top of page

O que são compostos bioativos nos alimentos?




Você já ouviu falar em compostos bioativos nos alimentos? Muitas pessoas não sabem que este nome está relacionado de forma direta a uma série de substâncias que são essenciais para o funcionamento correto do corpo.


Em suma, eles são encontrados em vegetais, medicamentos e alimentos de origem animais, em especial os considerados funcionais, apresentando várias propriedades benéficas para a saúde.


Desse modo, eles auxiliam na redução de uma série de doenças crônicas, como diabetes, por exemplo.


Então, sabendo da relevância que eles têm na vida e na saúde dos indivíduos, aqui você vai conferir do que eles se tratam, conferindo como eles agem no organismo, onde encontrá-los e muito mais.

Confira!


O que são compostos bioativos nos alimentos?

Os compostos bioativos podem ser conceituados como substâncias que estão presentes em quantidade pequena nos alimentos e não possuem funções essenciais no corpo humano, como os nutrientes, logo a sua falta não leva a problemas.


No entanto, apesar disso, eles recebem o nome de “bioativos” porque oferecem uma série de vantagens para a saúde.


Segundo um estudo, os compostos bioativos contribuem de maneira direta para a prevenção de uma série de doenças crônicas, como:

· Diabetes;

· Problemas cardiovasculares;

· Câncer, etc.


Além disso, eles são interessantes porque ajudam a manter o índice glicêmico equilibrado, bem como garante o equilíbrio intestinal, ajudando até mesmo no processo de perda de peso.


Sem contar que outro estudo realizado na Califórnia mostrou que os compostos bioativos auxiliam no tratamento da obesidade, reduzindo uma série de inflamações.


Conheça os compostos bioativos mais comuns

Agora que você entende o conceito de compostos bioativos nos alimentos, é o momento de conhecer os membros que fazem parte desse grupo e que são os mais importantes. Confira!


Polifenóis

Os polifenóis se trata de um micronutriente que tem como principal objetivo e função a de ser um antioxidante.


Desse modo, eles se formam através de processos metabólicos e suas vantagens e benefícios são garantidas através de uma série de pesquisas.


Uma das suas principais funcionalidades é a de proteger as células para que com isso elas sejam poupadas de danos acarretados por radicais livres, que são moléculas que danificam os tecidos do corpo.


Uma das doenças mais comuns que estão relacionadas aos radiais livres são os problemas cardíacos, que ocorrem em razão da oxidação do colesterol LDL.


Além disso, os polifenóis, ao serem incluídos na alimentação, ainda contribuem para a prevenção de doenças degenerativas, como câncer, por exemplo.


Glicosinolatos

Por sua vez, os glicosinolatos também fazem parte da lista de compostos bioativos nos alimentos, sendo eles formados através da hidrólise, que é conceituada como uma reação de decomposição de uma substância pela água.


Alguns estudos mostram hoje que estes glicosinolatos são capazes de ajudar no tratamento e prevenção de uma série de cânceres, em especial o do pulmão, mama e do estômago.


Sem contar que eles também possuem ação antioxidante, o que é fundamental para o organismo.


Carotenoides

Os carotenoides são encontrados na natureza em grande quantidade, sendo eles os responsáveis pela pigmentação de quase todos os vegetais e frutas que você ingere no seu dia a dia.


Inclusive, existe uma curiosidade interessante acerca deles: há mais de 600 tipos de carotenoides.


Além do efeito antioxidante, eles são fundamentais para diminuir o risco de uma série de problemas crônicos, sendo úteis também para a saúde da visão e ricos em vitamina A.


A partir do momento que você faz o consumo de alimentos com carotenoides, é possível diminuir o risco de doenças coronárias.


Isoflavonas

Dentre os compostos bioativos nos alimentos existentes está também as isoflavonas, que se fazem presentes na loja e nos seus derivados.


Elas são conhecidas também por fitoestrógeos, visto que possuem estruturas parecidas com a do hormônio do estrogênio, que é encontrado em grande quantidade no corpo da mulher.


Dessa maneira, os alimentos ricos em isoflavonas são excelentes para aquelas mulheres que sofrem bastante com a menopausa, uma vez que eles agem diretamente nas ondas de calor que são características dessa fase da vida.


Sem contar que este bioativo é também responsável por promover a melhora no funcionamento do sistema cardiovascular, ajudando na diminuição do colesterol LDL e aumentando o colesterol bom, o HDL.


Onde encontrar os bioativos nos alimentos?

Cada bioativo mencionado acima pode ser encontrado em algum tipo de alimento diferente e abaixo você vai entender. Confira!



Polifenóis

Os polifenóis podem ser encontrados:

  • · Café;

  • · Morango;

  • · Cravo da Índia;

  • · Maçã;

  • · Feijão preto;

  • · Chocolate amargo;

  • · Vinho tinto;

  • · Nozes.

Glicosinolatos

São encontrados especificamente em vegetais crucíferos, como:

  • · Brócolis;

  • · Mostarda;

  • · Couve de Bruxelas;

  • · Rúcula;

  • · Repolho;

  • · Couve-flor;

  • · Canola.

Carotenoides

Os carotenoides estão presentes nos seguintes alimentos:

  • · Maracujá;

  • · Melão;

  • · Chá;

  • · Mate;

  • · Mel;

  • · Tomate;

  • · Açafrão;

  • · Páprica.

Isoflavonas

As isoflavonas são encontradas nos seguintes alimentos:

  • · Tofu;

  • · Brotos de alfafa;

  • · Farinha de soja;

  • · Semente de linhaça.

Como incluir os compostos bioativos na alimentação?

Como você deve ter percebido, os compostos bioativos nos alimentos estão presentes em vários deles.


Inclusive, diversos alimentos citados acima estão incluídos dentro de uma dieta natural e tradicional, uma vez que não complicados de serem encontrados no mercado e possuem preço condizente.


Sabendo disso, é possível dizer que não há segredo na inclusão deles na sua alimentação, basta inclui-los no seu dia a dia.


Entretanto, de qualquer maneira, vai uma dica muito importante: é válido consultar um profissional para montar um cardápio completo com compostos bioativos.


A necessidade em fazer isso não é somente para consultar médicos e nutricionistas, mas também porque os alimentos são diversos entre si e podem acabar comprometendo outra dieta na qual você já esteja praticando.


Em todo caso, os alimentos são aqueles que foram vistos aqui e você pode incluir na sua alimentação diariamente. Sem sombra de dúvidas você vai conseguir ter muito mais saúde a partir do consumo deles.




Conclusão

Viu o que são compostos bioativos nos alimentos? Apesar de não serem essenciais para o corpo, eles ajudam na melhora da saúde, dando a você a oportunidade de ter mais qualidade de vida.


Sendo assim, agora cabe a você incluir cada um deles na sua rotina diária de alimentação. Simples assim!


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




88 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page