background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

Semente de girassol e seus benefícios



A semente de girassol e seus benefícios devem ser conhecidos por todas as pessoas, já que há muitas vantagens na inclusão desse alimento no seu cardápio.


Além disso, se trata de um produto acessível, podendo ser encontrado em vários supermercados e lojas de produtos naturais, dando aquele sabor a mais para as suas refeições.


Então, com isso em mente, conheça abaixo sobre a semente de girassol e seus benefícios para a saúde. Confira agora mesmo!


Protege o coração e o intestino

Vamos começar falando que a semente de girassol é responsável por proteger o coração e o intestino, já que é uma excelente fonte de vitamina E, proteínas e fibras.


Sem contar que ela é rica também em outros nutrientes importantes, como:

· Fósforo;

· Potássio

· Magnésio;

· Zinco;

· Ferro;

· Selênio, dentre outros.

Dessa maneira, todos esses nutrientes, bem como os antioxidantes encontrados na semente de girassol, fazem com que ela se torne um excelente alimento para a manutenção da saúde cardiovascular.


Em suma, isso é possível porque estes compostos contribuem para o controle do colesterol e assim passam a evitar que haja o acúmulo de gordura nas artérias.


Contudo, para que esse benefício seja possível, é preciso que se garanta uma alimentação equilibrada e, se possível, que envolva prática de atividades físicas.


Melhora o funcionamento do intestino

As sementes de girassol, como dito anteriormente, são ricas em fibras, o que significa que elas contribuem diretamente para um excelente funcionamento do trânsito intestinal.


Dessa maneira, o seu consumo contribui para a prevenção e o tratamento de problemas comuns, como a constipação, por exemplo.


No entanto, a semente de girassol e seus benefícios não conseguem por si só garantir o funcionamento correto do intestino, é necessário ainda que você tenha uma boa hidratação, fazendo o consumo de água na quantidade certa diariamente.


Contribui para o emagrecimento

Essa é, com certeza, um dos grandes benefícios da semente de girassol: ela contribui para o emagrecimento mais rápido.


Isso porque, o consumo desse alimento está ligado diretamente ao aumento da saciedade, o que diminui a vontade de comer e isso automaticamente reduz a ingestão de calorias.


Sem contar que a semente de girassol ainda apresenta gorduras mono e poli-insaturadas, que são denominadas de gorduras boas. Sendo que essas gorduras boas são responsáveis também por ajudar no emagrecimento.


Todavia, é sempre importante mencionar que a semente de girassol ajuda na perda de peso, não tendo efeito milagroso neste processo, pois é necessário ainda que haja um cuidado com a saúde.


Garante a saúde dos olhos e da pele

A semente de girassol apresenta uma grande quantidade de vitaminas E e selênio, que contém ação antioxidante e isso faz com que ajudem a melhorar a saúde dos olhos e da pele.


Ora, esse tipo de ação é facilmente explicado por que estes compostos evitam os danos causados pelos radicais livres, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce da pele e no aparecimento de problemas relacionados a idade, como a degeneração macular, por exemplo.


Contribui para o ganho de massa muscular

A semente de girassol e seus benefícios também podem ser percebidos no ganho de massa muscular, pois há uma contribuição para o alcance da hipertrofia.


Esse tipo de vantagem é possível por diversos fatores importantes, como:

· A grande quantidade de proteínas, que faz com que haja uma construção de fibras musculares;

· Nos minerais, como cálcio e magnésio, que ajudam na contração da musculatura;

· Nas gorduras boas, que, além de serem fontes de energia, contribuem ainda paro o aumento e ganho de massa magra.


Alivia o estresse

Como a semente de girassol tem na sua composição magnésio, naturalmente ela ainda é responsável por acalmar, aliviando o estresse e até mesmo a enxaqueca.


Como se não bastasse tudo isso, este alimento ainda é rico em colina e triptofano, assim combate a ansiedade e até mesmo a depressão, melhorando a função cerebral e ajudando a memória.


Combate ao câncer

A semente de girassol e seus benefícios não param por aí, ela ainda contribui para o combate ao câncer, pois é rica em selênio e isso aumenta a reparação do DNA. Dessa maneira, há um impedimento da multiplicação das células cancerígenas.


Previne osteoporose

As vantagens são muitas, a semente de girassol ainda é responsável por prevenir a osteoporose, pois contêm proteínas que fazem a reparação do tecido muscular e assim ajudam em várias funções enzimáticas do organismo.


Além disso, a proteína é também crucial para o desenvolvimento dos ossos, assim há a prevenção da osteoporose, ajudando no desenvolvimento correto da matriz óssea, dando força óssea também.


Como consumir a semente de girassol?

Agora que você entende sobre a semente de girassol e seus benefícios, é chegado o momento de conferir como ela pode ser consumida na sua rotina alimentar.


Hoje ela pode ser incluída de diversas formas na alimentação, sendo as duas principais:

· Crua sem casca;

· Torrada sem casca


Na versão torrada, por exemplo, você pode adicioná-la em massas, saladas ou até mesmo sopas, sendo possível, inclusive, fazer o consumo dela em aperitivos ou lanches.


Coloque um pouco de semente de girassol crua na frigideira, salpique com um pouco de sal e pimenta, leve ao fogo baixo até que estejam tostadas. Use em saladas ou para comer como petisco.


No entanto, é importante respeitar a quantidade, sendo recomendado que se consuma em média de 1 a 2 colheres de sopa sementes de girassol por dia, pois com isso você tem os benefícios e não sofre com efeitos


Importante

A semente de girassol é oleosa e não pode ser armazenada em saquinhos ou potes plásticos, coloque em potes de vidros bem fechados e compre apenas a quantidade que vai comer na semana, assim você evita que fique rançosa


Conclusão

A semente de girassol e seus benefícios, como visto aqui, são muitos e contribuem diretamente para melhora significa da saúde, pois oferece muitas vantagens.

No entanto, é importante que se faça o consumo na quantidade correta, sem exageros, respeitando a limitação diária, assim você só vai colher os benefícios que são possíveis dela.





Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




40 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png