Como melhorar a digestão com enzimas digestivas naturais.
O que são enzimas digestivas e os alimentos que têm maior concentração
As enzimas digestivas são fundamentais para que o organismo seja capaz de fazer a quebra dos nutrientes dos alimentos que foram consumidos nas refeições, facilitando a absorção.
Esse processo de quebra é bastante longo. Afinal de contas, os nutrientes precisam chegar até a corrente de sangue, depois devem ir para as células e, por fim, chegam até as demais estruturas.
Logo, essas enzimas são recomendadas para que se mantenha o equilíbrio do organismo, ajudando no processo da digestão. Por isso, hoje vamos explicar do que elas se tratam e quais alimentos têm maior concentração. Acompanhe!
O que são enzimas digestivas?
As enzimas digestivas se trata de moléculas denominadas como proteínas que ajudam na digestão dos alimentos. Sendo assim, elas fornecem ao organismo a capacidade de absorver as moléculas que se fazem presentes nas refeições.
Logo, a principal função dessas enzimas é promover a melhor digestão, de modo a otimizar todo o processo metabólico.
Então, um determinado alimento que demoraria horas e horas para ser absorvido e quebrado, passa a demorar menos tempo por conta dessas enzimas.
Essas enzimas são produzidas pelo nosso organismo, nas atividades celulares que acontecem em alguns órgãos. Inclusive, confira abaixo alguns órgãos que produzem essas enzimas digestivas:
· Glândulas salivares;
· Paredes do estômago;
· Pâncreas;
· Intestino delgado, especificamente nas glândulas anexas a ele.
Além de serem produzidas nesses órgãos, as enzimas podem ser adquiridas também por meio de uma alimentação saudável.
Para que elas servem?
Como já citamos anteriormente, essas enzimas servem para que o organismo faça a quebra das células presentes nos alimentos, ajudando assim diretamente no processo de digestão.
Portanto, todo tipo de alimento que entra no corpo, será naturalmente quebrado em outros minúsculos para que sejam, por fim, absorvidos pelo intestino.
Então, esse é um processo fundamental para os seres humanos, uma vez que só dessa forma o corpo é capaz de absorver e fazer uso da energia necessário para o metabolismo.
Logo, quanto a ação dessas enzimas, tudo depende de qual enzima estamos falando, pois cada uma funciona para determinado composto. Por esse motivo, os especialistas nomeiam a ação das enzimas digestivas de acordo com o substrato específico.
Por exemplo, a enzima que faz a quebra das proteínas é a responsável por esse substrato. Assim, nenhuma outra consegue fazer a quebra da proteína a não ser ela.
Inclusive, é por conta disso que pessoas que tem alguma dificuldade em digerir lactose podem fazer a ingestão de outras substâncias, já que o problema está especificamente naquele substrato específico.
Principais enzimas digestivas
Existem muitos tipos de enzimas que fazem a digestão, mas as principais são classificadas em:
Lipases – ajudam na digestão dos lipídios e fazem com que estes compostos se transformem em moléculas menores;
Protease – ajudam a quebrar as proteínas, que se transformam em aminoácidos;
Amilase – ajudam na quebra dos carboidratos e fazem com que eles sejam liberados como maltose e glicose.
Sintomas da falta de enzima
Caso o corpo não seja capaz de produzir as enzimas necessárias para que os alimentos sejam quebrados, é natural que ele apresente alguns sintomas de que algo não está funcionando adequadamente.
Logo, veja abaixo alguns dos sinais que podem estar relacionados a digestão lenta de alguns compostos em razão da falta de enzimas:
Inchaço no abdômen;
Mal cheiro nas fezes;
Diarreia;
Composição incomum nas fezes, como gorduras;
Gases.
Além desses sintomas, quando a pessoa se alimenta adequadamente, mas apresenta um emagrecimento sem justificativa clara, pode ser um sinal de que existem problemas enzimáticos.
Portanto, nestes casos, é fundamental que se busque a orientação médica para que o melhor tratamento seja direcionado.
O que causa a falta de enzima no corpo?
Há duas principais razões para a falta de enzimas digestivas no organismo:
1. Doenças que acometem os órgãos que são responsáveis por produzir as enzimas;
2. Falha genética na produção dessas enzimas.
A intolerância a lactose é um exemplo muito comum da falta de enzimas digestivas. Essa é uma doença causada em razão de uma falha na produção de lactase, a enzima responsável por fazer a digestão da lactose.
Essa lactose deve ser quebrada em glicose durante o processo de digestão. Porém, quando isso não acontece, o açúcar da lactose é absorvido e chega ao intestino para a excreção.
Logo, as bactérias presentes no intestino fermentam o açúcar e isso faz com que você apresente alguns sintomas, como febre, gases, dores no abdômen e diarreia.
Alimentos que tem maior concentração de enzimas
Como já falamos, além do próprio organismo que produz as enzimas, elas também podem ser encontradas em alguns alimentos, uma vez que existem aqueles com maior concentração dessas enzimas.
Sendo assim, confira abaixo quais são esses alimentos que devem fazer parte da sua dieta imediatamente:
Mamão;
Abacaxi;
Banana;
Mel;
Uva;
Kiwi.
Diante disso, fazer o consumo desses alimentos ricos em enzimas é uma forma de ajudar na melhor digestão. Aliás, a dica é ingeri-los antes das refeições.
Enzimas digestivas em cápsulas
Muitas vezes o organismo não é capaz de produzir a enzima, como acontece com a intolerância a lactose. Nessa situação, é preciso que a pessoa faça o consumo de enzimas digestivas em cápsulas, através da suplementação.
Essas cápsulas são produzidas através de enzimas de origem animal ou vegetal. Assim, devem ser consumidas antes das refeições e de acordo com a orientação do médico.
Conclusão
Aqui você entendeu o que são enzimas digestivas e os alimentos que têm maior concentração delas.
Então, o mais importante é realmente adotar uma alimentação adequada e natural, isso evita a necessidade de suplementação enzimática.
Contudo, caso apresente algum sintoma relacionado a falta de enzima, o indicado é buscar orientação médica para que o tratamento adequado seja recomendado.
Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.
Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.
Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.
O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.
Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.
Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.
Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:
Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.
Este blog é apenas informativo!
E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.
Comments