top of page

5 soluções caseiras para dor de garganta.



As dores de garganta podem ser causadas por diversas razões, entre elas um prenuncio de um resfriado, tempo excessivo em um local com ar-condicionado, tosse ou até falta de ingestão de líquidos. É importante sempre procurar médico para diagnosticar o motivo.


Os remédios caseiros para dor de garganta são altamente indicados para o alívio deste problema, pois são naturais e não geram qualquer tipo de efeito colateral.


Além disso, fazer a utilização deles é uma excelente maneira de evitar a ingestão de antibióticos ou outras medicações sem o aconselhamento médico.


Logo, estes remédios podem e devem ser incorporados na sua rotina, quando sentir que está começando a ter problemas na garganta.


Então, para ajudar, hoje selecionamos 5 remédios caseiros para dor de garganta que são bem simples e fáceis de serem utilizados. Confira agora mesmo!



1 - Gargarejo com bicarbonato e vinagre

O gargarejo com bicarbonato e vinagre é um dos melhores remédios caseiros para o alívio da garganta, que tem um efeito bem rápido, já que logo após realizá-lo você já consegue sentir a diferença.


Ao fazer uso do bicarbonato e do vinagre, você consegue uma redução rápida na inflamação, já que ambos os ingredientes tem ação bacteriana e desinfectante, contribuindo para reduzir e eliminar as bactérias.


O indicado é fazer esse gargarejo, no mínimo, duas vezes ao dia enquanto estiver sofrendo com o problema de garganta inflamada.


Neste caso, a receita é simples:

1. 1 xícara de água morna;

2. Uma colher de chá de bicarbonato;

3. Uma colher de vinagre.


Então, é só aquecer a água, em seguida misturar os ingredientes, bicarbonato de sódio e vinagre até que se misturem bem.


Contudo, tenha atenção, antes de fazer o gargarejo verifique se a temperatura está adequada, pois, caso esteja muito quente, você vai acabar causando a reação adversa na sua garganta.


2 - Gargarejo com própolis

Se você está com problemas na garganta, com certeza um dos remédios caseiros para dor de garganta mais utilizados e recomendado é o gargarejo com própolis.


Caso não saiba, o própolis se trata de uma resina que é produzida de forma natural pelas abelhas a partir da seiva das árvores, assim ele se trata de um combinado com a cera e saliva das abelhas.


Hoje é possível encontrar este produto com o nome de Extrato de Própolis, com ou sem álcool.


Além disso, você encontra-o também em pastilhas, balas, sprays, xaropes e até mesmo em cápsulas.


De maneira geral, para fazer o gargarejo com o própolis, o indicado é optar por ele em gota, onde você vai dissolver em meio copo de água 10 gotas de própolis para realizar o gargarejo.

3 - Chá de gengibre e mel

Com certeza um dos remédios caseiros para dor de garganta que não pode deixar de ser citado aqui é o chá de gengibre e mel.


Ora, o gengibre funciona como uma espécie de produto que combate diretamente a garganta inflamada, já que apresenta propriedades antivirais e anti-inflamatórias.


Só para se ter uma ideia, o gengibre é capaz de contribuir para a eliminação e expulsão do muco que se faz presente no sistema respiratório.


Além disso, ele traz consigo outros benefícios, como a estimulação da circulação, liberação das toxinas e até mesmo a aceleração do processo de cicatrização.


Por sua vez, o mel é um produto que alivia a dor de garganta também, já que tem propriedade anti-inflamatória e mucolítica.


Portanto, a combinação do gengibre e mel é poderosa, sendo um dos melhores remédios caseiros para dor de garganta.


Então, para a preparação desse chá você vai precisar dos seguintes ingredientes:

· 1 pedaço de gengibre de mais ou menos 5 cm;

· 1 colher de sopa de mel;

· 1 xícara de água.


Desse modo, é só deixar a água no fogo junto as fatias do gengibre. Então, quando o processo de ferver começar, é só abaixar o fogo e deixar por 5 minutos. No final, utilize o mel para adoçar o seu chá.


4 - Gargarejo com casca de romã

Um dos melhores remédios caseiros para dor de garganta também é o gargarejo com casca de romã, pois a casca dessa fruta tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que combatem diretamente a inflamação causada pelos micro-organismos.


Neste caso, é só realizar o gargarejo 2 vezes ao dia enquanto você ainda estiver passando por problemas na garganta.


Ah, é interessante mencionar que o alívio tende a ser rápido, pois a casca de romã é mesmo eficaz.


Porém, em hipótese algum este remédio deve substituir a medicação passada pelo médico.


No mais, para realizar esse remédio é preciso que você tenha os seguintes ingredientes:

· 1 xícara de água;

· 6 gramas de cascas de romã.


Então, é só colocar a água para ferver e adicionar a casca de romã posteriormente. Porém, antes de fazer o gargarejo é válido que você se certifique de que a mistura esteja em temperatura ambiente para não inflamar ainda mais a garganta.


Importante, use a casca de romã seca.


5 - Chá de arnica

Por fim, um dos melhores remédios caseiros para dor de garganta é o chá de arnica, que se trata de uma planta muito comum em vários países, sendo conhecida por seu poder de ser cicatrizante, analgésico e anti-inflamatório.


Portanto, a solução do chá acaba naturalmente sendo uma excelente alternativa para aqueles dias em que você sente o incômodo na garganta, já que traz o alívio imediato.


Inclusive, é interessante fazer o consumo desse chá cerca de duas vezes por dia durante o período em que você estiver com problemas de garganta.


Logo, para fazer esse chá você só vai precisar dos seguintes ingredientes:

· 1 colher de chá de folhas de arnica;

· 1 xícara de água.


Dessa maneira, basta ferver a água e adicionar as folhas de arnica, deixando repousar por cerca de 15 minutos. Então, é só coar, deixando amornar e assim é só fazer o consumo do chá.

Conclusão

Estes são os 5 remédios caseiros para dor de garganta que você pode e deve incluir na sua rotina quando estiver passando por este tipo de problema.


Contudo, é interessante mencionar que eles não substituem a medicação aconselhada pelo médico e que faz total diferença na sua recuperação saudável. s pode fazer com que você sofra de problemas sérios de saúde, desde anemia até a osteoporose.


É possível suplementar vários dos micronutrientes, mas só se faz necessário no caso de alimentação deficientes ou algumas doenças especificas, neste caso sempre consulte um médico ou nutricionista.


Portanto, adote uma alimentação realmente saudável, com todos os grupos de alimentos, indo desde as frutas, legumes, proteínas até os vegetais.


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




812 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page