top of page

Tratamentos naturais para a menopausa

Atualizado: 19 de out. de 2021



Chega uma fase da vida de um grande número de mulheres que é inevitável não passar pelos sintomas da menopausa. Eles são vários e nem todas elas apresentam os mesmos sintomas, sendo que algumas podem nem mesmo apresentar um sinal sequer.


No entanto, quando surgem, os sintomas da menopausa podem atrapalhar muito o dia a dia e o bem-estar. A boa notícia é que existem tratamentos naturais para menopausa bastante eficientes. Se você tem interesse em conhecer quais são eles, continue lendo este artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.


• O que é a menopausa e quais são os sintomas

• Tratamentos naturais para a menopausa


O que é a menopausa e quais são os sintomas

A menopausa é uma fase do ciclo reprodutivo da mulher que se caracteriza pelo fim da menstruação e da fertilidade. Normalmente, ela chega em torno dos 50 anos, no entanto, é possível que mulheres mais jovens, a partir dos 40 anos, já apresentem os primeiros sinais dessa mudança.


Antes de haver o completo término das menstruações, existe o chamado climatério, quando iniciam os primeiros sinais, provocados pelas alterações hormonais, em especial, a redução dos níveis de estrogênio. Entre os sintomas mais comuns, estão as ondas de calor e a irregularidade das menstruações.


Mas existem muitos outros. São eles as alterações de humor, dificuldade de dormir, secura vaginal, redução da libido, suores noturnos, incontinência urinária, problemas de memória, pele seca, aumento do peso, perda de massa óssea e dor de cabeça.


Além disso, cada mulher pode apresentar um ou mais desses sintomas e há até mesmo quem não apresente nenhum. De todo o modo, a questão é que quando aparecem costumam ser bastante incômodos. Para tanto, existem diversos tipos de tratamentos.


O mais indicado é aquele prescrito pelo seu médico. Mesmo assim, é possível se valer dos tratamentos naturais para menopausa, que consistem na ingestão de alguns chás, alimentos e cápsulas, que podem complementar os demais tratamentos.



Tratamentos naturais para a menopausa

Veja a seguir quais são alguns exemplos de tratamentos naturais para menopausa que podem ajudar a aliviar os sintomas desse período da sua vida.


• Chá de agoniada

Uma opção de chá para reduzir os sintomas da menopausa é o de agoniada, que é chamado ainda de agonia, arapuê e jasmim-manga. Entre outros benefícios, trata-se de uma erva bastante eficiente para diminuir as cólicas menstruais e regular o ciclo menstrual.


Normalmente, encontram-se as flores da agoniada para fazer chá e obter os seus benefícios. Além de ser importante o cuidado para não ser consumida em excesso, de forma alguma pode ser usada por mulheres que estejam grávidas ou amamentando.


Para a menopausa, também é útil por contar com efeito laxativo, antidepressivo, analgésico, calmante e diurético.


Para fazer o chá de agoniada pode-se usar 10 gramas (ou uma colher de sopa) de suas flores para um litro de água, sendo que elas devem ser colocadas na água para que fervam por 10 minutos. Depois que amornar, basta coar e beber quatro vezes por dia.

maca peruana em pó

Maca peruana

Consiste em um tubérculo parecido com um rabanete e tem com origem a região dos Andes, podendo ser encontrada em forma de pó no Brasil. O seu principal benefício é o de aumentar a libido, o que é bastante útil para as mulheres que estejam passando pela menopausa.


Além disso, possui em sua composição diferentes vitaminas e minerais, bem como proteínas e antioxidantes, que fornecem demais vantagens. Outros sintomas que a maca peruana pode aliviar são as ondas de calor, a secura vaginal e as alterações do sono e de humor.


Para esse tratamento natural para menopausa, o melhor é conversar com o seu médico para que ele ajude a definir a dosagem adequada para a sua situação.



• Cápsula lecitina de soja

Mais uma opção para reduzir os sintomas da menopausa é consumir as cápsulas de lecitina de soja. É um derivado da soja, a qual é muito utilizada nesse período do ciclo menstrual, uma vez que oferece inúmeros benefícios.


Além disso, essas cápsulas são fontes de vitaminas do complexo B e de ácidos graxos poli-insaturados. Todos esses nutrientes ajudam a amenizar os efeitos das alterações hormonais típicas do período.


Embora possua outros benefícios, para quem está entrando na menopausa a substância age principalmente na redução das mudanças de humor, das ondas de calor, do ganho de peso e dos distúrbios do sono.


Também ajuda a diminuir a secura vaginal, melhora a libido e controla a perda óssea. A dosagem certa para o consumo das cápsulas lecitina de soja é a recomendada pelo seu médico, por isso, converse com ele.


• Chá de folha de amoreira

A folha de amoreira é mais uma opção entre os tratamentos naturais para menopausa, uma vez que essa planta oferece substâncias que ajudam a regular os hormônios femininos. Assim, trata-se de uma grande aliada na hora de diminuir os sintomas comuns desse período.


Usada também para aliviar o estresse e ansiedade, algo muito comum nesta fase da vida.


Ela possui 25 vezes mais cálcio que a quantidade de leite integral, e como na menopausa há uma perda natural deste mineral, podendo levar a uma osteopenia, incluir o chá de amora é mais que recomendado.


Para fazer o chá de amoreira é bastante simples. Basta acrescentar uma colher de sopa de suas folhas em um litro de água fervendo. A bebida pode ser tomada quente ou fria, mas é preciso consumi-la ao longo do mesmo dia em que foi feita.


Soja

A soja é um dos alimentos que melhor colaboram com a redução dos sintomas da menopausa, por isso, é considerado mais um dos tratamentos naturais infalíveis para aliviar os desconfortos desse período.


A razão é pela presença de isoflavonas na sua formulação, sendo que eles têm a capacidade de aumentar os níveis de estrogênio no organismo. Esse é o hormônio que decai nessa fase do ciclo e provoca os principais sintomas.



Além disso, os alimentos ricos em soja são principalmente úteis para reduzir as frequentes ondas de calor. E entre as opções mais recomendadas, destacam-se o tofu, o missô e o leite de soja, que possuem a vantagem de serem alimentos bastante versáteis na cozinha.


Você pode ainda cozinhar os grãos da soja, remover a sua película e preparar diferentes receitas, como hambúrgueres. Outra dica é dar preferência para produtos feitos a partir de soja orgânica e não da transgênica.


Prevenção

Se é algo que não ouvimos falar é da prevenção da menopausa, algo que deveria ser abordado pelos médicos o quanto antes, por volta dos 30 anos.


Alguns fatores são fundamentais para chegar nesta fase da vida sem muitos transtornos como uma alimentação saudável e equilibrada, meditação e atividade física. O quanto antes começar melhor serão os resultados a médio e longo prazo.



Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




150 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page