top of page

Dicas para substituir a carne na alimentação


mesa de madeira com coentro e preparações de comidas veganas e vegetarianas

Dicas para substituir a carne na alimentação

Se você quer adotar uma dieta vegetariana ou vegana, então vai precisar substituir carne na alimentação, optando por outros produtos que tenham os componentes nutricionais que o seu corpo precisa.


Então, a boa notícia é que existem muitas opções de alimentos que podem entrar no lugar da carne no seu prato, inclusive são produtos saborosos e ao mesmo tempo nutritivos.


Portanto, é sobre esses produtos que vamos falar hoje, trazendo diversos exemplos de alimentos que você pode usar para substituir carne na alimentação. Acompanhe abaixo!

Deixar de comer carne pode ser vantajoso

Para muitas pessoas, a ideia de parar de consumir carne pode significar um grande sacrifício, seja por conta do sabor ou pelo medo de perder os nutrientes presentes nela.


Porém, como dito acima, existem alimentos de origem vegetal que, quando combinados de forma correta, também são altamente nutritivos.


O ideal de proteínas a serem consumidas no dia pelo ser humano é de 1 grama a 2 gramas por quilo corporal, esta necessidade pode variar de acordo com o perfil pessoal: idade, peso, sexo, nível de atividade física, entre outros fatores.


Então, vários produtos oferecem essa quantidade. Logo, você não vai sofrer com os problemas causados pela falta de valor proteico.


Além disso, existem muitos benefícios em deixar de comer carne, como:

  • Ajuda no emagrecimento;

  • Reduz o risco de câncer;

  • Controla e previne diabetes;

  • Promove o ganho de massa corporal;

  • Diminui o colesterol;

  • Aumenta a ingestão de alimentos funcionais.

Dicas para substituir carne na alimentação – Principais alimentos!

O maior desafio na hora de deixar de comer carne é a dificuldade de encontrar alimentos que possam substitui-la. Por isso, hoje fizemos uma seleção com alguns produtos que podem substituir a proteína animal. Veja!


Ervilha

A ervilha é uma leguminosa que pode ser usada para substituir a carne na alimentação. Isso porque, ela é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, além de apresentar um baixo teor de gordura.

Como se não bastasse tudo isso, a ervilha ainda tem ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Portanto, elas podem ser servidas de forma balanceada junto aos outros alimentos, além de ser uma excelente opção para compor hambúrgueres, por exemplo.


Feijão

O feijão faz parte da alimentação dos brasileiros e é capaz de fornecer 6 a 7 gramas de proteínas para cada 100 gramas de produto cozido, além de ter alta concentração de ferro, controlando assim problemas como a anemia, por exemplo.

Assim, fazendo o consumo do feijão no almoço e no jantar, você já consegue ingerir uma quantidade interessante de proteínas que necessárias.

Grão-de-bico

Usar o grão-de-bico é uma das dicas para substituir carne na alimentação. Com ele você consegue preparar:

  • Hambúrgueres;

  • Feijoada;

  • Saladas e muito mais.

Além disso, ele conta com quase 10 gramas de proteínas para cada 100 gramas de grão de bico cozido, trazendo muitas vantagens para o corpo, como o combate ao colesterol ruim, redução do risco de doenças do coração e da pressão arterial.


No grão-de-bico também é possível encontrar uma boa concentração de zinco, potássio e ferro, além de fibras.


Amêndoa

A amêndoa é outro alimento que se destaca por ter bastante proteína, com 21 gramas em uma porção de 100 gramas. Portanto, é uma ótima pedida para substituir a carne.


Além de ser saborosa, as amêndoas promovem aquela sensação de saciedade, reduzindo assim a fome de maneira impressionante e dando ao organismo gordura boa.


Sem contar que as amêndoas são capazes ainda de prevenir diabetes, ajudar na perda de peso e proteger o coração. Portanto, motivos não faltam para você incluí-la em uma alimentação vegetariana ou vegana.


Soja

Viu como existem muitas dicas de alimentos para substituir carne na alimentação e um dos mais famosos hoje também é a soja.


Em 100 gramas de soja, você tem mais de 30 gramas de proteína. Essa leguminosa ainda pode ser utilizada na preparação de hambúrgueres, almôndegas e muito mais.


Portanto, é um alimento muito versátil e rico em aminoácidos. Porém, não exagere no consumo de soja, o ideal é que ela seja ingerida de forma moderada para evitar problemas na tireoide.


Lentilha

A lentilha também é uma das dicas para substituir carne na alimentação. A cada 100 gramas de lentilha, você tem 9 gramas de proteínas. Logo, é um valor bem adequado.


Dentre os benefícios do consumo da lentilha temos:

  • Ajuda a prevenir anemia;

  • Reforça o sistema imunológico;

  • Contribui para o combate e controle do diabetes;

  • Promove a sensação de saciedade;

  • Regula a pressão arterial;

  • Protege os vasos sanguíneos e muito mais.


Tofu

O tofu é feito a partir do leite de soja coalhado e é um alimento que você pode utilizar para substituir o consumo da carne na sua dieta.


Por ter uma textura lisa e mais leve, ele pode ser adicionado nas refeições com facilidade.


É possível encontrar o tofu em uma versão defumada, por exemplo, que traz um sabor a mais para a sua alimentação, ótimo para agradar aqueles que têm o paladar mais exigente.


Além disso, como todos os alimentos vistos aqui, ele também tem as suas vantagens. Por exemplo, ele ajuda na circulação do sangue e contribui para as melhores funções musculares.


Brócolis

Os brócolis é um dos alimentos com maiores benefícios para o corpo, pois é rico em proteínas e tem alta concentração de vitaminas e fibras. Assim, ele regula o intestino e até fortalece a imunidade.


Também é uma ótima pedida para substituir a carne, pois é um alimento democrático, ou seja, costuma agradar todos os paladares, além de ficar bem em saladas, cozidos, grelhados e tantos outros pratos.

Aveia

Por fim, em 100 gramas de aveia você tem 14 gramas de proteínas. Por isso, é também um produto para substituir carne na alimentação.


Inclusive, vale mencionar que a aveia é conhecida por ser um alimento ótimo para a perda de peso. Outras vantagens também estão relacionadas a ela, como:


  • Controla o açúcar no sangue;

  • Melhora a digestão;

  • Reduz o colesterol ruim;

  • Ajuda na saúde do coração.


Conclusão

Ao seguir as dicas para substituir carne na alimentação, você vai perceber que a sua rotina alimentar pode ser deliciosa e nutritiva sem a presença de proteína de origem animal.





Gostou deste conteúdo? Compartilhe, curte, comenta, nos ajude a divulgar o melhor da alimentação natural.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.






43 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page