background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

  • Manjericão

O que são aminoácidos?



Você sabe o que são aminoácidos? A realidade é que eles se fazem presente na rotina das pessoas, mas muitas não se dão conta do que eles são e a da importância dos mesmos.


Entretanto, compreender o conceito dos aminoácidos, bem como as suas vantagens e benefícios, é essencial para você manter uma alimentação saudável e, como resultado, uma melhor saúde.


Então, a fim de sanar todas as dúvidas e trazer informações, abaixo você via conferir todas as informações mais importantes referentes aos aminoácidos. Confira agora mesmo!


O que são aminoácidos?


Em suma, os aminoácidos consistem em compostos que exercem papéis essenciais dentro do organismo, contribuindo para a melhora do humor, melhor desempenho físico e até mesmo ajudando no crescimento da massa muscular.


Hoje são catalogados cerca de 20 aminoácidos que são fundamentais para o funcionamento correto do corpo humano, pois eles exercem funções importantes, dentre elas é interessante citar a reparação dos tecidos, bem como a formação dos mesmos, por exemplo.


Além disso, os aminoácidos são divididos em dois grupos, que são eles:

1. Essenciais;

2. Não essenciais.


Aminoácidos essenciais

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não é capaz de produzir de maneira autônoma, ou seja, sozinho.


Logo, eles são encontrados na natureza, através dos alimentos que devem ser ingeridos, assim eles devem ser obtidos por meio da dieta.


Neste caso, são eles:

· Triptofano;

· Valina;

· Fenilalanina;

· Treonina;

· Lisina;

· Leucina;

· Metionina;

· Isoleucina.


Portanto, neste artigo o foco serão os aminoácidos essenciais, pois eles devem ser obtidos através da alimentação.


Aminoácido não essenciais

Em contrapartida, os aminoácidos não essenciais se trata daqueles que o próprio organismo é capaz de sintetizar, portanto, raramente é necessário sumplementa-los.


Neste caso, são eles:

· Alanina;

· Arginina;

· Asparagina;

· Ácido aspártico;

· Ácido glutâmico;

· Cisteína;

· Glutamina;

· Glicina;

· Prolina;

· Serina;

· Tirosina;

· Histidina.




Para que servem os aminoácidos?

Agora que você sabe o que são aminoácidos e conhece também a classificação deles, entre essenciais e não essenciais, aqui você vai conferir para que eles servem.


Como visto acima, há vários, por isso é importante falar daqueles que são mais cruciais. Veja!


· Fenilalanina – este aminoácido desempenha a função de estruturar as proteínas e enzimas no desenvolvimento de outros aminoácidos;

· Valina – este aminoácido, por sua vez, contribui para o crescimento e regeneração muscular, estando envolvido ativamente na produção da energia;

· Treonina – este aminoácido tem como responsabilidade principal ajudar no metabolismo da gordura e na função imunológica;

· Triptofano – este aminoácido contribui para a manutenção e proteção da serotonina, neurotransmissor responsável por regular o sono, humor e apetite;

· Metionina – este aminoácido é necessário para o crescimento de tecidos e para a absorção de selênio e zinco, minerais que são essenciais para a saúde;

· Leucina – este aminoácido também ajuda a regular os níveis de açúcar, contribuindo para a melhor cicatrização das feridas;

· Isoleucina – este aminoácido é essencial para a imunidade, além de ajudar na produção de hemoglobina e regular a energia;

· Histidina – este aminoácido contribui para a manutenção da barreira que protege as células;

· Lisina – este aminoácido também ajuda na produção de energia e tem como função imunológica e ajuda na produção de colágeno.


Apesar destes aminoácidos essenciais serem encontrados em abundância nos alimentos, fazer a suplementação adequada deles se torna importante também para uma melhora na saúde.


Benefícios dos aminoácidos essenciais


Agora é o momento de conferir os principais benefícios que você tem ao fazer o consumo adequado de aminoácidos, seja por meio de uma dieta equilibrada ou através dos suplementos. Entenda!


Ajuda a melhorar o humor e o sono

Alguns aminoácidos são fundamentais para a produção da serotonina, uma substância que trabalha na regularização do humor, do sono e do comportamento.


Afinal de contas, os baixos níveis de serotonina estão relacionados diretamente a uma série de problemas, como transtornos de humor e até ansiedade.


Melhora o desempenho das atividades físicas

A melhora do humor e do sono não é apenas um dos benefícios dos aminoácidos, há também a melhora no desempenho das atividades físicas.


A razão é simples: alguns aminoácidos essenciais são ótimos para acabar com a fadiga e melhorar a performance, estimulando diretamente a recuperação da musculatura após as atividades físicas.


Neste cenário específico, o ideal é que se faça o consumo de suplementos para a obtenção da melhor performance nos exercícios físicos, sempre com orientação de um nutricionista.


Previne a perda muscular

A perda muscular tende a acontecer geralmente em momentos em que se necessitam de repouso por vários períodos.


Contudo, até nisso os aminoácidos essenciais são importantes, pois eles ajudam na manutenção da síntese da proteína muscular, evitando a perda da musculatura.


Contribui para o emagrecimento

Os benefícios não param por aí, os aminoácidos também contribuem para o emagrecimento saudável.

Isto é facilmente explicado por que o seu consumo é capaz de diminuir de forma significativa a gordura corporal, em especial quando comparado a proteína do soro ou qualquer outra bebida esportiva.


Sem contar com muitos outros benefícios, como:

· Contribuem para o controle do açúcar no sangue;

· Ajudam na melhor absorção do cálcio;

· Aliviam o estresse;

· Possibilitam a melhor cicatrização, elasticidade e rejuvenescimento da pele;

· Possuem funções anti-inflamatórias e antioxidantes.


O que são aminoácidos você já sabe, mas você sabe onde eles são encontrados? Bom, abaixo você vai conferir a lista de alguns alimentos que contém estes aminoácidos essenciais, são eles:

· Chia;

· Carnes de origem animal, aqui fala-se no peixe também;

· Soja;

· Ovos;

· Frutos do mar;

· Quinoa.


Além dos alimentos, como já dito anteriormente, tomar doses concentradas de aminoácidos em suplementos é uma forma de conseguir mais saúde também.



Conclusão

Você já tem todas as informações do que são aminoácidos e agora já entende a importância deles para a sua vida.

Como já visto, eles devem estar presentes na sua rotina para garantir mais saúde, já que uma série de vantagens estão associadas a eles.

Então, adote uma alimentação equilibrada e recorra também aos suplementos, pois eles ajudam bastante a você atingir a quantidade necessária de aminoácidos que o seu corpo necessita.


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




49 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png