top of page

Semente de mostarda sua história e seus benefícios

Atualizado: 3 de jun. de 2021

Semente de mostarda sua história e seus benefícios

A semente de mostarda é muito famosa por compor o molho de mostarda, que tem o sabor bem específico e amargo. Alguns amam, já outros odeiam, essa é a melhor descrição para esse produto.

No entanto, diferente do molho industrializado, as sementes trazem diversas vantagens e benefícios para a saúde, tudo por conta das propriedades nutritivas presentes nela, como minerais e vitaminas.

Ora, não é à toa que ela tem seu uso datado há muito tempo, pois promove melhoras na saúde, combatendo diversas doenças e problemas.

Sendo assim, confira abaixo mais sobre a semente de mostarda: sua história e seus benefícios. Veja!

colher de pau com semente de mostarda

semente de mostarda amarela


História das sementes de mostarda

É importante começar entendendo um pouco da mostarda, que é uma hortaliça cujo a utilização é muito antiga, sendo bastante conhecida pelo seu sabor amargo e a sua aparência parecida com o brócolis, tanto no tamanho quanto no formato das suas folhas.

Ela é uma que planta pertence a família das Brassicaceae, tem o caule reto e simples, além de folhas alternadas e longas.

As sementes que essa planta oferece são usadas desde a Antiguidade, tanto na culinária quanto na medicina alternativa.

Só para se ter uma ideia, os egípcios faziam uso dessa semente para tratar e combater problemas respiratórios.

Existem dois tipos de sementes da mostarda:

  1. Amarela;

  2. Marrom

Em todo caso, ambas apresentam benefícios e servem como ingrediente principal para a fabricação de pasta e do molho de mostarda.

Com relação a sua composição e o que ela apresenta, a mostarda é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, além de outros minerais e nutrientes que são fundamentais para o funcionamento adequado do corpo.

Benefícios da semente de mostarda

Agora que você já conhece um pouco da história e sabe que essa semente é utilizada há bastante tempo, é o momento de entender o porquê de isso acontecer.

Ora, o principal motivo do uso dessa semente são os benefícios que ela oferece. Conheça os principais abaixo!

Reduz o colesterol

As sementes da mostarda são responsáveis por diminuir o colesterol.

Isso porque, elas têm a capacidade de ligar os ácidos biliares ao sistema digestivo, o que torna mais fácil remover os ácidos presentes no organismo.

Os ácidos biliares compreendem geralmente o colesterol, de forma que, o processo de ligação ajuda na redução dos níveis de colesterol presente no corpo.

fundo de madeira escura com colher de pau com semente de mostarda e pote com mostarda pronta

semente de mostarda vai além de um condimento


Previne o envelhecimento da pele

Em razão da grande quantidade de vitamina presente nessa semente, ela apresenta o efeito antioxidante, logo é capaz de ajudar a manter a pele muito mais firme e jovem.

Além disso, previne também o envelhecimento precoce, uma vez que trabalha combatendo os radicais livres presentes nas células.

No mais, por ser rica em ômega 9, a semente da mostarda é capaz de potencializar a absorção da vitamina A, o que torna os seus efeitos sobre a pele ainda mais impressionantes.

Ajuda na cicatrização de feridas

As sementes de mostarda também são responsáveis por ajudar na cicatrização das feridas, visto que tem propriedades anti-inflamatórias, o que reduz os sintomas da inflamação na região, como dor e inchaço, por exemplo, assim a cicatrização é muito mais rápida.

Sem contar que ela tem ação na coagulação sanguínea, o que evita que surjam sangramentos e assim o processo de cicatrização tende a ser acelerado.

Como se não bastasse tudo isso, essa pequena semente da mostarda tem o efeito antimicrobiano,

o que previne o aparecimento de infecções no local da ferida, o que pode acabar tornando a cicatrização mais demorada.

Fortalece o sistema imunológico

A mostarda ainda é responsável por fortalecer o sistema imunológico uma vez que tem vitamina A e vitamina E em grande quantidade, o que é essencial para o funcionamento adequado das células do organismo.

Afinal, assim se torna possível combater mais facilmente os radicais livres e ajuda em uma melhor resposta do corpo contra as infecções.

Fazendo então o organismo ser bem mais protegido e o sistema imunológico forte.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares

A semente de mostarda é rica em gorduras boas, como ômega 3, o que naturalmente promove a redução dos níveis de colesterol ruim, conhecido como LDL, colesterol total e triglicerídeos.

Além disso, em função da sua propriedade antioxidante, ela ainda previne que a gordura se acumule nos vasos e favorece a melhor circulação sanguínea.

O que diminui o risco de doenças cardiovasculares, como AVC, infarto ou aterosclerose, por exemplo.

fundo branco com pote de cerâmica com semente de mostarda

use para temperar tudo e até em sucos


Melhora a circulação do sangue

Ainda há uma melhor impressionante da circulação do sangue com essa semente, o que é ideal para acalmar e parar as dores nos músculos.

Afinal de contas, ela tem efeito analgésico e traz o alivio para os membros, curando assim as dores de todos os tipos, como a do reumatismo, por exemplo.

Alivia os sintomas da menopausa

A semente da mostarda é ótima também para aliviar os sintomas da menopausa na mulher em razão do cálcio presente e do magnésio.

Ora, ambos previnem a perda óssea durante essa fase e trazem o apoio necessário para os alívios dos incômodos presentes durante a menopausa.

Regula o intestino

Além de todos os benefícios visto acima, a semente de mostarda também é ideal para regular o intestino, pois apresenta propriedades digestivas e laxantes.

Assim, ela atua diretamente na saúde do intestino e no funcionamento adequado dele, além de ser muito boa para acabar com a prisão de ventre.

Como consumir a semente de mostarda?

Por fim, é importante aprender como fazer uso dessa semente na sua rotina para obter os benefícios que você conheceu acima.

Então, de forma ampla, ela pode ser utilizada para preparar molhos e no tempero de assados e carnes.

No caso da semente fria, por exemplo, você pode usá-la para temperar arroz, peixes e pode até mesmo acrescentar no iogurte, por exemplo.

Conclusão

A semente de mostarda é um alimento muito poderoso e que traz consigo vários benefícios e vantagens para a saúde, uma vez que é rica em nutrientes e minerais importantes para o organismo.

Portanto, comece a inclui-la na sua alimentação de forma adequada e passe a garantir mais qualidade de vida com essa semente.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo.

Em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

80 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page