O que são aromas idênticos aos naturais?

Certamente ao ler um rotulo de produto já nos deparamos com a seguinte frase: aromas idênticos ao natural, correto?

Mas o que é mesmo isso? Se é idêntico não é natural, concorda? É uma imitação.

Vamos entender neste post se estes aromas idênticos aos naturais são ou não saudáveis.

Esses aromas são sintéticos e produzidos na indústria com o objetivo de intensificar o perfume de um determinado alimento de forma que ele seja mais atrativo e consumido em maior quantidade.

No processo de produção, muitas vezes o aroma natural se perde, então é acrescentado o um artificial com o objetivo de “revitalizar” o aroma daquela comida.

Ou seja, provavelmente dar uma enganadinha no seu cérebro, já que comemos primeiro com os olhos e depois com o olfato. Então se o alimento for feio, mas o cheiro está divino como resultado comemos sem pensar.

Aromas também podem ser utilizados no disfarce de odores, por exemplo, a essência de baunilha é comumente solicitada em receitas de bolos para mascarar o cheiro dos ovos.

Existem no mercado mais de 30 tipos de aromas artificiais idênticos aos naturais, tem de mel, café, morango, abacaxi, limão, fumaça, canela, coco, laranja, bacon, entre outros. Certamente você conhece alguns e nem imaginava que não eram de verdade.

Os aromas sintéticos, que vem escrito nos rótulos na forma de idênticos ao natural, são feitos através de moléculas produzidas em laboratórios muito próximas as naturais, são produzidas em larga escala, industrializada e vendida desde em supermercados como nas grandes indústrias alimentícias.

Não há uma legislação que controle a quantidade de aromas que pode conter um produto, mas também não há pesquisas que indiquem que podem fazer mal a saúde, porém, há casos relatados de pessoas que desenvolvem alergias a comidas que possuem este tipo de produto, principalmente dermatite e asma. Além disso temos notado aqui no Empório Manjericão uma crescente busca por produtos sem conservantes e aromatizantes por solicitação de um médico ou nutricionista.

Temos falado muito em nossos posts sobre a importância de ler rótulos e o abandono de comidas industrializadas, muitas vezes estamos sendo “enganados” ao consumir determinado alimento acreditando que ele seja natural.

Natural mesmo é o alimento que se compra na feira. É insubstituível o perfume de uma mexerica sendo descascada ou de um abacaxi cortado. São estes alimentos que devemos consumir em maior quantidade se quisermos viver por mais tempo com saúde, disposição e autonomia.

Fica a dica, leia rótulos, dispense as imitações e cuide da sua saúde.

Leia também em nosso blog:

Cuidados ao comprar produto a granel

Apreenda a ler rótulos

Como usar Farinha de coco

Receitas de repelente natural

insônia, saiba como melhorar com a alimentação

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


0 visualização
SIGA
  • face.png
  • insta.png
  • g+.png
  • youtube.png
Loja Parque São Domingos:

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, 758

Parque São Domingos - SP - Brasil

11 2506-9343 - whatsApp 11 97052-5630

Seg – Sex 09h30 - 19h30

Sab  09h30 - 17h30

 
 

contato@emporiomanjericao.com.br

 

 

 

© Empório Manjericão

  • email.png