background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

ARGILAS PARA O ROSTO E SEUS USOS



O uso de argilas para tratar a pele é bastante comum e oferece inúmeros benefícios. Mas você sabe quais são os tipos de argilas e seus usos? Para entender tudo sobre o assunto continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.


• Benefícios do uso de argila na pele

• Tipos de argilas para a pele e seus usos

• Como aplicar a argila na pele


Benefícios do uso de argila na pele

O principal benefício de aplicar argila na pele é o fato dessa substância conseguir realizar uma hidratação profunda, bem como tornar melhor a sua elasticidade e deixá-la mais firme. Desse modo, a argila tem o poder de combater o envelhecimento das células que formam a pele.

O tratamento com argila, que recebe o nome de argiloterapia, também deixa a pele mais bonita, uma vez que promove a sua esfoliação, contribuindo com a circulação sanguínea e até mesmo com a redução de dores articulares.

E mais, a argila possui propriedade antibacteriana, anti-inflamatória e regeneradora, em especial, porque absorve as impurezas do tecido cutâneo. Sabe-se que todos os seus benefícios são decorrentes do aumento promovido no número de fibras de colágeno.

A argila pode conter ainda muitos nutrientes, de acordo com o seu tipo. Entre eles, destacam-se o ferro, o zinco, o alumínio, o magnésio, o cobre e o titânio, sendo que eles contribuem principalmente com a hidratação e limpeza da pele.

A argila pode ter também silício, que oferece efeito rejuvenescedor, bem como manganês, que atua na cicatrização da pele.


Tipos de argilas para a pele e seus usos

E se você achava que existe apenas um tipo de argila para realizar os tratamentos na pele, saiba que está enganada. Existem vários tipos, veja a seguir quais são eles e para que servem.



• Argila branca

Essa argila é a melhor para quem tem uma pele desidratada e sensível, já que conta com um PH bastante próximo do PH da pele, devido à presença de alumínio na sua composição.

Assim, promove o seu clareamento e remove a sua oleosidade sem desidratá-la. Outro uso da argila branca é para cicatrizar, pois diminui as inflamações.


• Argila cinza

Trata-se de uma argila que recebe maior teor de titânio, o que a torna um esfoliante eficiente, sendo ótima para eliminar cravos e espinhas e, por consequência, deixar a pele lisinha. Já os antioxidantes que existem na argila cinza são indicados para amenizar as manchas da pele.


• Argila verde

É indicada para tratar peles oleosas, onde a acne se desenvolve. Isso porque a argila verde é fonte, em especial, de alumínio e silício. Assim, conta com efeito esfoliante, antibactericida e adstringente, ideal para a redução de cravos e espinhas.

Outro uso é para quem deseja fechar os poros do rosto, bem como para absorver as impurezas da pele e eliminar agentes maléficos.


• Argila preta

Esse tipo tem as propriedades de antioxidante e estimulante, o que significa que contribui para o rejuvenescimento da pele. Chamada ainda de lama vulcânica, é obtida em profundidades maiores do que cinco metros.

O fato de receber altos níveis de silício e alumínio ajudam também a suavizar as manchas da pele. Já o seu efeito anti-inflamatório é ótimo para promover a desintoxicação da pele.


• Argila amarela

Consiste em uma argila rica em silício, que é considerado um regenerador de tecidos muito potente. A argila amarela também atua na síntese de colágeno, conferindo mais elasticidade para a pele e diminuindo inflamações e rugas.


• Argila vermelha

Sua principal característica é ser fonte de silício, cobre e óxido ferro, o que a torna indicada principalmente para as peles rosadas e sensíveis, embora combine com os demais tipos de cútis. O seu efeito mais notório é o hidratante, além da argila vermelha ser regeneradora e evitar que a pele envelheça.


• Argila marrom

Possui propriedades adstringente, purificante e cicatrizante, por isso, ajuda a combater a acne, além de proporcionar um aspecto mais jovem à pele. A argila marrom é conhecida ainda por tonificar a pele ativando a circulação do sangue, aliviando inflamações e mantendo-a mais firme.


• Argila rosa

Juntas, as argilas branca e vermelha, formam a argila rosa, com o diferencial de ser a mais suave entre as demais. Assim, é adequada para peles mais delicadas e sensíveis. Também serve para limpar a pele, eliminando células mortas, e tem efeito cicatrizante e antisséptico.


• Argila roxa

É a combinação da argila marrom e da rosa. O resultado é uma substância que consegue agir no combate à flacidez da pele, uma vez que tem papel importante na síntese do colágeno. A argila roxa é ideal para peles mais maduras, bem como secas e sensíveis.


Como aplicar a argila na pele

Além de conhecer os tipos de alergias para a pele e os seus uso, é essencial saber como aplicá-la. O primeiro passo consiste em lavar muito be

m a pele antes de iniciar o tratamento, para que não fique nenhum resíduo de maquiagem ou mesmo de oleosidade da própria pele.

Em muitos casos, a argila se encontra em forma de pó, o que exige acrescentar água mineral, agua micelar ou hidrolato, devagar para que a sua consistência se torne pastosa. Já se a argila for comprada como máscara facial pronta, ela deve ser aplicada com o auxílio de um pincel língua de gato ou mesmo com os dedos.


A Argila deverá ficar com uma consistência de creme dental, uma colher de sopa de argila é o suficiente para usar em todo o rosto.


Coloque a água com colheres pequenas de água, pois se errar na dosagem da água precisar colocar mais argila para dar o ponto correto de passar no rosto.


Para não ocorrer nenhuma irritação, é preciso ter o cuidado de não deixar a argila entrar em contato com os olhos, narinas e lábios, que são regiões mais sensíveis.


O indicado é deixá-la agir por 30 minutos ou até secar totalmente, mas verifique o tempo necessário que a argila deve ficar agindo na pele para oferecer todos os seus benefícios.


Ao removê-la, é adequado que a água usada esteja em temperatura ambiente. Por fim, é essencial secar muito bem a pele, além de esperar algumas horas para aplicar algum produto.


Use uma vez por semana, a argila pode ser usada também para dores articulares, prepare da mesma forma, mas deixe um tempo maior agindo no local, por pelo menos 60 minutos.


Para deixar a mascara de argila ainda mais eficiente use hidrolato e óleo essencial, veja quais são os mais indicados:

  • Hidrolato e óleo de lavanda para peles maduras.

  • Hidrolato e óleo de melaleuca para peles oleosas e com acne

  • Hidrolato e óleo de alecrim para peles oleosas e com acne

  • Hidrolato e óleo de verbena para aumentar o brilho e elasticidade.


Recomenda-se fazer o teste no punho ou atrás da orelha 24 horas antes de aplicar a argila para certificar-se que não causará alergia. E caso tenha pele sensível prefira as argilas mais indicadas para você.


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




38 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png

PERGUNTAS FREQUENTES

#demo.question.question1#


#demo.question.question1.answer1#




#demo.question.question2#


#demo.question.question2.answer1#

  1. #demo.question.question2.answer2#
  2. #demo.question.question2.answer3#
  3. #demo.question.question2.answer4#
  4. #demo.question.question2.answer5#




#demo.question.question3#


#demo.question.question3.answer0#

  1. #demo.question.question3.answer1#
  2. #demo.question.question3.answer2#
  3. #demo.question.question3.answer3#
  4. #demo.question.question3.answer4#
  5. #demo.question.question3.answer5#




#demo.question.question4#


#demo.question.question4.answer1#