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DO BLOG MANJERICÃO

Como fazer sopas nutritivas e de baixa caloria

Atualizado: Abr 26

Frio chegando e sopa casa muito bem.  Que tal receitas de sopas nutritivas e de baixa caloria?

A gente sempre abusa no inverno, a fome aumenta e as roupas escondem as gordurinhas.

Não dá vontade de comer salada, muito menos de tomar sucos.

O que queremos mesmo são alimentos mais consistentes e quentes, pois ajudam a aquecer o corpo.

Mas se engana quem acha que toda sopa tem baixa caloria. O fato de colocar um ou dois legumes não garante que ela seja nutritiva.

Sabe aquele bacon ou aquela linguiça? Se você quer manter a tão sacrificada dieta do verão é bom deixá-los de fora.

O que deve ter na sua sopa:

  1. 3 legumes diferentes, como: batata, cenoura, mandioquinha, abobora, beterraba abobrinha, inhame, cará, entre outras

  2. 1 verdura, como: couve, alface, espinafre, acelga, etc…

  3. 1 tipo de grão: lentilha, ervilha, grão de bico, feijão, arroz integral, trigo em grão, cevadinha, linhaça, etc…

  4. 1 carne magra (opcional)

  5. Tempero a gosto (cebola, alho, salsa, etc.)

  6. Tomate, palmito, aspargos e alcachofra também são fortes candidatos a deixarem a sopa mais nutritiva.



Caldos Empório Manjericão


A proporção de água deve variar de acordo com a consistência da sopa que você quer, mas uma média básica é colocar 3 vezes mais água que a quantidade de ingredientes. Se o total de ingredientes já picados deu 1 xícara de chá, coloque 3 xícaras de água.

Sopa picadinha ou em creme? Vai de acordo com o freguês, para cremes basta bater tudo no liquidificador.

Lembre-se que os ingredientes têm tempo diferente de cozimento, então coloque sempre os mais duros primeiro, deixe cozinhar um pouco e depois vá incluindo os demais itens.

Com esta receitinha você cobre quase todas as necessidades nutricionais.

Alguns legumes têm sabor mais forte e predominam na sopa como por exemplo a beterraba, nestes casos é bom combinar com outros legumes e verduras que tem menos predominância no sabor, evitando assim uma “briga de sabores”

As pimentas e o gengibre também são excelente e ajudam a dar aquela esquentadinha.

Para quem gosta de queijo na sopa pode usar, por exemplo, o cotage que tem baixa caloria. Já os queijos mais fortes como o parmesão são saborosos mais pouco recomendado.

Boa Sopa!

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