ar com mais facilidade do que nos potes.

Quanto menos ar, menor é a quantidade de cristais de gelo que se formam evitando assim a alteração do sabor quando descongelado.

Outra dica é quanto mais rápido for o resfriamento, mais perfeito é a conservação das propriedades e do sabor, então nada de congelar as sobras no dia seguinte.

Congele apenas o que acabou de preparar ou aqueles legumes, verduras e frutas que certamente estragarão na geladeira.

No processo de descongelar tire do freezer um dia antes, deixe na parte de baixo da geladeira por no mínimo 12 horas e aqueça.

Procure não descongelar em cima da pia, evitando contaminar e fazer mal à sua saúde.

Se for usar os legumes e verduras no preparo de um sopão jogue eles congelados na panela, acrescente água e dê os toques finais de tempero.

Da mesma forma com as frutas, coloca no liquidificador junto com a água e bate bem. Como a fruta está gelada acrescente a água em temperatura ambiente deixando assim uma bebida bem fresquinha.

Ao separar as porções coloque em potes na quantidade que irá utilizar, não é recomendado recongelar um alimento. Desta maneira evita-se o desperdício.

Vale lembrar que congelador da geladeira não é a mesma coisa que freezer. Para garantir a saúde dos alimentos congelados a temperatura tem que ser abaixo de 18 graus (-18°C) e o congelador da geladeira não consegue chegar a esta temperatura.

Então mãos à obra se conscientizando em relação ao desperdício de comida e o aumentando o aproveitamento do que se tem em casa.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

· qual o melhor óleo para fazer fritura

· Nutrientes que podem interferir nos medicamentos

· Como fazer o Chai Indiano

· Chás para dormir melhor

· Receitas Árabes na versão vegetariana

· Você conhece o Kumel

· Porque usar o açúcar de coco

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.





ESTE CONTEÚDO FOI EXTRAÍDO DO NOSSO BLOG EMPÓRIO MANJERICÃO

Leia a material completa em nosso blog: https://blog.emporiomanjericao.com.br/qual-a-melhor-forma-de-congelar-suas-refeicoes/

0 visualização
SIGA
  • face.png
  • insta.png
  • g+.png
  • youtube.png
Loja Parque São Domingos:

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, 758

Parque São Domingos - SP - Brasil

11 2506-9343 - whatsApp 11 97052-5630

Seg – Sex 09h30 - 19h30

Sab  09h30 - 17h30

 
 

contato@emporiomanjericao.com.br

 

 

 

© Empório Manjericão

  • email.png