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DO BLOG MANJERICÃO

  • John Soares

Benefícios e uso da farinha de linhaça

Atualizado: Jun 3

A farinha de linhaça vem ganhando destaque cada vez mais e fazendo parte da alimentação de vários brasileiros. O motivo para isso é muito simples: ela traz uma série de benefícios.

Além disso, o seu consumo é fácil e pode ser feito de formas variadas e interessantes, o que faz com que ela seja adicionada no dia a dia das refeições sem qualquer problema.

Sendo assim, se você tem dúvidas se deve ou não fazer o consumo dela, confira abaixo os benefícios e uso da farinha de linhaça e se surpreenda.

farinha e semente de linhaça com um vidro com óleo

Farinha de linhaça e seus benefícios


Conheça os benefícios

Existe uma série de benefícios no consumo dessa carinha e todos eles são importantes para a saúde. Confira abaixo os principais!

Ajuda no emagrecimento

Como usar a farinha de linhaça para emagrecer?

Os ácidos insaturados encontrados na linhaça ajudam a interromper o processo de inflamação do hipotálamo, que é acarretado pelo consumo das gorduras saturadas.

Mas o que isso tem a ver com o emagrecimento? O hipotálamo é responsável por controlar o apetite, visto que ele atua no sistema nervoso endócrino.

Assim, quando a sua região está inflamada, parte dos neurônios morrem, entre eles estão aqueles ligados a sensação de saciedade.

O que facilita assim o consumo excessivo de alimentos que levam ao ganho de peso.

Previne doenças do coração

Outro benefício e uso dessa farinha está ligada a prevenção de doenças do coração, o que é possível explicar pela grande quantidade de ômega 3 presente na sua composição.

Desse modo, ela atua reduzindo e evitando a formação de coágulos ao amenizar o colesterol ruim, chamado de LDL, além de contribuir de modo direto para a diminuição da pressão arterial. Então, todos esses fatores são responsáveis por protegerem o coração.

farinha de linhaça dourada

a farinha é mais prática para o uso


Alivia os sintomas da TPM

A farinha de linhaça é também muito importante para a saúde da mulher, visto que tem um papel muito importante no equilíbrio hormonal, pois na sua composição existe uma grande quantidade de lignanas, que são substâncias que tem ação semelhante ao estrogênio, o hormônio feminino.

Portanto, quando a mulher está com baixo estrogênio, o que acontece no período menstrual ou durante a menopausa, a linhaça repõe o hormônio naturalmente, o que alivia os sintomas da TPM.

Traz mais energia para a rotina

Segundo os especialistas, essa farinha ainda é responsável por aumentar os níveis de energia do corpo, garantindo mais disposição e vitalidade.

Isso porque, ela ajuda na aceleração do metabolismo, o que traz mais eficiência na produção de energia celular e facilita a recuperação da energia muscular, o que é fundamental até mesmo para quem pratica exercícios físicos.

Ajuda a renovar a pele

A farinha de linhaça também é excelente para a pele, pois ela é responsável por promover a hidratação, ideal para peles mais secas e que precisam ser constantemente suavizadas.

Inclusive, por conta desse benefício, ela é bastante recomendada para quem sofre com eczema ou psoríase, condições que acabam deixando a pele muito seca e com rachaduras.

Combate inflamações

Poucas pessoas sabem, mas um dos benefícios da linhaça é o seu grande potencial anti-inflamatório, o que é explicado pela grande presença de antioxidantes.

Desse modo, é possível evitar o estresse oxidativo, que é o principal responsável hoje pelo surgimento de inflamações e diversas doenças, como artrite e outras inflamações.

Ajuda no sistema nervoso

O ômega 3 e 6 presentes na linhaça também são responsáveis por ajudarem na formação do sistema nervoso do feto e do funcionamento adequado ele quando já adulto.

Inclusive, essa farinha ainda oferece nutrientes que são importantes para as células cerebrais, trazendo, com isso, proteção contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson e até mesmo a perda de memória.

Previne diabetes

Por fim, um dos benefícios da farinha de linhaça é que ela é excelente para o controle da glicemia, pois não apresenta carboidratos na sua composição e ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue.

Além disso, o consumo constante dessa farinha é responsável por aumentar a sensibilidade à insulina, o que é fundamental para evitar ou auxiliar no controle de várias doenças.

fundo branco com semente e farinha de linhaça

A semente pode ser triturada no liquidificador


Como usar a farinha de linhaça?

Existem várias maneiras de uso dessa farinha, que pode ser acrescentada facilmente na sua alimentação diária. Veja algumas das opções abaixo!

Em caldos e sopas

É possível fazer uso desse alimento em caldos e sopas, basta que você adicione uma colher para copo de água utilizado.

Desse modo, durante o processo de fervura, as fibras presentes nessa farinha vão formar uma espécie de gel, o que garante uma textura mais gelatinosa para o prato.

Saladas

Uma salada colorida já garante um mundo de benefício por conta das fibras e minerais, mas se você acrescenta uma colher de farinha de linhaça ela se torna ainda mais nutricional.

Portanto, experimente misturar tomate picado, beterraba, folhas verdes cenoura ralada, então tempere com limão, azeite e acrescente a linhaça.

Com certeza você vai adorar a textura e o sabor que esse ingrediente vai acrescer a sua salada.

Frutas e iogurtes

Outra maneira muito fácil de fazer o consumo dessa linhaça na sua dieta é acrescentando-a em frutas e iogurtes para consumir no café da manhã.

Desse modo, você fornece logo cedo ao seu corpo fibras, o que ajuda a reduzir o apetite e evita que você exagere nas refeições seguintes.

Sucos e shakes

Sucos são ricos em vitaminas e minerais, é possível potencializar suas vantagens acrescentando a farinha de linhaça.

O que ajuda a dar saciedade ao seu corpo, mas para isso é importante tomar o suco sem coar.

Além disso, você pode adicionar a linhaça também aos shakes, o que aumentam o poder antioxidantes dessas bebidas.

No feijão

Você pode tornar o feijão ainda mais saboroso e saudável acrescentando a farinha de linhaça.

Nesse caso, você deve colocar 1 colher de sopa de linhaça para cada xícara de feijão cozido.

Perguntas frequentes

É melhor consumir a linhaça inteira ou triturada?

  1. As duas tem os mesmos benefícios, mas quem tem diverticulite e não pode consumir sementes, deve usar apenas a farinha ou as sementes trituradas,

Quais são os tipos de linhaça?

  1. É possível encontrar no mercado de produtos naturais a linhaça dourada, e a linhaça marrom.

  2. Elas possuem benefícios e sabores muito parecidos, sendo assim as duas tem bons resultados.

Qual a melhor linhaça para o intestino?

  1. Pode ser a linhaça dourada ou a marrom.

  2. O óleo de linhaça prensado a frio também tem um resultando excelente para auxiliar a regularizar o intestino.

  3. É possível consumir também o óleo de linhaça em capsulas.

  4. O óleo de linhaça pode ser usado em saladas ou consumido puro, em jejum.

Como usar a farinha de linhaça para regularizar o intestino?

  1. Como citado acima pode ser usado de diversas formas: em saladas, iogurtes, shakes, no feijão. Desta maneira uso regular e constante é fundamental para este objetivo.

A linhaça pode ser consumida todos os dias?

  1. A princípio não há contraindicações, na dúvida procure sempre um médico ou nutricionista.

Conclusão

Agora você já conhece os benefícios e uso da farinha de linhaça, então é só incluir na sua rotina de alimentação para obter todas as vantagens que ela garante.

Leia também em nosso blog:

  1. receita de liquidificador – bolo de banana sem glúten

  2. tratamento de doenças com mel e própolis

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  4. dicas e cuidados na hora da suplementação

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Em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

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