top of page

Alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos

Atualizado: 15 de mar.


mesa de madeira com coentro e preparações de comidas veganas e vegetarianas

Existem alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos que são fundamentais para garantir saúde e qualidade de vida.


Ora, nos últimos anos, a adoção de dietas vegetarianas e veganas tem crescido significativamente devido aos benefícios para a saúde e preocupações com o meio ambiente.


No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como obter proteínas suficientes em uma dieta baseada em plantas. Sendo assim, acompanhe abaixo os alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos!

Porquê as proteínas são importantes

As proteínas são fundamentais para o organismo, uma vez que participam de vários processos biológicos.


Elas têm diversas funções vitais, como a construção e reparo dos seus tecidos, incluindo músculos, pele, cabelo e unhas.


Além disso, as proteínas são responsáveis pela produção de enzimas, hormônios e anticorpos, que são cruciais para o funcionamento do sistema imunológico e para a regulação de várias funções metabólicas.


A importância das proteínas para vegetarianos e veganos reside na necessidade de garantir um consumo adequado desse nutriente para sustentar as funções vitais do corpo.


Inclusive, as proteínas vegetais podem ser igualmente eficazes em fornecer os aminoácidos essenciais, que são os blocos de construção das proteínas, quando combinadas de maneira adequada na dieta.


Contudo, é importante diversificar a fonte de proteínas vegetais para garantir que todas as necessidades de aminoácidos sejam atendidas.


Alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos

Existem vários alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos. Abaixo você vai conhecer os principais!



Leguminosas

As leguminosas são uma das melhores fontes de proteína para vegetarianos e veganos. Dentre elas estão:

  • Grão-de-bico;

  • Lentilhas;

  • Feijão preto;

  • Feijão-carioca

  • Ervilhas.

Além de serem ricas em proteínas, elas também são fontes excelentes de fibras, vitaminas e minerais.

As leguminosas são versáteis e podem ser usadas em uma variedade de pratos, como sopas, ensopados, saladas e hambúrgueres vegetais.


Por exemplo, o grão-de-bico pode ser usado para fazer hummus, uma pasta deliciosa e rica em proteínas que pode ser consumida com vegetais ou pão integral.


As lentilhas, por exemplo, são ideais para sopas e ensopados, enquanto o feijão preto e o feijão-carioca são ótimos para pratos mexicanos e sul-americanos.


Tofu e Tempeh

Dentre os principais alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos vale mencionar também o tofu e tempeh.


Caso não conheça, o tofu e o tempeh são produtos à base de soja e são conhecidos por serem ricos em proteínas.


O tofu é extremamente versátil e pode ser grelhado, assado, frito ou adicionado a pratos mexidos.

Ele absorve facilmente o sabor de outros ingredientes, tornando-o uma adição versátil a várias receitas.


Por sua vez, o tempeh é uma alternativa fermentada que tem um sabor mais forte e textura firme, tornando-o ideal para grelhar ou cortar em pedaços para usar em sanduíches ou saladas.


Seitan

O seitan, também conhecido como "carne de trigo", é uma excelente fonte de proteína vegetal. É feito a partir do glúten de trigo e tem uma textura semelhante à carne.


Então, o seitan é muito versátil e pode ser grelhado, assado e utilizado como substituto da carne em receitas tradicionais.


Logo, é especialmente popular entre os vegetarianos e veganos que desejam uma alternativa à carne com sabor e textura semelhantes.


Nozes e sementes

Amêndoas, nozes, castanhas e sementes como chia, semente de abóbora e semente de girassol são ótimas fontes de proteína vegetal.


Além disso, elas são ricas em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais.


As nozes, por exemplo, são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para a saúde cardiovascular.


Essas nozes e sementes podem ser consumidas como lanches saudáveis, adicionadas a saladas ou usadas em receitas, como granola caseira ou barras de energia.


Cereais integrais

Os cereais integrais também são alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos.


Além de fornecer proteínas, eles são ricos em fibras, vitaminas do complexo B, ferro e outros nutrientes essenciais.


Portanto, dentre os cereais integrais que devem fazer parte da sua dieta estão:

  • Quinoa;

  • Aveia;

  • Arroz integral.

Então, a quinoa, por exemplo, é uma excelente fonte de proteína completa, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita.


Assim, ela pode ser usada como base para saladas, acompanhamentos ou até mesmo como substituto do arroz em pratos principais.


Vegetais e folhas verdes

Embora não sejam tão ricos em proteínas quanto alguns outros alimentos mencionados, vegetais de folhas verdes como espinafre, couve e rúcula são boas fontes de proteínas vegetais e fornecem uma variedade de vitaminas e minerais importantes.


Sem contar que, além de eles são ricos em fibras, são baixos em calorias, o que os torna uma escolha saudável para qualquer dieta.


Logo, você pode incorporar vegetais de folhas verdes em saladas, smoothies, sucos verdes e pratos refogados para aumentar sua ingestão de proteínas e nutrientes.


Legumes

Alguns legumes são alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos, como:

  • Brócolis;

  • Couve-flor;

  • Aspargos;

  • Cenouras.

Eles são excelentes ingredientes para pratos principais e acompanhamentos, e sua versatilidade permite que você os prepare de várias maneiras.


Por exemplo, o brócolis pode ser assado com azeite de oliva e temperos para um acompanhamento saudável e saboroso.


Leite vegetal e iogurte

Leites vegetais, como o de amêndoa, soja e aveia, bem como iogurtes à base de plantas, são opções ricas em proteínas.


Eles também são fontes de cálcio, que é importante para a saúde dos ossos e dentes.

Portanto, você pode usá-los em cereais, smoothies, café ou como substitutos do leite e iogurte convencionais em receitas de cozimento.


Suplementos de proteína

Se você está lutando para atender às suas necessidades de proteína, pode considerar o uso de suplementos de proteína vegetal.


Ora, existem várias opções disponíveis, como proteína de ervilha, proteína de arroz ou proteína de cânhamo.


Assim, esses suplementos podem ser adicionados a smoothies, shakes, ou usados para fortificar receitas, como panquecas ou barras de proteína caseiras.


É importante notar que a maioria das pessoas pode atender às suas necessidades de proteína por meio de uma dieta equilibrada sem a necessidade de suplementos.


Portanto, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um nutricionista antes de começar a usar suplementos de proteína.


Conclusão

Agora você já sabe quais são os alimentos ricos em proteínas para vegetarianos e veganos.


Logo, basta agora incorporar os alimentos mencionados para ter qualidade de vida e se manter saudável.




Gostou deste conteúdo? Compartilhe, curte, comenta, nos ajude a divulgar o melhor da alimentação natural.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.






112 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
  • Qual é o horário de funcionamento?
    Horários de funcionamento da loja física: De segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h30 Aos sábados das 9h30 às 17h30 Fechado aos domingos e feriados.
  • Quais as medidas de segurança dos produtos a granel?
    Cumprimos todas as normas determinada pela Vigilância Sanitária de São Paulo: • Nossos produtos são armazenados em potes de acrílico, que são 100% esterilizáveis, não pegam cheiro, não deixam resíduos e mantem sempre os produtos frescos. • Não compramos em grandes quantidades, desta forma temos sempre produtos frescos. • Nossos fornecedores são homologados e possuem laudo técnico dos produtos. • A cada novo lote de produto, lavamos e esterilizamos os potes para novo abastecimento, não misturamos produtos velhos com produtos novos
  • Como funciona nosso delivery?
    Entregamos nossos produtos para todo o Brasil, você pode comprar pela nossa loja virtual www.loja.emporiomanjericao.com.br Produtos congelados e resfriados as entregas são realizados no mesmo dia. O prazo de entrega e o valor do frete varia de acordo com o endereço do cliente, ao comprar em nossa loja virtual você já fica sabendo quanto vai pagar e quando receberá. A feira orgânica são entregues apenas as quartas feiras, para mais informações envie um WhatsApp para 11 97052-5630. Não recebemos pedidos pelo WhatsApp e nem por telefone.
  • Quais são as formas de pagamento?
    Loja física e entrega de feira orgânica: dinheiro, Débito, Credito, Cartão Alimentação, Cartão Refeição. Loja virtual: deposito bancário, transferência, PIX, cartão de credito, cartão de debito e boleto. BANDEIRAS ACEITAS: Visa, Master, Elo, Hipercard, Sodexo, VR, Alelo, Bem Visa Vale, Verocard, GreenCard e Ticket Alimentação. 🚫Não aceitamos cartão TICKET REFEIÇÃO
  • Como funciona a feira orgânica?
    Recebemos produtos frescos todas as quartas-feiras, antes disso não sabemos as disponibilidades nem o que receberemos. Para ser informado do que chegou envie uma mensagem para nosso WhastApp 11 97052-5630 com a seguinte frase “QUERO RECEBER FEIRA ORGÂNICA”, desta forma você será informado dos itens disponíveis no dia. As entregas são feita até um raio de 5km do Empório Manjericão. O frete será informado no ato da compra. Você pode comprar de duas formas: 1. CESTAS ORGÂNICAS: onde você escolhe o que quer receber dentro de cada cesta de acordo com os itens disponíveis no dia. As cestas você compra pela nossa loja vitual www.loja.emporiomanjericao.com.br • Cesta P – contém 2 verduras e 2,5kg de frutas e legumes variados • Cesta M – contém 3 verduras e 3,0kg de frutas e legumes variados • Cesta G – contém 3 verduras e 3,5kg de frutas e legumes variados 2. AVULSO: neste caso você deve comprar em nossa loja física ou fazer o pedido pelo WhatsApp 11 9052-5630. NOSSA FEIRA ORGÂNICA TEM CERTIFICAÇÃO. Se ficou na dúvida nos envie m WhatsApp que enviamos o certificado.
bottom of page