Chás para dormir melhor

Sabe aqueles dias que se vira de um lado ao outro na cama e não consegue pegar no sono? A boa notícia é que tem alguns chás que ajudam a dormir melhor.

Só o ritual de preparar o chá, segurar nas mãos a xícara quentinha e se aquietar para beber já é meio caminho andado na indução ao sono.

Muitas ervas auxiliam na hora de dormir, porém, hábitos saudáveis à noite como não assistir televisão, se desconectar do computador e celular também são fundamentais.

Um banho morno e algumas gotas de óleo essencial de lavanda nos pulsos e nuca ajudam muito a ter uma noite igualmente tranquila.

Silencio, pouca luz, um livro descompromissado, uma música suave e um ambiente tranquilo são fundamentais na hora de ir para a cama. Ah! e sem falar na meditação, uma excelente ferramenta em casos de insônia.

Então, o chá é só mais um elemento no conjunto de ações que se precisa ser adotado para ter uma noite tranquila. O chá sozinho as vezes não faz o efeito esperado.

O sono é tão importante em nossas vidas que uma sequência de noite mal dormidas consegue alterar a imunidade, contribuir no aumento de peso, interferir nas relações interpessoais, colaborar com a obesidade, causar irritações, modificar a capacidade de retenção de informação e aprendizado.

Entre as ervas bastante solicitadas para um sono tranquilo estão as folhas do maracujá, conhecido com o nome científico de Passiflora. Além de tranquilizar o chá de maracujá auxilia a diminuir a ansiedade. Considerado um indutor leve do sono.

A Melissa, ou Melissa Oficinallis, tem um aroma perfumado e um sabor adocicado. Só o seu perfume já deixa qualquer um calmo, seu sabor agradável é bem aceito por crianças. Além disso, da mesma forma que o chá de maracujá é um indutor leve do sono.

Existem ervas que são mais fortes e que contribuem na diminuição da ansiedade, porém, não é recomendado consumir por um período longo, que é o caso do Mulungu, Valeriana e Erva de São João.

O Mulungu, de nome científico Erythrina Mulungo, necessita ser ingerido apenas a noite. Seu princípio ativo está na casca da arvore, que é fervida e não colocada em infusão. De sabor neutro, não deve ser consumido por crianças.

O chá de Valeriana é bastante popular, mas ele tem um aroma desagradável, entretanto, o seu sabor não é ruim. Por se tratar de uma raiz também precisa ser fervido, da mesma forma que o mulungu. Muito usado ainda como ansiolítico. Não é aconselhado para crianças.

E por último o Hypericum, popularmente chamado de Erva de São João. Há mais dificuldade em achar e comprar este poderoso calmante, ele é menos popular, porém, tem um efeito relaxante excelente, o que é fundamental aos agitados na hora de adormecer. É fácil de achar o Hypericum em capsulas e pouco comum encontrar em erva.

Vamos lembrar de que maneira um chá dever ser preparado:

1- Ervas e folhas:

a. Ferva uma xícara de chá de água

b. Coloque 1 colher de chá da erva

c. Tampe e deixe sob infusão por 15 minutos

d. Coe e tome morno e sem açúcar

2- Raizes, caules e cascas

a. Ferva uma xícara de chá de água

b. Coloque 1 colher de chá da erva

c. Deixe ferver por 2 minutos

d. Coe e tome morno e sem açúcar

3- Se for fazer os dois juntos

a. Ferva uma xícara de chá de água

b. primeiro ferva as casca, caules e cascas

c. desligue e coloque a erva

d. deixe em infusão por 15 minutos

e. Coe e tome morno e sem açúcar

Assista e este vídeo e aprenda o melhor jeito de preparar um chá

https://www.youtube.com/watch?v=7lxuP0QIVeY

Qualquer pessoa pode tomar um chá para dormir?

Só um médico poderá fazer um avaliação e dizer com certeza se pode ou não consumir determinados chás.

Crianças muito agitadas podem ingerir chás calmantes?

Um chazinho leve como o de melissa consegue contribuir para acalmar a criançada, mas vale as regras acima para diminuir a atividade de todos na casa. Lembre-se que os pequenos imitam as atitudes dos adultos.

Qual o melhor horário no consumo de um chá que contribui para dormir?

Sempre a noite, assim é possível evitar a possibilidade de ficar assonado durante o dia.

Diabéticos podem tomar chás para induzir ao sono?

A princípio nenhuma restrição, mas atenção consulte um médico, pois alguns chás conseguem interferir na absorção de drogas.

Apesar de todas a dicas acima, deixaremos registrados aqui que absolutamente nada substitui uma avaliação médica. Chás são remédios e devem ser consumidos com moderação, pois influenciam no efeito de medicamentos.

Aquela velha frase: “se não fizer bem, mal também não faz” não é verdadeira no caso dos fitoterápicos. Fique atento e busque orientação profissional.

Leia também em nosso blog:

· Insônia, saiba como melhorar com a alimentação

· Chás para acalmar e aquecer

· Chás para acalmar a imunidade no inverno

· Chás fazem mal a saúde

· Benefícios do chá de erva doce

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

ESTE CONTEÚDO FOI EXTRAÍDO DO NOSSO BLOG EMPÓRIO MANJERICÃO

Leia a material completa em nosso blog: https://blog.emporiomanjericao.com.br/chas-para-dormir-melhor/


27 visualizações
SIGA
Loja Parque São Domingos:

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, 758

Parque São Domingos - SP - Brasil

11 2506-9343 - whatsApp 11 97052-5630

Seg – Sex 09h30 - 19h30

Sab  09h30 - 17h30

 
 

contato@emporiomanjericao.com.br

 

 

 

© Empório Manjericão

  • email.png
  • face.png
  • insta.png
  • g+.png
  • youtube.png