background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

  • Manjericão

O que são micronutrientes e o papel deles na alimentação?



Você sabe o que são micronutrientes e o papel deles na alimentação? Como você já deve imaginar, eles são fundamentais para o funcionamento correto do corpo.


No entanto, ao contrário dos macronutrientes, eles são requeridos em quantidades menores, geralmente de miligramas a microgramas.


Todavia, eles são essenciais e devem se fazer presente na alimentação diariamente, uma vez que o déficit de micronutrientes pode provocar uma série de problemas.


A seguir, você vai conferir mais sobre o que são micronutrientes, entendendo a importância deles para a alimentação e conhecendo cada um deles também. Veja!


O que são micronutrientes?

É importante entender do que eles se tratam, pois só assim você vai ter uma noção real da importância deles para a saúde.


Sendo assim, os micronutrientes fazem referência a um dos principais grupos de nutrientes que são fundamentais para o funcionamento correto do corpo e as reações que ocorrem dentro dele, como funcionamento do metabolismo, absorção de nutrientes e etc.


Os micronutrientes, assim como os macronutrientes, não são produzidos pelo organismo humano.

Dessa maneira, é através da alimentação que ocorre a ingestão deles, por isso é crucial ter cuidado com a sua rotina alimentar.


Afinal de contas, quanto melhor você se alimenta, e mais rica em nutrientes, melhor também será a sua saúde como um todo.


Isto porque, comendo de maneira saudável e correta é possível garantir a absorção de todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.


Qual papel dos micronutrientes na alimentação?

Os micronutrientes são compostos por minerais e vitaminas, logo se tornam essenciais para que as reações químicas do corpo aconteçam.


Apesar do corpo precisar deles em quantidade pequena, em geral alguns miligramas diariamente, eles são importantes demais para a saúde.


Inclusive, você sabia que a deficiência de micronutrientes podem acarretar problemas sérios de saúde e até mesmo psicológicos?


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de micronutrientes em quantidade adequadas geram complicações visíveis e perigosas, como a diminuição dos níveis de energia e até mesmo a ausência de clareza mental.


Como resultado, isso pode fazer com que se tenha atraso no aprendizado, redução da produtividade e o aumento no risco do desenvolvimento de uma série de outras doenças.


Com isso em mente, é muito importante que se faça o consumo adequado de micronutrientes, garantindo assim uma saúde em dia e sem qualquer tipo de problema.


Categoria dos micronutrientes

Entendendo o que são os micronutrientes e o papel deles na alimentação, é chegado o momento de conferir as categorias deles. Veja a seguir!


Vitaminas

As vitaminas são produzidas por animais e plantas. Em geral, elas se encontram disponíveis de duas formas:

· Solúveis em água – precisam ser ingeridas diariamente, uma vez que são eliminadas por meio dos fluidos corporais, como a Vitamina B e C;

· Solúveis em gordura – não precisam ser ingeridas diariamente, já que ficam acumuladas no organismo, como é o caso da Vitamina A e E.


Minerais

Os minerais também são encontrados de duas maneiras:

· Macro minerais;

· Micro minerais.

A distinção entre os dois está na quantidade necessária para ingestão. O corpo e o organismo precisam de macro minerais, como potássio e magnésio, em quantidades maiores do que precisa de ferro e zinco, que são micro minerais, por exemplo.


Conheça os micronutrientes

Com a compreensão do que são micronutrientes e o papel deles na alimentação, bem como as categorias, é o momento de conhecer o nome deles. Confira!


Vitaminas

· Vitamina A;

· Vitamina B1;

· Vitamina B2;

· Vitamina B3;

· Vitamina B5;

· Vitamina B6;

· Vitamina B7;

· Vitamina B9;

· Vitamina B12;

· Vitamina C;

· Vitamina D;

· Vitamina E;

· Vitamina K;

Minerais

· Cálcio;

· Iodo;

· Ferro;

· Zinco;

· Sódio;

· Magnésio;

· Cromo;

· Flúor;

· Cobre;

· Molibdênio;

· Fósforo;

· Manganês;

· Potássio;

· Selênio.


Para que servem os aminoácidos?

Agora que você sabe o que são aminoácidos e conhece também a classificação deles, entre essenciais e não essenciais, aqui você vai conferir para que eles servem.



Sintomas da deficiência de micronutrientes

Os sintomas da deficiência de micronutrientes podem ser bastante diferentes, já que depende do tipo que está em falta no organismo.


No caso da deficiência de ferro, por exemplo, ocorre a anemia e que envolve alguns sintomas que todos conhecem, como cansaço, fraqueza, palidez e até desmaios.


Em contrapartida, a deficiência de vitamina D pode acarretar na osteoporose, por exemplo.


No entanto, se você apresentar alguns dos sintomas abaixo, busque imediatamente um médico para que o tratamento adequado seja indicado:

· Palidez;

· Fraqueza;

· Fome insaciável;

· Depressão;

· Ansiedade;

· Queda de cabelo;

· Falta de concentração;

· Dor nas juntas ou dormência;

· Problemas de menstruação, como a falta da menstruação ou sangramentos longos.

Como consumir micronutrientes?

A melhor maneira de realmente garantir que você está recebendo a quantidade correta de micronutrientes é fazendo uma análise acerca dos seus hábitos alimentares.


Para tal, você deve ter uma dieta diversificada, que inclua todos os grupos de alimentos, neste caso em específico as frutas e vegetais, que são as fontes dos micronutrientes.


Assim, vale a pena fazer um planejamento das refeições, conferindo se você está comendo corretamente no café da manhã até o jantar, sem deixar de lado os lanches nutritivos também.


Afinal de contas, toda e qualquer refeição é uma chance para tornar a sua dieta diversificada e comer de modo saudável.


Conclusão

Você agora já sabe o que sãos os micronutrientes e o papel deles na alimentação, então é o momento de cuidar da sua vida alimentar.


Isto porque, como visto aqui, a deficiência deles pode fazer com que você sofra de problemas sérios de saúde, desde anemia até a osteoporose.


É possível suplementar vários dos micronutrientes, mas só se faz necessário no caso de alimentação deficientes ou algumas doenças especificas, neste caso sempre consulte um médico ou nutricionista.


Portanto, adote uma alimentação realmente saudável, com todos os grupos de alimentos, indo desde as frutas, legumes, proteínas até os vegetais.


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




50 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png