background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

  • John Soares

MEU FILHO (A) VIROU VEGETARIANO E AGORA?

Atualizado: Abr 28

Recebemos na loja muitas mães desesperadas porque seu filho (a) se tornou vegano ou vegetariano. Ficam agoniadas, não sabem o que prepararem nas refeições, acham que os filhos adoecerão e muitas acreditam que a única coisa que substitui a carne é a soja.

O avanço do mercado de produtos naturais mudou muito a vida das pessoas que decidem não consumir produtos de origem animal, hoje há muita informação e uma variedade imensa de alimentos próprios para este público. No Empório Manjericão temos mais de 300 produtos a granel, quase todos veganos.

A questão é o equilíbrio da alimentação, a proteína de origem animal deve ser substituída por outros alimentos de origem vegetal. Para quem é apenas vegetariano há opção de produtos como a albumina, ovos, leite e seus derivados, que são ricos em proteínas. Já para quem se tornou vegano e não consome nada de origem animal alimentos como grão de bico, soja, ervilha, lentilha, feijão e quinoa são ricos também em proteína vegetal.

A questão é que muitos jovens não gostam e nunca gostaram de verduras, legumes e frutas, que são fundamentais na alimentação de qualquer pessoa, independente se são veganos ou vegetarianos. Sendo assim estes jovens tendem a ter uma deficiência de nutrientes podendo ter baixa imunidade e desenvolver algumas doenças como, por exemplo, a anemia.



O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é 0,80g de proteína por peso para pessoas que não praticam atividades físicas, por exemplo, uma pessoa de 60 kilos precisa consumir por dia 48 gramas de proteína. Esta quantidade pode variar de acordo com a idade e perfil de cada pessoa. Veja alguns alimentos ricos em proteínas e que podem ser incluídos facilmente na alimentação:

  1. 1 xícara de leite = 8g de proteína

  2. um ovo cozido = 6g de proteína

  3. 1 xicara de ervilha = 5g de proteína

  4. 50g de amêndoa crua = 11g de proteína

  5. 1 xícara de lentilha = 16g de proteína

  6. 1 xícara de grão de bico = 15g de proteína

  7. 1 xícara de feijão preto = 15g de proteína

  8. 50g de semente de girassol = 10g de proteína.




Para tranquilidade das mamães, sugerimos alguns cuidados para quem com seu filho (a) que decidiu se tornar vegetariano ou vegano.

  1. Procure uma nutricionista, que possa orientar e indicar um cardápio equilibrado.

  2. Vá à um médico e peça exames de sangue, certifique-se de que está tudo bem com sua saúde.

  3. Busque informação, hoje há muitos blogs e associações que dão dicas importantes, apenas verifique se são sites confiáveis.

  4. Experimente novos sabores, teste suas habilidades na cozinha, talvez seja um bom momento para envolver toda a família em uma nova maneira de se alimentar.

  5. Aceite se não conseguir no começo fazer uma alimentação 100% vegana/vegetariana, talvez a mudança tenha que ser um processo mais lento e paciente.

E por fim, mães e pais, não se desesperem há muitas alternativas e produtos saudáveis para seus filhos. Há uma estimativa que daqui 30 anos 70% da população jovem será vegano ou vegetarianos, portanto, seu filho (a) só está antecipando uma tendência.



0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png

PERGUNTAS FREQUENTES

#demo.question.question1#


#demo.question.question1.answer1#




#demo.question.question2#


#demo.question.question2.answer1#

  1. #demo.question.question2.answer2#
  2. #demo.question.question2.answer3#
  3. #demo.question.question2.answer4#
  4. #demo.question.question2.answer5#




#demo.question.question3#


#demo.question.question3.answer0#

  1. #demo.question.question3.answer1#
  2. #demo.question.question3.answer2#
  3. #demo.question.question3.answer3#
  4. #demo.question.question3.answer4#
  5. #demo.question.question3.answer5#




#demo.question.question4#


#demo.question.question4.answer1#