top of page

O farelo de aveia para a saúde

Atualizado: 3 de jun. de 2021

O farelo de aveia é considerado um dos alimentos mais nutritivos para adicionar a sua dieta, trazendo uma série de benefícios para a saúde.

Isso porque, ele apresenta uma grande quantidade de fibras, o que acaba sendo vantajoso em diversos níveis, sendo um deles o processo de emagrecimento.

No entanto, ainda há muitas dúvidas referentes a este alimento, em especial porque existe uma confusão entre ele e a aveia, propriamente dita.

O farelo de aveia tem uma textura mais fina que a aveia, e mais grossa que a farinha de aveia, sendo intermediário entre os dois.

Importante, originalmente o farelo de aveia não possui glúten, o que pode ser bom para pessoas intolerantes a ele.

Sendo assim, para sanar as dúvidas, abaixo estão as principais informações que você precisa saber sobre o farelo de aveia.

pote com farelo de aveia e fundo de madeira

Farelo de aveia ajuda a emagrecer.


Mas afinal, o que é?

Ele consiste basicamente na camada externa do grão, removida no processo de refinamento.

Durante muito tempo ele não era usado, mas após diversos estudos e análises se concluiu que esse alimento apresenta diversos nutrientes fundamentais para a saúde e o bom funcionamento do corpo.

Como dito, a principal vantagem dele é em razão das fibras, que auxiliam no melhor funcionamento do intestino e na eliminação da gordura.

Além disso, existem outras propriedades nutricionais importantes, visto que ele é rico:

  1. Fósforo;

  2. Vitamina B1;

  3. Magnésio;

  4. Fibras;

  5. Zinco;

  6. Ferro;

  7. Proteínas, dentre outros.

Qual a diferença entre farelo, farinha e flocos de aveia?

O farelo, como dito, é feito através do grão da aveia, exatamente onde se encontra a fibra beta-glucana.

Por sua vez, a farinha da aveia é desenvolvida a partir da moagem interna do grão, logo há um descarte das fibras que estão presentes na casca, mantendo os carboidratos, os minerais e proteínas.

Assim, a farinha de aveia é muito recomendada para substituir a farinha de trigo na preparação de tortas, bolos e pães, por exemplo.

Para finalizar, os flocos de aveia são feitos através dos grãos da aveia inteiros, que são prensados até atingirem o formato achatado.

Benefícios do farelo de aveia para a saúde

Existem uma série de motivos para você incluir hoje mesmo o farelo de aveia na sua alimentação. Então, confira agora mesmo os benefícios que ele traz para a saúde.

Regula o intestino

É claro que esse benefício não poderia ficar de fora: o farelo da aveia é capaz de regularizar o intestino, pois estimulam a flora intestinal.

Quando há um mau funcionamento da flora intestinal, isso prejudica não apenas o sistema digestivo, mas também o sistema imunológico, que acaba se tornando mais fragilizado.

Um estudo feito pelo Imperial College concluiu que o consumo regular de fibras diminui em 10% o risco de câncer colo retal.

fundo de madeira com vario potes de cerâmica contendo aveia, ovos inteiros e bloco de receitas

o farelo de aveia pode ser usados em receitas para bolos e pães


Fortalece a imunidade

O farelo da aveia é conhecido por ser rico em vitamina C e sais minerais, o que beneficia fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, ele apresenta ácidos graxos (gorduras boas) que impedem os microrganismos ruins presentes no intestino de invadir a corrente de sangue.

Sem contar que as fibras beta-glucanas presentes no farelo também ajudam o sistema imunológico, fazendo com que ele reaja de modo adequado as infecções acarretadas por bactérias.

Ajuda no emagrecimento

Fonte de fibras e com poucas calorias, o farelo é um verdadeiro aliado do processo de emagrecimento, podendo ser adicionado na sua alimentação e ajudar assim no funcionamento adequado do intestino.

Todavia, apesar dessa vantagem, os efeitos do farelo não são milagrosos, logo é preciso que se adote uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos para se ter resultados.

Protege coração

Vários estudos mostram que uma alimentação rica em fibras é vantajosa não apenas para o emagrecimento, mas também para a proteção do coração.

Portanto, o farelo de aveia é capaz de proteger o coração, pois diminuem o colesterol ruim e ajuda na produção do colesterol bom.

Ajuda a prevenir diabetes

Por retardarem a absorção de nutrientes, as fibras presentes no farelo, de modo automático, fazem com que a glicose também seja absorvida de maneira lenta pelo corpo.

Logo, com menos glicose no sangue, o pâncreas naturalmente passa a produzir menos insulina.

Assim sendo, isso é vantajoso porque evita que os órgãos fiquem resistentes a insulina, que é a principal razão para o surgimento do diabetes do tipo 2.

Estimula o cérebro

As vitaminas do complexo B (em especial a B1) ajudam a melhorar o funcionamento o sistema nervoso, agindo particularmente os neurônios.

Então, estas vitaminas auxiliam o organismo no metabolismo do oxigênio e da glicose, que são importantes e conhecidos combustível para o cérebro.

Traz mais saciedade

As fibras beta-glucanas, que estão presentes em grandes quantidades no farelo de aveia, fazem com o que o organismo absorva os nutrientes de modo mais lento.

Dessa maneira, isso faz com que a pessoa se sinta saciada por um longo tempo. Logo, isso contribui para o consumo exagerado e sem necessidade de determinados alimentos calóricos e gordurosos.

fundo azul com potes de vidro co aveia

sempre guarde seus cereais em vidros, eles conservam melhor os pradutos.


Como consumir?

A boa notícia é que incluir o farelo da aveia na sua alimentação é muito simples, pois se trata de um alimento bastante versátil.

Logo, ele pode acompanhar iogurtes e frutas, além de ser um ingrediente interessante para vitaminas e sucos, por exemplo.

Existem pessoas que fazem uso desse produto até mesmo na preparação de receitas, como salgados, bolos e tortas.

Todavia, é importante fazer o consumo adequado, não ultrapassando a quantidade de 3 colheres por dia, que equivale a 30 gramas.

No mais, é muito importante que você inclua bastante água na sua alimentação também.

uma vez que o consumo de fibras sem uma excelente hidratação pode trazer problemas de prisão de ventre e constipação.

Por esse motivo, o indicado pelos especializadas é fazer o consumo de cerca de 2 litros de água por dia.

Conclusão

Você já sabe o quanto o farelo de aveia para a saúde é importante, visto que ele traz uma série de benefícios e vantagens impressionantes, não é mesmo?

Dessa maneira, passe a inclui-lo na sua alimentação, respeitando a quantidade recomendada e ingerindo água nas dosagens corretas, assim você obtém tudo que há de melhor deste alimento.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo.

Em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

17 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page