top of page

Os benefícios do consumo de alimentos orgânicos

Atualizado: 15 de mar.


mesa de madeira com coentro e preparações de comidas veganas e vegetarianas

Muitos são os benefícios do consumo de alimentos orgânicos, não é à toa que nos últimos anos a busca por eles tem crescido de forma impressionante.


Segundo a Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, houve um aumento de mais de 30% no consumo de produtos orgânicos no Brasil, movimentando mais de R$ 5,7 bilhões.


Mas quais os benefícios na ingestão dos alimentos orgânicos? Abaixo listamos os principais. Confira agora mesmo!


Muitos são os benefícios do consumo de alimentos orgânicos, não é à toa que nos últimos anos a busca por eles tem crescido de forma impressionante.


Segundo a Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, houve um aumento de mais de 30% no consumo de produtos orgânicos no Brasil, movimentando mais de R$ 5,7 bilhões.


Mas quais os benefícios na ingestão dos alimentos orgânicos? Abaixo listamos os principais. Confira agora mesmo!

Alimentos orgânicos são mais frescos

Como dito anteriormente, os alimentos orgânicos são colhidos quando estão maduros, o que se traduz em produtos mais frescos e saborosos do que aqueles que são cultivados com pesticidas.


Sem contar que muitos alimentos orgânicos são cultivados localmente, o que reduz o tempo entre a colheita e o consumo.


Portanto, essa prática ajuda a manter a frescura dos alimentos, uma vez que eles não precisam ser transportados por longas distâncias antes de chegarem às prateleiras dos supermercados.


Logo, é possível ter uma série de vantagens no consumo dos alimentos frescos, como:

·        Menos riscos de contaminação;

·        Sem aditivos ou conservantes;

·        Mais sabor.


Benefícios do consumo de alimentos orgânicos: Menos alergias

Então, os alimentos orgânicos causam menos alergias principalmente devido à redução na exposição a resíduos de pesticidas e produtos químicos sintéticos.


Ora, quando se cultivam alimentos orgânicos, evita-se o uso de pesticidas sintéticos, herbicidas e fertilizantes químicos.


Assim, como resultado, esses alimentos têm menos resíduos químicos em sua composição.


Desse modo, a ingestão de alimentos orgânicos diminui o risco de sensibilização a substâncias químicas presentes em pesticidas e fertilizantes, que são frequentemente associados a reações alérgicas.


Além disso, os alimentos orgânicos geralmente são produzidos em sistemas que enfatizam práticas de cultivo mais naturais e sustentáveis, o que contribui para a preservação da qualidade nutricional dos alimentos.


Diante de tudo isso, acaba reduzindo o potencial desencadeamento de alergias relacionadas a processos industriais ou modificações genéticas.


Portanto, ao optar por alimentos orgânicos, é possível minimizar a exposição a alergênicos potenciais, resultando em menor incidência de alergias alimentares.


Sendo assim, quem tem problemas com alergias, vale incluir alimentos orgânicos na alimentação!



Alimentos menos processados

Um dos grandes benefícios do consumo de alimentos orgânicos diz respeito ao processamento. Como você já deve imaginar, eles são bem menos processados.


Afinal de contas, esses produtos são oriundos de práticas agrícolas que priorizam a produção sustentável e a minimização de intervenções químicas.


Então, é possível usufruir de uma série de vantagens ao optar por alimentos orgânicos, principalmente porque eles são menos processados. Veja alguns desses benefícios:

·        Redução no consumo de sódio;

·        Menor teor de açúcar;

·        Redução no risco de doenças cardíacas;

·        Melhora a saúde do sistema imunológico e muito mais.


Benefícios do consumo de alimentos orgânicos: Não interfere na saúde hormonal

Os pesticidas sintéticos usados em alimentos convencionais podem conter substâncias que imitam hormônios naturais do corpo, conhecidos como desreguladores endócrinos.


Então, eles podem interferir no funcionamento adequado do sistema endócrino e afetar os níveis hormonais.


Além disso, estudos indicam que a exposição a resíduos de pesticidas em alimentos convencionais pode estar associada a problemas de saúde, como distúrbios hormonais.


Em contrapartida, os alimentos orgânicos não trazem esse problema. Por isso, muitos estudos argumentam que o consumo deles é vantajoso para a saúde hormonal.


Mais cuidado com o meio ambiente

Aqueles que buscam cultivar alimentos orgânicos devem cumprir uma série de regulamentações que enfatizam a sustentabilidade.


Então, essas diretrizes promovem uma produção que é harmoniosa com o meio ambiente, enfatizando o uso responsável da água, a adoção de fontes de energia renovável e a redução da poluição.


Sem contar que a agricultura orgânica também fomenta a diversidade de espécies vegetais e animais, o que resulta em melhorias significativas na qualidade do solo.


Portanto, os alimentos orgânicos não apenas beneficiam a saúde individual, mas também desempenham um papel fundamental na promoção da saúde do nosso planeta como um todo.


Como saber se um alimento é orgânico?

Agora que você já conhece todos os benefícios do consumo de alimentos orgânicos, veja como identificá-los:


·        Rótulo de Certificação Orgânica: Procure por selos de certificação orgânica em produtos alimentícios. Os selos mais comuns incluem "Orgânico” ou “Produto Orgânico”. Aqui no Brasil os produtos orgânicos contam com o selo "SISORG”;


·        Leia o rótulo: Leia atentamente o rótulo do produto em busca de palavras como "orgânico," "sem pesticidas," "livre de produtos químicos," entre outras indicações que sugerem que o produto é orgânico;


·        Lista de ingredientes: Analise a lista de ingredientes. Geralmente, alimentos orgânicos têm ingredientes mais simples e naturais, sem a presença de aditivos químicos ou ingredientes não orgânicos.



Produtos não orgânicos com mais pesticidas

Fique longe destes produtos, eles são de longe os que tem mais uso de agrotóxicos por serem muito sensíveis a pragas.

·        Morango

·        Tomate

·        Pimentão

·        Milho

·        Soja

·        Salsão

·        Batata

·        Maça

 

 


Conclusão

Estes são apenas alguns dos benefícios do consumo de alimentos orgânicos. Optar por eles é uma forma de você investir na sua saúde e é uma maneira de cuidar do meio ambiente.




Gostou deste conteúdo? Compartilhe, curte, comenta, nos ajude a divulgar o melhor da alimentação natural.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.


Temos um podcast "vida saudável em debate" entrevistamos médicos e profissionais da saúde, levando o melhor da alimentação saudável para uma vida mais longeva. Clique aqui e conheça nosso podcast.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.






24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page