top of page

DORMIR EMAGRECE?


Dormir não apenas um número adequado de horas mas também com qualidade é um hábito que oferece diversas vantagens para a saúde e o bem-estar das pessoas. Entre os seus benefícios, destaca-se o fato que dormir ajuda a emagrecer, você sabia?


Isso ocorre porque o sono tem papel na regulação dos níveis de hormônios que atuam na fome, a exemplo da grelina e da leptina. Além disso, dormir contribui com a redução dos níveis de cortisol no sangue, que é o chamado hormônio do estresse. Ele faz o apetite aumentar e prejudica a queima de gordura.


Claro que só dormir não é suficiente para emagrecer, mas pode auxiliar em muito a perda de peso se acompanhado de uma alimentação saudável e equilibrada, bem como da prática regular de atividades físicas.


E para entender melhor como dormir emagrece, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

• Benefícios de dormir para perder peso

• Dicas para ter uma boa noite de sono


Benefícios de dormir para perder peso

Veja a seguir quais são todos os benefícios para o emagrecimento que são possíveis com uma boa noite de sono.


• Reduz a produção de grelina

Esse hormônio é produzido no estômago e tem papel importante na digestão dos alimentos. Além disso, é responsável por estimular a fome, aumentando o apetite.

O problema é que quando se dorme pouco e mesmo não se tem uma boa noite de sono, a grelina tende a ser produzida em quantidades maiores, o que faz com que a vontade de comer cresca. Portanto, mais do que dormir é preciso fazer isso pelo tempo adequado e com qualidade para evitar o ganho de peso.


• Estimula a liberação de leptina

Trata-se de um hormônio que é produzido enquanto se dorme e está associado com a sensação de saciedade. Dessa maneira, para emagrecer é necessário contar com níveis de leptina maiores que grelina, o que ajuda a regular o apetite.

Esse equilíbrio entre os hormônios previne ainda as compulsões alimentares, ou seja, as vontades incontroláveis de comer mesmo sem estar realmente com fome. Ou seja, um grande inimigo do emagrecimento.


Promove o hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento é mais uma substância que também tem a sua produção estimulada quando se dorme. Para a emagrecer, ele é necessário porque diminui a gordura corporal, além de regular os níveis de massa magra.

Outros benefícios do hormônio são o fato de ajudar na renovação das células e atuar no bom funcionamento do sistema imunológico. Isso significa que dormir bem oferece muitos outros benefícios para o organismo.


• Produz melatonina

Esse é mais um hormônio que possui relação com a hora de dormir, sendo que auxilia a ter um sono de mais qualidade e, por consequência, com mais benefícios.

Além disso, a melatonina auxilia na neutralização dos radicais livres ao longo da noite e a regular a produção dos hormônios femininos, evitando o acúmulo de gordura. Mas para que esse hormônio funcione durante o sono é importante que não haja estímulos luminosos, como telas e luzes ligadas.


• Combate o estresse

Existem hormônios que são produzidos quando se está estressado, como é o caso da adrenalina e do cortisol. A questão é que a falta de sono adequado estimula a sua produção e, por consequência, ocorre o acúmulo de gordura e a dificuldade em se formar a massa magra.

Os níveis de açúcar no sangue também aumentam nessa situação, sendo que todos esses são fatores que atrapalham a perda de peso. Mas ao dormir bem você os evita, inclusive, o estresse.


• Aumenta a disposição

E claro, com uma boa noite de sono é normal que haja mais disposição no dia seguinte. Dessa forma, consegue-se realizar todas as atividades programadas, o que pode ajudar a emagrecer conformas as tarefas executadas.

Você também terá mais disposição para as atividades físicas e se sentirá mais estimulada a ter uma alimentação saudável e equilibrada.


Dicas para ter uma boa noite de sono

Como já dito, não adianta dormir, é preciso dormir bem e durante o tempo suficiente. Estima-se que o tempo médio ideal para ter uma boa noite de sono são oito horas, podendo ser um pouco mais ou menos de acordo com cada pessoa.


A idade também interfere nesse tempo, desse modo, o recomendado é dormir o suficiente para que no dia seguinte você esteja bem-disposto e motivado. Além disso, a qualidade do sono depende do local onde se dorme, assim, o melhor é que ele seja escuro, silencioso e tranquilo.


Deve ainda estar em uma temperatura agradável, entre 19 e 25 graus, já que se estiver muito alta ou baixa pode fazer com que se acorde no meio da noite. Para evitar que isso ocorra, é preciso ainda não beber muitos líquidos antes de se deitar.


Existem indivíduos que possuem dificuldade em dormir. Para tanto, algumas recomendações ajudam, como não ingerir alimentos pesados à noite e, de preferência, que eles sejam consumidos em até três horas antes de se deitar.


Vale a pena ainda evitar bebidas estimulantes, como guaraná, café e chás com cafeína, como o preto e o verde. Chocolate é outro estimulante que pode prejudicar o sono, assim como as bebidas alcoólicas. Por outro lado, chás calmantes, como camomila e erva cidreira, possuem efeito contrário.


Um copo de leite morno e um banho também morno ajudam a relaxar e podem facilitar a ida para a cama. Evitar usar o celular e o computador antes de dormir é mais uma dica importante, uma vez que são aparelhos que emitem uma luz que atrapalha a chegada do sono.


Por fim, o que ajuda a ter boas noites de sono é procurar se deitar sempre na mesma hora. Dessa forma, o organismo se acostuma e quando chegar no horário o sono já começa a aparecer.



Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




38 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page