top of page

Óleo de semente de uva e seus benefícios



As uvas são deliciosas frutas que também são responsáveis pela produção de ótimos vinhos. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que com essa fruta, mais especificamente com as suas sementes, é possível fabricar um óleo com muitos benefícios para a saúde.


Para obter o óleo de semente de uva é preciso triturar as sementes e, depois, realizar a sua prensagem a frio. Com esse processo de extração do óleo, consegue-se manter todas as suas propriedades. Além disso, esse produto costuma ser feito a partir das uvas que sobram da fabricação do vinho.


Entre as suas vantagens, o óleo de semente de uva é fonte de vitamina E, compostos fenólicos e fitoesteróis, todos considerados importantes antioxidantes. É rico ainda em gordura polinsaturada, em especial, ômega 6 e ômega 9.


Devido ao seu sabor agradável, é um óleo que pode ser usado na culinária, em diferentes receitas, sendo uma opção mais saudável em relação a outros produtos. Pode ainda ser consumido cru, em saladas. Porém, tem ganho cada vez mais destaque por conta de outros benefícios que oferece ao organismo.


Outra forma de ingeri-lo é por meio de cápsulas. Embora exista uma recomendação geral de ser tomada de uma a duas cápsulas por dia, durante dois meses e depois interromper o seu uso por um mês, o melhor é conversar com o seu médico para saber a dose adequada conforme as suas necessidades.


Agora que você conhece um pouco mais a respeito do óleo de semente de uva, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir todos os seus benefícios.


Auxilia a hidratação da pele

O óleo de semente de uva é um grande aliado da hidratação da pele, uma vez que conta com propriedades umectantes, ou seja, que ajudam a pele a manter a sua umidade natural. Dessa forma, se torna mais fácil mantê-la hidratada e evitar que se torne seca.


Já a existência de vitamina E no produto ajuda a evitar que apareçam estrias, rugas e celulites na pele. Da mesma forma, é possível prevenir possíveis cicatrizes e que a pele envelheça antes do tempo. Outra vantagem é a sua rápida absorção, sem deixar a pele oleosa, contribuindo com o seu uso.


O combate ao envelhecimento se dá porque a vitamina E é um importante antioxidante, o que significa que é uma substância que inibe a oxidação celular, que acelera o envelhecimento das células. Por isso também, o óleo de uva consegue suavizar manchas e sinais decorrentes da exposição solar.


Assim, é adequado ainda para massagens na pele, já que não possui cheiro forte, mas sim, suave e agradável. Outra utilidade em relação à pele é como removedor de maquiagem, até mesmo porque não obstrui os poros.

Mais um benefício é o seu efeito anti-inflamatório e adstringente, o que torna esse óleo um eficiente auxiliar na hora de tratar a acne e remover os cravos da pele.


Oferece mais saúde para os cabelos

Os cabelos são outros grandes beneficiados com as propriedades do óleo de semente de uva. Além de hidratar os fios, evita as pontas dublas, bem como a sua fragilidade e a queda excessiva. A substância ajuda ainda a tratar casos de caspa e mantém o couro cabeludo hidratado.


Quando aplicado no couro cabeludo, a sua função é a de reconstituí-lo, removendo os “flocos de pele” liberados na descamação. E mais, por aderir rápido aos fios e não ser muito gorduroso, combina com todos os tipos de cabelos.

Quem optar pelo óleo in natura, pode aplicá-lo no cabelo durante as lavagens, sempre tendo o cuidado de removê-lo muito bem ao final do processo. Também pode ser usado na finalização dos cabelos após a lavagem, sendo que nesse caso ele vai selar as cutículas dos fios para evitar o frizz.


Se você usá-lo desse modo, evite o uso excessivo. Além disso, o óleo de semente de uva pode ser acrescido a condicionadores e outros produtos capilares.

Quando aplicado nos fios, a dica é massagear bem o couro cabeludo, pois dessa forma o óleo consegue aumentar o fluxo de sangue na cabeça, acelerando o processo de crescimento capilar.


Evita doenças crônicas

Mesmo com tantos benefícios do óleo de semente de uva para a pele e os cabelos, os seus efeitos se estendem para a saúde do organismo, como a prevenção de doenças crônicas. Isso ocorre porque a substâncias é fonte de compostos antioxidantes poderosos.


É o caso da já citada vitamina E, além dos taninos, ácido fenólico, flavonoides, carotenoides, resveratrol e quercetina. Todos eles ajudam no combate dos efeitos dos radicais livres, que levam às doenças crônicas.


Além disso, esse óleo conta com propriedades anti-inflamatório, antitumoral e neuroprotetoras, que ajudam a evitar o surgimento de doenças como alguns tipos de câncer, demência, diabetes e Alzheimer.


Conta com propriedades antimicrobianas

O resveratrol do óleo de semente de uva também possui a importante propriedade antibacteriana, o que significa que pode evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas ao organismo. Entre elas, a Staphylococcus aureus e a Escherichia coli.


Vale lembrar que enquanto a primeira pode causar uma série de infecções, até mesmo a pneumonia, a segunda é responsável, principalmente, por infecções intestinais que podem se tornar graves. Então, o uso desse óleo tem o poder de prevenir uma série de complicações para a saúde.




Ajuda a regular o colesterol

Por fim, mas não menos importante, o óleo de semente de uva pode ser um grande aliado na hora de controlar os níveis de colesterol do organismo. Isso ocorre porque ele é fonte de ácido linoleico, também chamado de ômega 6, que como já dito é um ácido graxo polinsaturado.


Desse modo, o óleo tem papel importante na hora de regular o colesterol ruim, conhecido ainda como LDL e, por consequência, contribui com a saúde do coração.

Já a vitamina E, devido ao seu efeito antioxidante, consegue evitar que placas de gordura de formem nas artérias, sendo que essa ação é uma maneira de prevenir doenças como AVC, infarto e aterosclerose.


Aqui no Empório Manjericão você encontra o óleo de semente de uva em nossa linha aromaterapia.



Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




64 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page