top of page

Cafeína e os efeitos para o corpo




Muitas pessoas se levantam pela manhã e já vão em busca de uma boa dose de café para conseguir começar bem o dia. Este efeito ocorre em razão da cafeína, que tem ação estimulante, deixando o ser humano em um estado melhor de concentração e alerta.


Além disso, existem diversos outros efeitos que essa substância traz ao corpo e que são interessantes, em especial quando ela é consumida de maneira consciente, sem exageros.

Portanto, hoje você vai entender um pouco mais sobre a cafeína, compreendendo as vantagens que ela pode garantir para o seu organismo. Confira agora mesmo!


Mas afinal, o que é a cafeína?

Para começar, é interessante que você saiba especificamente do que se trata a cafeína, não é mesmo?


Em suma, ela pode ser considerada um estimulante natural, sendo ela encontrada em:

· Plantas de chá;

· Café;

· Cacau.

Ao ser consumida, ela atua como estimulante cerebral e do sistema nervoso, contribuindo para manter o corpo em alerta e afastando a sensação de cansaço.


A cafeína pode ser encontrada também em outras fontes naturais, como sementes, nozes e até folhas, sendo ela colhida e processada para produzir alimentos.


Portanto, é comum encontrar medicamentos, chocolates e até mesmo remédios que tenham cafeína entre seus ingredientes.


Inclusive, existe um dado curioso que mostra que 80% da população do mundo faz o consumo de cafeína pelo menos uma vez por dia, seja no café, em energéticos e remédios, por exemplo.



Quais os efeitos da cafeína no corpo?

Após entender do que ela se trata, vale a pena conhecer alguns dos efeitos que esta substância pode conferir ao seu corpo.

Assim sendo, abaixo você vai conferir a maneira como ela atua dentro do seu organismo e o que ela pode oferecer para você. Veja!



Afeta o humor

Uma pequena quantidade de cafeína é capaz de afetar de forma positiva o eu humor, diminuindo até mesmo os riscos do desenvolvimento da ansiedade e depressão.

Isso ocorre exatamente porque ela se interliga com os receptores, possibilitando que a dopamina e a glutamina circulem de modo livre, fazendo com que você fique mais relaxado e bem-humorado.


Contribui para melhorar a memória

Um dos efeitos da cafeína no corpo é também o de contribuir para a melhora da memória.

Só para se ter uma ideia, foi realizado um estudo recente que mostra que as pessoas que consomem uma quantidade de cafeína diariamente tendem a lembrar mais facilmente de palavras e informações diretas.


Ora, isso é facilmente explicado por que a cafeína é capaz de ajudar na melhora do foco e isso contribui, naturalmente, para a melhora da concentração também e da memória.


Ajuda a manter o foco

De acordo com um estudo realizado na França, as pessoas que possuem o hábito de tomar cafeína tendem a conseguir mais foco na realização das suas tarefas, mesmo quando estão cansadas ou fadigadas.


Isso é possível não em razão das habilidades motoras, mas sim porque a cafeína faz com que se tenha a maior capacidade de se notar estímulos.


Melhora a performance física e o desempenho do exercício

Um dos principais efeitos no corpo da cafeína é o aumento da adrenalina. Logo, se você tem o hábito de praticar esportes, entende que isso fará com que você passe a ter uma melhor performance nos seus treinos.


Nestes casos, o indicado é fazer o consumo da cafeína pouco antes do exercício, com isso você passa a ter uma maior resistência física, o que contribui para um desempenho acima da média nas atividades.


Além disso, a cafeína ainda contribui para o aumento do uso da gordura como combustível energético, o que é interessante para a glicose armazenada, atrasando assim a exaustão dos músculos.


E, como se não bastasse tudo isso, a cafeína ainda melhora as contrações musculares, fazendo com que você tenha maior tolerância a fadiga e reduzindo os esforços durante as atividades físicas, ou seja, os seus treinos se tornam mais fáceis.



Acelera o metabolismo e contribui para a perda de peso

Com certeza você já deve ter notado que boa parte dos suplementos dietéticos apresentam cafeína na sua composição, não é mesmo?


Em razão da capacidade de estimular o sistema nervoso central, a cafeína contribui para a aceleração do metabolismo e a queima de calorias.


Isso também leva a uma maior produção de calor no corpo, possibilitando que você seja capaz de emagrecer com maior facilidade.


No entanto, a cafeína não faz milagre, ela deve ser consumida aliada com uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, já que só assim é realmente possível perder peso.

Protege contra doenças cardíacas e diabetes


Um dos efeitos no corpo da cafeína é a proteção contra doenças cardíacas, visto que ela atua como um vasodilatador.


Portanto, há uma expansão dos vasos sanguíneos, possibilitando um maior fluxo de sangue e uma melhor circulação.


Em uma pesquisa realizada com pacientes cardíacos, foi notado que o café era capaz de diminuir também a insuficiência cardíaca.


Além de tudo isso, a cafeína também foi relacionada a um risco menor de diabetes, ou seja, ela pode proteger contra diabetes do tipo 2.


No mais, outros benefícios ainda podem ser notados, como:

· Diminuição do risco de câncer;

· Reduz os riscos de esclerose múltipla;

· Previne a gota, uma doença inflamatória que gera o acúmulo de ácido úrico no corpo;

· Melhora a saúde do intestino;

· Protege a pele.


Conclusão

Como notado, muitos são os efeitos positivos da cafeína no corpo, por isso ela é uma substância importante para se consumir no dia a dia.

No entanto, é importante salientar que se deve evitar o excesso, visto que ele pode acarretar em efeitos colaterais como insônia e gastrite.

De acordo com os especialistas, o ideal é fazer o consumo de cerca de 400 mg de cafeína diariamente, o que equivale a 3 xícaras de café mais ou menos.

Então, a partir do momento que você faz essa ingestão consciente, se torna possível usufruir das vantagens e benefícios que você conferiu aqui, que são incríveis, não é mesmo?


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




63 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page