top of page

Consuma proteínas vegetais

Atualizado: 7 de fev. de 2023



Os suplementos de proteínas vegetais são utilizados principalmente por vegetarianos e veganos, pois são essas pessoas que normalmente seguem uma dieta livre, parcial ou total, de alimentos de origem animal.


Mas não apenas veganos e vegetarianos precisam suplementar proteína, a partir dos 35 anos já há uma diminuição gradual a perda óssea, e uma das formas de conter ou diminuir isso é aumentar a ingestão de proteínas.


Para se ter uma ideia, uma pessoa saudável de 35 anos precisa consumir em média 8% do seu peso em proteína, já uma pessoa acima de 60 anos pode chegar a ter que ingerir 20% do seu peso em proteína, ou seja mais que o dobro.


Ao contrário do que muitos possam imaginar, a proteína vegetal é acessível e pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais.


Apesar de existir muita desinformação sobre esse assunto, estudos têm mostrado que essas proteínas são tão eficientes quanto aquelas de origem animal.


Logo, é exatamente por isso que hoje vamos explicar do que se tratam essas proteínas e os principais tipos de suplementos de proteínas vegetais. Acompanhe!


O que são proteínas?

As proteínas são macromoléculas que se formam a partir da ligação de aminoácidos, que, por sua vez, podem ser essenciais ou não essenciais.


Os aminoácidos essenciais são aqueles que devem ser ingeridos através da dieta, uma vez que o organismo não é capaz de sintetizá-los. O aminoácido não essencial é aquele que o corpo é capaz de produzir.


Hoje existem mais de 100 mil proteínas compostas por 20 mil aminoácidos apenas. Como eles são blocos de construção das proteínas, graças aos aminoácidos que o organismo exerce uma série de funções, como o transporte de oxigênio até o fortalecimento do sistema imunológico.


Aqui vale citar que não é possível viver sem as proteínas, já que elas exercem funções necessárias, constituindo os órgãos e até ajudando na produção da massa muscular.


Portanto, sem o consumo das proteínas é feito um impedimento do funcionamento do organismo, o que pode gerar problemas sérios, como esgotamento físico, enfraquecimento do sistema imunológico e muito mais.


Proteínas vegetais

As plantas, que é a base de uma alimentação vegetariana e vegana, são capazes de fazer a sintetização dos aminoácidos essenciais. Logo, isso significa que é possível encontrá-los na natureza.


Ora, os aminoácidos essenciais encontrados em alimentos de origem animal foram adquiridos durante a alimentação desses animais, que também tem como base as plantas.


Dessa maneira, uma alimentação vegana e vegetariana, desde que seja balanceada, é capaz de garantir a quantidade de proteínas necessárias para uma boa qualidade de vida.


Tipos de suplementos de proteínas vegetais

As melhores fontes de proteínas vegetais são os cereais e as leguminosas. Por isso, os suplementos costumam utilizar desses ingredientes para serem preparados. Veja abaixo os principais tipos!


Grão de bico

O grão de bico é um conhecido dentro de uma alimentação vegana e vegetariana, pois ele é uma excelente fonte de proteína vegetal. Assim, o seu consumo tem uma boa digestibilidade, ajuda no controle do peso e é rico em triptofano, um aminoácido fundamental para o bom humor.


Ervilha

A ervilha também entra na lista dos suplementos de proteínas vegetais, pois ela fornece 9 gramas de nutrientes em apenas uma xícara.


Além disso, a ervilha tem uma série de vantagens, reduzindo a fome, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando a absorção do ferro.


Arroz

O arroz também é a base de muitos suplementos de proteínas vegetais, pois ele tem a quantidade certa para garantir a saúde e o bem-estar, reduzindo o apetite e ajudando até mesmo a reduzir os índices de colesterol.


Quinoa

A quinoa é uma ótima fonte de proteína vegetal e que tem magnésio, ferro, fósforo, vitamina E e fibras. Além de consumir em suplementos, a quinoa pode ser ingerida em flocos e farinha, substituindo até mesmo o arroz.

Por que consumir proteínas vegetais?

Como já citamos anteriormente, é fundamental que ao seguir uma alimentação vegetariana ou vegana você garanta a ingestão da quantidade correta da proteína vegetal.


Isso porque, as proteínas são fundamentais para o funcionamento do organismo e a ingestão delas está associada a baixa do colesterol, melhora da pressão sanguínea e muitas outras vantagens.


Sem contar que uma pesquisa norte americana do Nutrition Journal apontou que o suplemento proteico vegano é tão eficiente quanto aqueles de origem animal.


Portanto, os suplementos de proteínas de origem vegetal são ótimos para quem sofre com algum tipo de intolerância ou que tenha alergia APLV (alergia à proteína do leite de vaca).


Além disso, quem busca uma alimentação livre de colesterol e com baixo índice glicêmico, também se beneficia bastante da proteína vegetal.




Qual melhor suplemento de proteína vegetal?

Como visto aqui, os suplementos costumam ser feitos com grão de bico, ervilha, arroz e quinoa. Em alguns casos, o suplemento é produzido com um mix desses ingredientes.


Dessa forma, não existe aquele que é melhor, pois tudo depende do seu objetivo, bem como do seu organismo. Isso porque, pode ser que você consiga se adaptar melhor ao gosto de um, por exemplo, ou acabe preferindo outro que tenha uma maior concentração de aminoácidos.


Em geral, todos os suplementos são bons e ajudam na ingestão de proteína, trazendo vantagens como o aumento da massa muscular e recuperação dos músculos.


Obviamente que não há segredo no uso de suplementos de proteínas vegetais, eles são livres de serem consumidos e não apresentam risco a saúde.


No entanto, é sempre importante mencionar que o aconselhamento médico é sempre muito importante para que você consiga a quantidade certa das proteínas de origem vegetal. Além de tudo isso, existem outros benefícios da canela que valem a pena ser citados, como:


  • Atua contra infecções nas vias respiratórias;

  • Reduz o cansaço;

  • Combate o colesterol alto;

  • Previne o mau hálito;

  • Diminui a fadiga;

  • Ajuda a diminuir o fluxo menstrual e reduz as cólicas.

Quantidade recomendada

De forma geral, o aconselhado é o consumo de 30 gramas de proteína vegetal por dia. Contudo, esse valor depende de vários fatores, como gênero, idade e peso.


Em razão disso, é sempre o aconselhado a busca por uma orientação de um médico ou nutricionistas. Isso fará com que você tenha a recomendação personalizada e adequada da quantidade de proteína vegetal.


Conclusão

As proteínas vegetais são encontradas em vegetais e são responsáveis por formar os aminoácidos. Para adquiri-las, além de manter uma alimentação saudável, você pode apostar no consumo de suplementos.


Hoje eles são feitos com grão de bico, quinoa, ervilha e arroz. Basta escolher o suplemento adequado ao seu objetivo e começar o seu processo de suplementação para garantir mais saúde.

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




78 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
  • Qual é o horário de funcionamento?
    Horários de funcionamento da loja física: De segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h30 Aos sábados das 9h30 às 17h30 Fechado aos domingos e feriados.
  • Quais as medidas de segurança dos produtos a granel?
    Cumprimos todas as normas determinada pela Vigilância Sanitária de São Paulo: • Nossos produtos são armazenados em potes de acrílico, que são 100% esterilizáveis, não pegam cheiro, não deixam resíduos e mantem sempre os produtos frescos. • Não compramos em grandes quantidades, desta forma temos sempre produtos frescos. • Nossos fornecedores são homologados e possuem laudo técnico dos produtos. • A cada novo lote de produto, lavamos e esterilizamos os potes para novo abastecimento, não misturamos produtos velhos com produtos novos
  • Como funciona nosso delivery?
    Entregamos nossos produtos para todo o Brasil, você pode comprar pela nossa loja virtual www.loja.emporiomanjericao.com.br Produtos congelados e resfriados as entregas são realizados no mesmo dia. O prazo de entrega e o valor do frete varia de acordo com o endereço do cliente, ao comprar em nossa loja virtual você já fica sabendo quanto vai pagar e quando receberá. A feira orgânica são entregues apenas as quartas feiras, para mais informações envie um WhatsApp para 11 97052-5630. Não recebemos pedidos pelo WhatsApp e nem por telefone.
  • Quais são as formas de pagamento?
    Loja física e entrega de feira orgânica: dinheiro, Débito, Credito, Cartão Alimentação, Cartão Refeição. Loja virtual: deposito bancário, transferência, PIX, cartão de credito, cartão de debito e boleto. BANDEIRAS ACEITAS: Visa, Master, Elo, Hipercard, Sodexo, VR, Alelo, Bem Visa Vale, Verocard, GreenCard e Ticket Alimentação. 🚫Não aceitamos cartão TICKET REFEIÇÃO
  • Como funciona a feira orgânica?
    Recebemos produtos frescos todas as quartas-feiras, antes disso não sabemos as disponibilidades nem o que receberemos. Para ser informado do que chegou envie uma mensagem para nosso WhastApp 11 97052-5630 com a seguinte frase “QUERO RECEBER FEIRA ORGÂNICA”, desta forma você será informado dos itens disponíveis no dia. As entregas são feita até um raio de 5km do Empório Manjericão. O frete será informado no ato da compra. Você pode comprar de duas formas: 1. CESTAS ORGÂNICAS: onde você escolhe o que quer receber dentro de cada cesta de acordo com os itens disponíveis no dia. As cestas você compra pela nossa loja vitual www.loja.emporiomanjericao.com.br • Cesta P – contém 2 verduras e 2,5kg de frutas e legumes variados • Cesta M – contém 3 verduras e 3,0kg de frutas e legumes variados • Cesta G – contém 3 verduras e 3,5kg de frutas e legumes variados 2. AVULSO: neste caso você deve comprar em nossa loja física ou fazer o pedido pelo WhatsApp 11 9052-5630. NOSSA FEIRA ORGÂNICA TEM CERTIFICAÇÃO. Se ficou na dúvida nos envie m WhatsApp que enviamos o certificado.
bottom of page