background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

CHÁS QUE AJUDAM A DIMINUIR A RETENÇÃO DE LÍQUIDO E OS EFEITOS DA TPM

Atualizado: Abr 28

As mulheres são as que mais sentem os sintomas da retenção de líquido, principalmente no período Pré Mestrual (TPM), mãos e pés inchados, barriga saliente, pernas pesadas, seios doloridos. Tudo isso somado aumenta a irritação e o mau humor típicos da TPM.

Algumas atitudes simples podem melhorar este quadro, como o consumo mínimo de 2 litros de água por dia, diminuir o sal e ou consumir sal do Himalaia que possui 60% menos sódio, comer frutas ricas em água como melancia, melão e abacaxi. E incluir os chás que já eram recomendados pelas nossas avós, mas atenção chás diuréticos podem baixar a pressão e mexer com o funcionamento dos rins, então se você tem qualquer problema sempre consulte um médico ou nutricionista para melhor orienta-lo.

Veja alguns chás que você pode fazer uso:


Hibisco – de sabor agradável e cor vermelho. Forte diurético e ainda ajuda a diminuir a vontade de consumir doces. Pode ser consumido até 1 litro por dia


Cavalinha – além de diurético e tratar problemas renais é excelente para fortificar os ossos e um poderoso cicatrizante, duas xícaras por dia é o suficiente.



Centella Asiática – sua origem é oriental e sua fama chegou ao ocidente recentemente. Entre seus benefícios estão a melhora da circulação, combate a celulite, desintoxica, diminui a ansiedade e auxilia na perda de peso. Duas xícaras por dia é o suficiente.



Chá de Sabugueiro – pouco conhecido, mas trata-se de uma das ervas mais poderosas no combate a retenção de líquidos, também é depurativo, laxante e auxilia no combate a infecções urinárias e renais. Consumir no máximo uma xícara por dia.



Como preparo o chá?

A regra básica é:

  1. 1 xícara de água usar 1 colher de chá da erva

  2. Para um litro de água usar 1 colher de sopa da erva

  3. Coloque a água no fogo para aquecer, não deixe levantar fervura, quando começar a fazer bolinhas desligue o fogo, coloque a erva, tampe e deixe por 15 minutos. Coe e tome.

Posso adoçar o chá?

NÃO. Só se adoça aquele chá que vamos tomar à tarde com as amigas, chás terapêuticos NUNCA devem ser adoçados, pois perdem grande parte das suas propriedades.

Posso fazer o chá e guardar na geladeira?

Pode desde que você o consuma até no máximo 4 horas depois de preparado, ele perde parte dos efeitos e oxida com o passar das horas. Se você quer fazer seu chá no escritório compre os infusores de chás, é fácil de guardar e pratico de usar, além de ecologicamente correto.

Posso misturar as ervas?

Não recomendamos você misturar mais que 3 ervas em uma mesma infusão, e de preferência não com as mesmas propriedades, por exemplo você pode misturar um chá de hibisco que é diurético com chá verde para acelerar o metabolismo.

Mas lembre-se de consultar um especialista no assunto sempre que precisar chá também é remédio.

#chádecavalinha #chádecentelaasiatica #chádehibiscos #chásabugueiro

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png

PERGUNTAS FREQUENTES

#demo.question.question1#


#demo.question.question1.answer1#




#demo.question.question2#


#demo.question.question2.answer1#

  1. #demo.question.question2.answer2#
  2. #demo.question.question2.answer3#
  3. #demo.question.question2.answer4#
  4. #demo.question.question2.answer5#




#demo.question.question3#


#demo.question.question3.answer0#

  1. #demo.question.question3.answer1#
  2. #demo.question.question3.answer2#
  3. #demo.question.question3.answer3#
  4. #demo.question.question3.answer4#
  5. #demo.question.question3.answer5#




#demo.question.question4#


#demo.question.question4.answer1#