top of page

Saiba tudo sobre o chá de moringa

Atualizado: 4 de jun. de 2021

Nos últimos dois anos a mídia tem divulgado bastante as propriedades do chá de moringa, neste post vamos dar informações para que você saiba tudo sobre o chá de moringa.


A moringa é uma planta medicinal também conhecida como árvore da vida. Rica em vitamina C, minerais, ferro além de ser um poderoso antioxidante.

O nome científico é Moringa Oleifera. O mais utilizado são suas folhas na infusão de chá ou em pó na ingestão junto com outros alimentos.

Ela é utilizada com várias finalidades, porém, ainda não há estudos científicos que atestem sua eficácia, mas há diversos relatos de usuários que foram beneficiados com o seu consumo.

A moringa é uma planta milenar utilizada abundantemente nos campos e interior. É uma arvore de médio porte e encontrada com facilidade. Sua comercialização em larga escala e recente, aproximadamente uns 4 ou 5 anos.

Uma planta riquíssima em ferro e utilizada que auxilia os casos de anemia e baixa imunidade.  Contém muitas fibras que beneficia o melhor funcionamento dos intestinos, a redução do colesterol e controle do diabetes.

Tem sido muito utilizada no ramo de cosméticos em função da rica concentração de vitaminas do complexo B, além de vitamina A e E.

A Vitamina A é responsável pela melhora da visão, a moringa tem boa concentração de betacaroteno que é o responsável pela fixação da Vitamina A no organismo.

Seu poder anti-inflamatório é usado no tratamento e prevenção de artrites e artroses.

Mas vale lembrar que chá é remédio e sempre deve ser consumido através da orientação de um profissional da área.


Chá de moringa para que serve

  1. Prevenção de diabetes

  2. Combate ao colesterol

  3. Melhorar a visão

  4. Auxiliar o funcionamento dos intestinos

  5. Reduz o apetite

  6. Previne o envelhecimento

Chá de moringa onde comprar

Para comprar a moringa vá a lojas de produtos naturais. Em 2019 a Anvisa proibiu a venda da Moringa, pois argumenta que não há comprovações cientificas e nem pesquisas suficientes sobre os seus benefícios.

Mas há controvérsias, segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que faz parte do Ministério da Agricultura,  “Uma planta rica em proteínas, vitaminas e minerais, com quatro vezes mais betacaroteno que a cenoura, sete vezes mais vitamina C que a laranja e baixas calorias”  ainda conforme consta no site da Emprapa “As folhas, vagens verdes, flores e raízes da moringa também podem ser consumidas por crianças e adultos (no caso da raiz, é preciso retirar a casca, que é tóxica. Porém, a raiz é comestível e tem um sabor picante que se assemelha ao do rabanete, diz o pesquisador Frederico Lisita). Por possuir fibras, a planta ajuda a manter a sensação de saciedade. Rica em cálcio, ferro e zinco, a moringa também combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento, de acordo com o pesquisador. Lisita afirma também que ela atua no combate à hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e aumenta a imunidade.”


Chá de moringa como fazer

Fazer o chá de moringa é simples. Ferva uma xícara de água, desligue o fogo, acrescente 1 colher de chá da Moringa, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Tome sem adoçar. Não há um horário específico para a ingestão do chá.

Como cultivar a moringa

Ela pode ser plantada em vasos, mas se adapta melhor a o chão. Gosta de calor e sol, se estiver em vaso você pode no inverno deixá-la dentro de casa em um lugar que bata muita luz.

Fácil de cultivar você pode regar de 1 a duas vezes por semana, ela é resistente a seca.

No uso de suas folhas espere até que ela tenha atingido pelo menos 90cm.

Trata-se de uma arvore de pequeno porte.

Veja outras posts em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Onde comprar chá de moringa em Pirituba e Parque São Domingos. Comprar chá de moringa Leopoldina, lapa e Freguesia do Ó

207 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page