background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

  • Manjericão

Grão de bico é um excelente alimento.



O grão de bico é um excelente alimento, sendo ele bastante popular na Ásia e na África, mas no Brasil ele ainda é pouco consumido, principalmente quando comparado a outras leguminosas, como lentilha e o feijão, por exemplo.


No entanto, ao conhecer algumas dos benefícios deste alimento, com certeza você vai repensar o hábito de adotá-lo no seu dia a dia.


Afinal de contas, além de ser versátil, o grão de bico apresenta uma grande quantidade de nutrientes e ajuda a melhorar até mesmo o funcionamento do intestino.


Portanto, hoje você vai conhecer um pouco mais sobre ele, conferindo especialmente as vantagens que essa leguminosa oferece. Veja!

Benefícios do grão de bico

É interessante começar falando dos benefícios que o grão de bico, pois eles são muitos e diversos. Entenda!


É rico em nutrientes

O grão de bico é uma leguminosa com grande quantidade de densidade nutricional, tendo uma grande quantidade de minerais, vitaminas, fibras e nutrientes importantes, com um menor número de calorias.


Só para se ter uma ideia, em uma xícara de grão de bico você tem:

· 268 calorias;

· 14 gramas de proteína;

· 44 gramas de carboidratos;

· 25% da necessidade de ferro diária;

· 19% de magnésio da necessidade diária;

· 28% de cobre da necessidade diária;

· 27% de fósforo da necessidade diária;

· 12% da necessidade diária de vitamina B1;

· 10% da necessidade diária de vitamina B6 e muito mais.


É uma ótima alternativa para à proteína animal

O grão de bico é um excelente alimento também porque pode ser uma ótima alternativa para a proteína animal.


Portanto, automaticamente ele passa a ser uma opção muito interessante para vegetarianos, veganos e toda e qualquer pessoa que deseja diminuir o consumo de carne na rotina.


Além disso, o grão de bico conta com uma grande quantidade de aminoácidos e minerais, sendo assim um dos melhores substitutos vegetais de produtos que são oriundos de animais, em especial quando consumido junto aos grãos integrais.


Como se não bastasse tudo isso, ele ainda tem uma enorme quantidade de ferro, o que é fundamental para o combate da anemia e garantia de mais força.


Assim sendo, o grão de bico pode ser uma alternativa à proteína animal, compondo pratos bem interessantes, como hambúrguer, refogados, strogonoff e tantos outros.


Ajuda a combater o colesterol ruim

O grão de bico também é um excelente alimento porque é capaz de combater o colesterol ruim, já que ele reduz de forma considerável o LDL do corpo humano.


Portanto, ele reduz os níveis de mau colesterol, sendo rico também em ômega-3, ômega-6 e outras gorduras não saturadas, que são conhecidas como “gorduras do bem” e que contribuem para o aumento do colesterol bom.


Contribui para o controle do diabetes

Os benefícios não param por aí, o grão de bico ainda é capaz de contribuir para o controle do diabetes.


Em razão da sua composição, cheio de fibras e nutrientes, ele é considerado um alimento que possui baixo índice glicêmico.


Logo, a sua digestão acontece de forma equilibrada, nem rápida demais e nem lenta demais, contribuindo assim para que seja feita a absorção do açúcar pelo organismo.


Dessa maneira, o seu consumo acaba sendo uma opção muito interessante para quem sofre com diabetes e deseja controlar melhor a doença..


Pode ajudar no emagrecimento

Em razão da sua riqueza de fibras, o grão de bico é um excelente alimento para o emagrecimento, pois promove a sensação de saciedade e assim reduz o apetite.


Alguns estudos mostram, inclusive, que as pessoas que fazem o consumo desta leguminosa regulamente tendem a fazer o menor consumo de processados e fast foods.


Como resta de imaginar, esses hábitos acabam culminando no processo de emagrecimento, em especial se o consumo de grão de bico for feito diariamente.


Aliás, quando feito continuamente a ingestão desta leguminosa, é possível garantir a manutenção do peso após o emagrecimento também.


Melhora o humor

O grão de bico é um excelente alimento ainda porque melhora o humor, visto que tem bastante vitamina B6.


Ora, esse nutriente em abundância é capaz de ajudar na síntese da serotonina, epinefrina e dopamina, que se trata de neurotransmissores que contribuem para regularização do humor, do sono, do apetite e também da sensibilidade a dor.




Ajuda no bem-estar feminino

Por fim, um dos grandes benefícios do grão de bico é que ele ajuda no bem-estar feminino.


Afinal de contas, ele é rico em vitamina B6, que atua diretamente nos rins, contribuindo para a maior excreção de sódio e, como resultado, diminuindo a retenção de líquido.


Assim, estes fatores tornam a leguminosa um excelente alimento para os combates aos sintomas que são comuns na TPM.


Ah, aqui é interessante dizer que o grão de bico tem os mesmos efeitos do chocolate, só que sem os malefícios que são comuns do açúcar.


Portanto, durante o período menstrual essa leguminosa ajuda bastante, sem contar que ajuda a repor o ferro perdido em razão de um fluxo muito intenso.

Como consumir o grão de bico?


Visto todos os benefícios, é chegado o momento de aprender a como consumir o grão de bico.

Isso porque, para quem não tem o costumo de fazer a ingestão dele, imaginar o consumo pode ser complicado, porém essa leguminosa é muito versátil.


Dito isso, saiba que o grão de bico pode ser utilizado em:

· Sopas de legumes;

· Picadinhos;

· Cozidos;

· Acompanhamento de carnes.

- Pasta de grão de bico - Humus

- Bolinho de grão de bico conhecido como Falafel


Contudo, é importante dizer que ele deve ser consumido cozido e antes de fazer o cozimento dele, é fundamental deixá-lo de molho por cerca de 8 horas a 12 horas, trocando a água de 2 em 2 horas, se for possível.


Conclusão

O grão de bico é um excelente alimento e aqui você conferiu o porquê, uma vez que ele tem uma série de vantagens para a saúde.


Além disso, você aprendeu também como fazer o consumo adequado, então agora é só começar a inclui-lo na sua rotina alimentar.


Sem sombra de dúvidas os benefícios são muitos e vão ajudar na melhora da sua saúde como um todo.


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




61 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png